Após as adaptações iniciais, o novo modelo já foi adotado em diversos segmentos e não é mais exclusividade das lideranças, por isso, a especialista da Luandre dá dicas para facilitar a adaptação de estagiários e jovens profissionais ao trabalho remoto

Se antes era restrito a poucos cargos de confiança, hoje o trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diversos níveis nas empresas. Isso porque, durante a pandemia, ele foi a opção adotada para reduzir os impactos causados pela crise sanitária global e acabou sendo adotado por muitas companhias, após o período mais grave.

Para Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, a adesão ao home office desmistificou a crença de que não haveria produtividade nesse modelo. “Além disso, as empresas tiveram tempo hábil para estruturar processos que fizessem a gestão de colaboradores no teletrabalho funcionar de forma mais efetiva do que há dois anos”, diz.

Com esse novo cenário em mente, Gabriela dá dicas para os gestores que estão contratando profissionais que já iniciam as atividades em sistema remoto. Confira:

Forneça orientações básicas

Para minimizar confusões sobre as atribuições do cargo, é importante passar as principais orientações para o profissional. “Durante o período de introdução do colaborador na empresa, faça com que ele tenha acesso a todos os treinamentos e responsabilidades para que fique claro o papel dele dentro da companhia”, afirma Gabriela.

Indique as principais ferramentas

No home office, é interessante que o gestor também auxilie o profissional a entender o modus operandi do sistema da empresa. “Cada uma tem uma estrutura tecnológica, que pode ser um tanto complexa para aqueles que estão em seu primeiro emprego, por isso, indicar em detalhes como realizar o trabalho diário cumpre um papel fundamental”, diz Gabriela.

Estar acessível

Os novos profissionais costumam ter muitas dúvidas, principalmente sobre como desempenhar melhor sua função. “É papel do gestor ser acessível para esclarecer as questões ou informar a quem o colaborador pode recorrer”, comenta Gabriela.

Além disso, a empresa pode agendar bate-papos regulares de alinhamento para demonstrar seu interesse no desenvolvimento do profissional e para que ele não se sinta desmotivado ou desamparado.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2021, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria “Temporários e Efetivos”. Em 2021, a Luandre foi eleita pelo 4º ano consecutivo Melhor Fornecedor para RH na categoria trabalho efetivo e temporário do Prêmio Melhores Fornecedores RH – Gestão RH.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 14 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

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