Da mudança completa com mudança de estruturas à completa limpeza e hidratação, refletindo em uma pele esplêndida, aqui estão as tendências mais empolgantes
Com a chegada das estações mais frias, inicia-se a temporada preferida dos adeptos aos cuidados de beleza nas clínicas. Com isso, os consultórios dermatológicos e de cirurgia plástica começam a encher. Afinal, quem não quer chegar ao próximo verão de cara nova? Para ajudar quem ainda está em dúvida sobre quais são os melhores procedimentos para repaginar a face, listamos as principais tendências faciais em procedimentos e explicou como cada uma delas funciona. Confira:
Lifting: Também conhecido como ritidoplastia, o lifting facial é a técnica que pode ser realizada no terço superior, médio ou inferior da face, reposicionando tecidos como ligamentos, musculatura e pele, para tratar flacidez de grau moderado ou grave, o que ameniza rugas e vincos e recupera os contornos faciais. O objetivo é deixar o rosto com aspecto mais descansado, saudável e o mais natural possível, sem parecer que foi operado. “Feito sob anestesia, o procedimento, que pode durar de 3 a 6 horas, é realizado a partir de incisões que vão ser feitas de acordo com o tipo de lifting ideal para cada paciente. E como os pacientes não querem que ninguém note que eles foram submetidos a um lifting facial, as cicatrizes são posicionadas de forma que fiquem perceptíveis. e os resultados naturais”, afirma a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No pós-operatório o tempo de internação é de aproximadamente 24 horas, podendo ser maior dependendo da necessidade do paciente, e há um período de inchaço que tende a melhorar após uma semana do procedimento, quando os resultados ficam visíveis. Durante esse período é recomendado que o paciente não faça esforços físicos e evite a exposição solar.
Surgical Profile Definition 3D: Trata-se da união de técnicas de cirurgia plástica, que traz um efeito poderoso para redefinir o perfil e a harmonia facial, por meio da rinoplastia (cirurgia do nariz), mentoplastia de avanço (aumento do queixo) e lipoescultura (preenchimento com gordura e lipoaspiração de papada). “A relação do nariz com o queixo é fundamental para a harmonia facial e a cirurgia plástica é o melhor meio para melhorar o contorno e o perfil de maneira definitiva”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “A necessidade do procedimento é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil”, diz o médico. De acordo com o médico, muitas pessoas acreditam que possuem o nariz grande demais, mas é necessário também, além da rinoplastia, projetar mais o queixo. “Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir a percepção do tamanho do nariz”, ressalta o especialista. Nesses casos, apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com sua face. E, para ter efeito também na harmonia facial, o Surgical Profile Definition 3D conta com a lipoescultura, um procedimento que usa gordura do próprio corpo para dar volume nas áreas deficitárias, melhorar a qualidade da pele, e lipoaspirar a gordura na papada. “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, em média, apenas 40% do material tende a ser reabsorvido pelo organismo devido ao processo de envelhecimento. Ela também é rica em células-tronco, que melhoram a qualidade da pele, ao mesmo tempo que rejuvenesce”, explica o médico.
Transferência de gordura (Lipoenxertia): A lipoenxertia envolve dois métodos: a lipoaspiração e o tratamento da gordura retirada para aplicação injetável. A técnica também é chamada de transferência de gordura, justamente por envolver a retirada de tecido adiposo de uma parte do corpo e a redistribuição para outra. “Pense em uma transferência de gordura como o procedimento ‘Robin Hood’ do mundo cosmético, roubando áreas ricas em gordura de nossos corpos para dar às pobres. Simplificando, a gordura é removida por lipoaspiração de áreas onde não é desejada e, em seguida, tratada e ‘colhida’ para ser usada para esculpir áreas que podem ter deficiência de volume”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Através de pequenas agulhas, injetamos a gordura no local desejado, em um procedimento que é feito, quando necessário, sob anestesia local, sendo assim livre de dor ou desconforto”, explica. “Mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico. Rosto, seios, glúteos, mãos e coxas são áreas mais comumente injetadas com gordura para rejuvenescimento ou para adicionar volume. “No geral, os enxertos de gordura facial tendem a ter uma taxa de aceitação mais alta do que as transferências feitas no corpo”, diz o médico.
Volumização sem agulhas: O modo de volumização do Pro Collagen, um laser da Plataforma Solon, faz com que o laser seja entregue com uma duração de pulso muito lenta, conferindo mais volume para preencher os lábios e pequenas rugas. “O laser aquece sem queimar, a temperatura em tecidos mais profundos chega a 60ºC, ocorrendo uma desnaturação do colágeno. A partir daí, há a formação de novo colágeno cicatricial, que é mais forte, no local. Então é possível melhorar o aspecto dos lábios e as ruguinhas ao redor”, afirma a Dra. Ana Paula Urzedo, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Perdemos volume com a idade por diversos motivos e o laser de volumização melhora o volume dos lábios e preenche rugas. Na verdade, o laser e o preenchedor injetável podem ser associados em sessões diferentes com resultados muito bons”, acrescenta a médica. Em média, três sessões são necessárias.
Hidrodermoabrasão: A melhor pele da sua vida: um tecido cutâneo extremamente limpo e hidratado. Isso é o que promove a tecnologia HydraFacial. “Baseado no conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo, o procedimento HydraFacial é uma experiência única, feita com um equipamento de hidrodermoabrasão, que é realizado em (pelo menos) 30 minutos, com (pelo menos) 3 etapas, suficientes para conferir a melhor pele da sua vida. O equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder. Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave”, afirma a dermatologista Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Recomenda-se a realização de sessões mensais ou conforme orientação do seu especialista para ajudar a manter os resultados e continuar a promover a restauração natural – e saúde – da pele.
FONTES:
*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance
*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez
*HYDRAFACIAL: Sediada nos Estados Unidos com atuação em 87 países ao redor do mundo, HydraFacial é uma marca de equipamentos estéticos presente no mercado internacional há 24 anos. Recém-chegada ao Brasil, HydraFacial tem por objetivo entregar soluções de cuidados com a pele para todos, sendo precursora em um conceito de tratamento, totalmente indolor, que consiste não somente em tornar a pele mais bonita, mas também mais saudável. A marca trouxe com exclusividade ao Brasil a tecnologia HydraFacial, que permite a hiperpersonalização de todo o tratamento para atender às necessidades específicas de cada pele, com resultados eficazes. Instagram: @hydrafacialbrasil