Atividade inédita promove acampamento em meio à Mata Atlântica e caminhadas pelas trilhas da maior floresta urbana do País; inscrições já estão abertas

Quem deseja estar imerso à natureza e em um dos cenários mais deslumbrantes de São Paulo já pode começar a planejar uma aventura no interior da Mata Atlântica. Para viver esse momento de profunda conexão com o meio ambiente, paulistas e turistas poderão acampar na maior floresta urbana nativa do Brasil. A experiência será oferecida no Parque Estadual da Cantareira, administrado pela Urbia, que oferece aos visitantes a 1ª edição da Expedição Cantareira, entre os dias 14 e 16 de fevereiro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site Ingresse. Os pacotes são completos e incluem barracas, lanche e caminhadas com guias profissionais.

A jornada terá início no Centro de Visitantes do Parque Horto Florestal, vizinho à Cantareira, onde os participantes farão o check-in, participarão de uma conversa educativa sobre a história dos dois parques, além de receber orientações gerais sobre a expedição. De lá, seguem o caminho que chegará ao Centro de Visitantes da Trilha da Pedra Grande, onde ocorrerá a primeira parada da noite para descanso, hidratação e reposição das energias. Em seguida, o grupo continuará a expedição com uma caminhada educativa até o Lago das Carpas, no núcleo Águas Claras. Durante o percurso, os participantes poderão observar as espécies de fauna e flora nativa da Mata Atlântica e já começam a ter uma dimensão da vista da Pedra Grande, que será admirada na manhã seguinte.

É no Lago das Carpas que os participantes irão acampar. Cercados pela tranquilidade e energia revigorante da natureza encontrarão um lanche especialmente preparado para os aventureiros. A programação noturna contará, ainda, com atividades culturais como a contação de lendas folclóricas e a observação de astros e estrelas guiada por especialista, uma oportunidade única para contemplar o céu longe das luzes da cidade.

No dia seguinte, os aventureiros irão acordar cedo, antes do raiar do dia, e realizar uma caminhada até o mirante da Pedra Grande, um dos pontos mais emblemáticos da cidade de São Paulo, para contemplar o nascer do sol. Momento que promete ser inesquecível, celebrando a beleza da natureza e avistando ao fundo a cidade que tem a maior população da América Latina. Um café da manhã será servido à parte, no Café da Pedra, proporcionando um encerramento perfeito para essa experiência transformadora. A descida até o ponto inicial da expedição dura aproximadamente uma hora.

Com trilhas de intensidade moderada e uma distância total de 4,5 quilômetros percorridos por dia, a Expedição Cantareira é perfeita para todo o público: dos iniciantes aos mais experientes que podem adquirir pacotes para dois grupos, o primeiro começando na sexta-feira (14/05) à noite e finalizando no sábado (15/02) ao meio-dia. O segundo grupo inicia a caminhada no final da tarde de sábado (15/02) e finaliza na manhã de domingo (16/02).

Para garantir conforto e segurança de todos os participantes, é obrigatória a utilização de calçados fechados, como tênis ou botas de caminhada e é recomendável o uso de calças e agasalhos para proteger de possíveis variações de temperatura. A Urbia também recomenda que os participantes levem lanternas, além de garrafas de água para se manterem hidratados durante toda a atividade. Protetor solar, bonés ou chapéus também são fundamentais.

O investimento para viver toda essa experiência é de R$ 350,00 por pessoa, o que garante a acomodação em barracas modernas e equipadas. Cada barraca deverá ter no mínimo duas pessoas e poderá receber no máximo quatro integrantes. Os participantes da Expedição Cantareira poderão identificar seus acompanhantes de barraca no formulário indicado no link da inscrição. Também estão incluídos no valor o acompanhamento de guias e o lanche da noite. A programação completa e demais informações estão no site da Urbia.

Conheça o Parque da Cantareira

Inaugurado em 1962, o Parque da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo, situada em uma região metropolitana. Todo o complexo abriga os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica. Em 1994, foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO. Reúne uma exuberante fauna com 388 classes de vertebrados e 478 de invertebrados, além de flora com espécies de cabuçus, jequitibás, juçaras, cedros, xaxins e bromélias. Há, também, outras ameaçadas de extinção como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás. Tudo isso, faz com que o Parque da Cantareira seja considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo.

A primeira área de visitação aberta ao público no parque, em 1989, foi a da Pedra Grande, uma rocha de granito que se tornou um mirante natural com aproximadamente 1.010 metros de altitude, que possibilita a vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo.

SERVIÇO

1ª edição da Expedição Cantareira

Data: 14 a 16/02/2025

Local: Parque Estadual da Cantareira (ponto de encontro no Parque Horto Florestal)

Inscrições: R$350 por pessoa pelo site Ingresse.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

Para mais informações, acesse:Site | Instagram | Facebook | Linkedin

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.