Para quem quer se prevenir dos sinais do tempo, ir além hidratação e fotoproteção são etapas básicas da sua rotina skincare, mas acredite: você pode ir além

Se a sua rotina de cuidados com a pele é baseada em hidratação e fotoproteção, parabéns, você está fazendo a lição de casa. Mas é possível ir além disso para ter resultados mais satisfatórios nos cuidados com a pele – e até dar um chega-pra-lá nas primeiras linhas de expressão e rugas. “Realmente os primeiros sinais de danos causados pelo sol, de forma geral, aparecem aos 30 anos principalmente com manchas e linhas, já que as habilidades reparadoras da pele começam a enfraquecer. Mas é importante lembrar que essas mudanças são, na verdade, reflexo do comportamento passado, com a exposição da pele a agentes como radiação e poluição”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Hoje, a maioria das prescrições dermatológicas trazem um ‘upgrade’ na fórmula e levam em consideração a presença de antioxidantes e agentes anti-inflamatórios, que vão proteger e reparar a pele contra os danos ambientais”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Antioxidantes e peptídeos — De acordo com a Dra. Thais, isso acontece porque o protetor solar não é um bloco completo. “Raios UV ainda penetram, por isso é bom usar algo antes do filtro para neutralizar os radicais livres que são liberados”, sugere a especialista.

A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que as vitaminas e os antioxidantes, presentes nas formulações, fazem com que o dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo, quando só o fotoprotetor não consegue proteger adequadamente a pele. A farmacêutica nomeia Alistin, OTZ 10, e as Vitaminas C e E como os principais antioxidantes que vão ajudar o protetor na função de barreira contra os danos ambientais.

Além disso, segundo a Dra. Claudia, os Fatores de Crescimento e os peptídeos podem ser adicionados à formulação para estímulo de colágeno de boa qualidade, atuação de reparo tecidual, ação cicatrizante, preenchedora, controle de pigmentação. “Enfim, dentre muitos tipos de peptídeos, eles formam uma categoria indispensável para potencializar o rejuvenescimento da pele”, afirma a Dra. Claudia, acrescentando a necessidade de usar os peptídeos na forma vetorizada, já que conferem rápida absorção: “Quando biomiméticos, simulam as proteínas naturais e atuam rapidamente na pele. Eles têm ação mais importante quando vetorizados e encapsulados em sistemas próprios para resultados mais significativos”, completa. Mika indica EvenSkin A3, uma associação de peptídeos que tem a função de diminuir a formação de manchas e também a glicação (açúcar se liga no colágeno), uniformizando o tom da pele.

Ácidos e retinóides — Os retinóides são padrão ouro em rejuvenescimento domiciliar, mas use se sua pele apresenta algum tipo de fotoenvelhecimento e somente com recomendação médica. Já os ácidos esfoliantes melhoram a renovação celular: “Alfa-hidroxiácidos como glicólico, málico ou mandélico são excelentes opções para esfoliar e promover hidratação à pele, que ganha mais luminosidade”, explica a Dra. Thais.

Hidratação e fotoproteção continuam — Apesar do upgrade com substâncias que têm grande efeito rejuvenescedor, a hidratação e a fotoproteção não devem ser esquecidas. “Independentemente da estação do ano, a hidratação é fundamental para ajudar a formar a boa membrana hidrolipídica (filme de gordura e água natural que protege a pele)”, conta a Dra. Claudia Marçal. No caso do filtro solar, seu uso é indispensável porque os raios UV causam efeitos maléficos e provocam oxidação celular, câncer de pele e envelhecimento fotoadquirido, ligado à formação precoce de rugas, manchas, mudança na textura, angiogênese (formação de novos vasos) e flacidez.

Conheça abaixo produtos que vão dar um ‘upgrade’ no seu nécessaire:

*Prev-Aging Mask HD, da Pharmapele (www.pharmapele.com.br), é um pó-brase rejuvenescedor com FPS 50 que reduz a oleosidade e o brilho, apresentando toque seco e sedoso. Formulado com microesferas de Ácido Hialurônico, a base promove o preenchimento da pele, conferindo hidratação intensa e efeito tensor visível na hora.

*USK Advanced Defense Booster, da Under Skin (www.underskin.com.br), além de oferecer a hidratação prolongada por 24 horas horas, possui um peptídeo com ação antioxidante e que também reverte a glicação, impedindo os malefícios do açúcar na pele.

*Clear Peel, da Buona Vita (www.buonavita.com.br), traz um composto vegetal de alfa-hidroxiácidos e ácido glicólico a 10% para promover forte renovação celular. O produto ajuda a promover luminosidade na pele.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.