Em sua terceira geração, marca apresenta ampla gama de versões do modelo em três motorizações diferentes

Totalmente renovado e construído sobre nova plataforma modular, o S60 será o primeiro sedã híbrido plug-in do segmento premium, com 407 hp de potência

Design esportivo, conectividade intuitiva e recursos de segurança de última geração tornam o novo modelo um dos mais inovadores da categoria

Único sedã premium a oferecer de série controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de direção (Pilot Assist) em todas as versões

Revisão com preço fixo até 150 mil km já está definida para o novo modelo

O novo Volvo S60 é apresentado na cidade de Santiago, no Chile. Este é o primeiro evento regional desde o anúncio da nova estrutura de Latam Hub, que está sob o comando de Luis Rezende, e contempla os mercados de Brasil, México e mais 18 países da América Latina e Caribe.

A partir desta organização, a marca busca adquirir maiores sinergias, crescimento expressivo e harmonização de portfólio de produtos que atenda a todas as demandas da região.

Produzido na mais recente unidade industrial da fabricante sueca em Charleston (Carolina do Sul), nos Estados Unidos, a nova geração do S60 desembarca em setembro nas 36 concessionárias da marca no Brasil.

Com o Novo S60, a Volvo retorna definitivamente para o segmento de sedãs premium com uma proposta inovadora: design esportivo e sedutor, ampla gama de motorização – que reforça sua estratégia na eletrificação – e equipamentos de série mais completos entre os concorrentes. O novo modelo disputará uma das categorias mais importantes do mercado, com vendas em torno dos 11 mil veículos ao ano. De acordo com Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head de América Latina, “o S60 trará novos clientes para a marca, que irá aumentar ainda mais seu crescimento, hoje bastante relevante e bem acima do mercado nacional: 28% nos sete primeiros meses do ano comparado ao mesmo período de 2018”.

Códigos de estilo inconfundíveis

O veículo foi totalmente renovado e agora é produzido sobre a moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos modelos das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60).

A versatilidade da plataforma SPA destaca o design de caráter esportivo do sedã, que está mais longo (+12,6 cm), mais baixo (-5,3 cm) e com distância entre os eixos maior (+9,6 cm) comparado ao seu antecessor, garantindo proporções inéditas e ainda mais conforto aos passageiros.

O conjunto ótico com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor – confere ao modelo uma personalidade forte e expressiva. Os faróis Full LED têm o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorporam quatro funções.

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

S60: uma nova referência em seu segmento

A plataforma modular SPA permitiu também reunir em um só automóvel recursos ainda mais avançados de dirigibilidade e conectividade, que colocam o renovado S60 em um patamar superior em seu segmento.

O modelo foi projetado para proporcionar ao consumidor a experiência mais prazerosa de direção a bordo de um sedã premium. Para isso, o veículo chega equipado com ampla oferta de motorizações, sempre amparado por controle dinâmico de estabilidade e de tração nas quatro versões designadas para o Brasil: T4 Momentum (190 hp), T5 Inscription (254 hp) e as híbridas plug-in T8 R-Design e Polestar.

No caso das híbridas plug-in, o modelo combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, desempenho que faz o veículo atingir do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

O controle do S60 por meio de diferentes modos de condução proporciona ao condutor distintas sensações ao volante. Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar facilmente entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção:

  • Eco: privilegia economia de combustível;
    • Comfort: prioriza suavidade no uso diário;
    • Dynamic: para uma condução mais esportiva;
    • Individual: customiza a configuração.

As versões híbridas plug-in T8 (R-Design e Polestar) contam com outros quatro modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

  • PURE: condução econômica para uso urbano
    Este modo prioriza o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas;
  • HYBRID: uso cotidiano
    É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível;
  • POWER: condução esportiva
    O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva;
  • AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica.

O veículo vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

Combinando com harmonia eficiência e baixo nível de emissão de poluentes, o S60 é equipado com a transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.

Com um dos melhores chassis do mundo, o controle excepcional do S60 é garantido pela suspensão dianteira de duplo braço triangular, enquanto a traseira possui a inovadora configuração “integral link”, que garante ótimo equilíbrio e compromisso entre conforto e dinamismo.

A oferta de serviços de conectividade também vai além. O interior minimalista oferece ao motorista apenas os controles necessários. A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, principal forma de controlar navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva. O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Última palavra em tecnologia de segurança

O sedã esportivo é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva. Repleto de novas tecnologias, o modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, é um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.

O City Safety conta também com um assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisã. Nestes casos, o City Safety irá auxiliar neste movimento de desvio tornando a manobra mais eficaz.

O S60 também disponibiliza como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Além desses equipamentos, o novo sedã conta com sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.

Em uma oferta inédita no segmento, o modelo oferece como equipamento de série desde a configuração de entrada controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h. Assim, o motorista pode realizar uma condução mais relaxada e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.

Revisão com preço fixo

A exemplo do restante da linha Volvo, o S60 também conta com plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios. Com a chegada da terceira geração ao país, a marca estende esses serviços para 150 mil kms de sua gama. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas, conforme tabela a seguir:

10 mil km* 20 mil km ou 1 ano** 30 mil km* 40 mil km

ou 2 anos**

50 mil km* 60 mil km

ou 3 anos**

150 mil km
R$ 999 R$ 1.949 R$ 999 R$ 2.499 R$ 999 R$ 3.699 R$ 999

*Trocas de óleo intermediárias entre as revisões periódicas, que deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. **Revisões periódicas que deverão ser feitas por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro.

Garantia estendida até quatro anos

A fabricante sueca avança na política de serviços de pós-venda ao oferecer, além da garantia contratual de fábrica por dois anos, garantia estendida tanto para o novo sedã como também ao restante da gama. O cliente pode adquirir, por exemplo, um plano de cobertura adicional de 12 meses por R$ 2.965 ou 24 meses por R$ 5.645, sem limite de quilometragem, para o S60. O Volvo on Call está incluso no pacote e o plano é extensivo a veículos com período de garantia vigente.

Preços:

S60 T4 Momentum – R$ 195.950
S60 T5 Inscription – R$ 229.950
S60 T8 R-Design – R$ 269.950

Sobre a Volvo Cars no Brasil

A fabricante sueca de carros premium é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas do mundo. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte de veículos reconhecidos pelo luxo, inovação, tecnologia e segurança, vive forte momento de crescimento. Depois de aumentar suas vendas no Brasil em 96% no ano passado comparado a 2017 (6.836 unidades), mantém em 2019 ritmo acelerado de expansão. Entre janeiro e julho, comercializou 4.189 automóveis, um crescimento de 27,9% em relação ao mesmo período de 2018. O destaque vem da linha completa de utilitários esportivos, formada pelo XC90, XC60 e XC40. A marca espera fechar 2019 com mais de 8 mil carros vendidos.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.