Nono andar no prédio Bunkyo terá nova área dedicada à história da comunidade nipo-brasileira a partir dos anos 50 até os dias atuais
Museu ainda conta com andares dedicados à história da nação japonesa, à vinda dos primeiros imigrantes ao Brasil, à sua evolução e à chegada de empresas nipônicas ao Brasil
A partir de hoje, 22 de junho, o Museu Histórico da Imigração Japonesa inaugura uma nova área de exposição no nono andar do prédio Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Dedicado a contar a história da comunidade nipo-brasileira a partir dos anos 50, o espaço contou com o patrocínio da Toyota do Brasil e outras empresas de origem japonesa que atuam no País para a realização de toda a reforma, modernização e adequação do local.
O novo espaço conta com um acervo inédito de exposição de armaduras de heróis pop vindas diretamente do Japão, como as do Jaspion, Jiraya e Ultraman; uma enorme tela sensível ao toque que projeta toda a linha do tempo do anime no Brasil, desde o Astro Boy, passando por Dragon Ball e Naruto; além de itens de cosplays e mangás como forma de ligar os jovens à cultura japonesa.
Prevista para ser concluída até o final de junho, mês em que se comemora os 114 anos da imigração japonesa, a reforma também contempla a instalação de uma cafeteria para trazer conveniência e conforto durante a visitação.
Revitalização do Museu
O Museu ocupa o 7º, 8º e 9º andares do prédio do Bunkyo. Ao todo, são aproximadamente 1.500 m².
No 7º andar é possível visitar passagens importantes do início da imigração, como uma réplica do navio Kasato-Maru, que trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes contratados para trabalhar em fazendas de café, em 1908, bem como uma reprodução da cabana do imigrante.
O 8º andar retrata a vida dos japoneses a partir dos anos 30, quando a comunidade japonesa começa a viver uma nova fase de desenvolvimento no Brasil com a introdução de novas espécies de produção agrícola, o surgimento da agricultura integrada, a evolução do movimento de cooperativismo, os primeiros passos para a vida na metrópole, o início das atividades no comércio e na indústria, a retomada da imigração e a chegada de empresas japonesas ao País.
Patrocínio Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil, engajada em diversas ações que buscam incentivar a cultura, preservação histórica e a valorização das pessoas, foi uma das principais patrocinadoras da revitalização do Prédio Bunkyo, que teve início em 2018. A iniciativa, feita via Lei Rouanet, tem como premissa básica fomentar a cultura no País.
“O Museu tem papel importante na preservação e disseminação de uma das culturas historicamente mais importantes no desenvolvimento do Brasil. A revitalização reafirma essa preocupação, que também é nossa, com a certeza de que muitos terão oportunidade de conhecer mais sobre esta história, num espaço lindo, receptivo e moderno como este inaugurado”, finaliza Viviane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe.
Serviço
Museu Histórico da Imigração Japonesa
Endereço: Rua São Joaquim, 321 – Bairro Liberdade – São Paulo (SP)
Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h
Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico
A Toyota Motor Corporation trabalha para desenvolver e fabricar produtos de alta qualidade, seguros e inovadores, além de serviços que criem felicidade, ao oferecer mobilidade para todos. Acreditamos que a verdadeira conquista vem ao suportar nossos clientes, parceiros, colaboradores e as comunidades onde estamos inseridos. Desde a nossa fundação, em 1937, aplicamos nossos “Princípios” na busca de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e segura. Hoje, ao nos transformar em uma empresa de mobilidade que desenvolve tecnologias conectadas, automatizadas, compartilhadas e eletrificadas, nos mantemos fiéis aos nossos “Princípios”, e também a muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para contribuir com um mundo melhor, onde todos são livres para se locomover.
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade, por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e também por ser uma boa cidadã corporativa. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: www.toyota-global.com e www.toyota.com.br.