Demonizada como tempero, iguaria pode ter bons efeitos se aplicada topicamente na pele
Você já deve ter ouvido maus bocados sobre o sal como tempero, que você deve reduzir seu consumo e evitar produtos com muito sódio agregado. “Uma consequência do alto consumo de sal é que, para compensar esse excesso, nosso corpo retém mais água – o que colabora para o inchaço, deixando a pele mais desidratada e cansada”, afirma a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Mas essa iguaria pode não ser tão maléfica assim se for aplicada na pele. Pelo menos é o que muitos influenciadores americanos têm feito, enquanto marcas coreanas de cuidados com a pele também têm investido no tempero da mesa. A médica explica abaixo quais as ações tópicas do sal na pele:
Esfoliação Maior – Para o corpo, o sal é muito parecido com o açúcar como um ótimo esfoliante natural. No caso da pele facial, ele ajuda a ‘soltar’ a pele morta para ajudar na luminosidade. “O sal pode deixar a pele visivelmente mais lisa e melhorar a textura ao longo do tempo”, diz a dermatologista. Mas é preciso ser cauteloso na hora de esfregar a iguaria no rosto, uma vez que cada partícula pode causar pequenas abrasões na pele se for aplicada de maneira exagerada ou muito forte.
Limpeza Profunda – Ao contrário do açúcar, o sal tem uma ligeira vantagem devido às suas propriedades antimicrobianas e, por isso, é muitas vezes adicionado aos limpadores. “O sal tem propriedades absorventes e é, portanto, um bom ingrediente para procurar se você deseja aliviar o congestionamento em seus poros”, explica.
Controle de oleosidade – Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.
Hidratante Impressionante – Quando bem adicionado em produtos, o sal pode dar à pele hidratação e nutrição. “Minerais, como cálcio, magnésio e potássio [no sal], ajudam a hidratar e firmar a pele”, explica.
Mas, antes de se arriscar colocando o sal de cozinha na pele, sempre lembre de consultar um dermatologista, pois sua pele talvez nem precise dele. “E muitos produtos outros podem ser mais efetivos”, finaliza a médica.
Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br