Com a proximidade da movimentada temporada de viagens de verão, a rede global de viagens de luxo Virtuoso® revela que as famílias têm viajado pelo mundo buscando estreitar laços familiares e criar memórias duradouras
A edição 2018 do Virtuoso Luxe Report, reconhecido como um balizador de tendências da indústria, ouviu seus consultores de viagens afiliados a fim de determinar os principais destinos e empreendimentos que afetam as viagens em família. As viagens inter-geracionais continuam sendo a principal tendência do ano no Luxe Report, seguida pelas viagens com a família imediata. Além disso, viagens para se conectar à família é uma das experiências obrigatórias para 2018.
Geração Z: A iGeração está chegando com força
Formada por jovens nascidos entre a década de 1990 e meados de 2010, atualmente com idades entre 3 e 23 anos, a Geração Z é o maior grupo etário nos EUA, representando mais de 25% da população, segundo dados da revista Forbes. De acordo com a Fundação da Câmara de Comércio dos EUA, a Geração Z tem um poder de compra de US$ 43 bilhões e influencia US$ 600 bilhões em gastos familiares. Trata-se de um grupo com grande familiaridade com tecnologia e, apesar da pouca idade, tem grande influência sobre as decisões de viagens das famílias – dados reportados por 90% dos consultores ouvidos.
As 5 principais maneiras que a Geração Z influencia as viagens em família
- Deseja experiências ativas
- Se envolvem com os planejamentos de viagens
- Influencia as opções de viagens de outras pessoas por meio do “boca a boca”, pelas redes sociais e reviews
- Buscam destinos incomuns
- Buscam por destinos e experiências com apelo visual para redes sociais
Análise Virtuoso: os representantes da Geração Z buscam experiências autênticas e únicas, como aventuras que só podem ser realizadas em um destino específico. Eles já conhecem grande parte do mundo e, portanto, viajam com uma mentalidade global. Como nativos digitais, suas ações e decisões são influenciadas por colegas nas mídias sociais e também pelo apelo visual de destinos e atividades para o compartilhamento online.
As 10 principais tendências para viagens em família
- Estadias em resorts litorâneos 6. Cruzeiros marítimos
- Viagens ativas ou de aventura 7. Imersão cultural
- Viagens de comemoração 8. Viagens com caráter educacional
- Viagens mãe/filha e pai/filho 9. Cruzeiros fluviais
- Tours (guiados ou privados) 10. Artigos exclusivo (casa de campo, ilha, jato, iate)
Análise Virtuoso: as viagens para o litoral subiram da segunda posição em 2017 para o primeiro lugar nas tendências de viagem para 2018 – mas não se tratam de viagens espontâneas, com pouco ou nenhum planejamento de itinerário e atividades: viajantes têm buscado resorts litorâneos com atividades para entreter toda a família. As viagens de aventura são a segunda principal tendência, tanto para famílias quanto para turistas em geral, mantendo o recente boom neste nicho. Com um ritmo de vida acelerado, viajar é a maneira perfeita de reunir entes queridos para comemorar uma data especial ou para estreitar os laços entre pais/mães e filhos/filhas. Já os cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais, estão em alta como a viagem ideal para família, graças à sua conveniência, ótimo custo-benefício e à disponibilidade de atividades para todas as faixas etárias. Hoje, as famílias encaram viagens como uma importante ferramenta para aprimorar a educação, proporcionando imersão em diferentes culturas, vivenciando o aprendizado de forma empírica e formando “cidadãos globais”.
Os 10 principais destinos para viagens em família
- Itália 6. República Dominicana
- México 7. África do Sul
- Orlando (Flórida) 8. Inglaterra
- Havaí 9. Canadá
- Costa Rica 10. França
Análise Virtuoso: o apelo da Itália para viagens em família segue firme e o país figura no topo da categoria pelo nono ano consecutivo. E embora a Europa ainda encante os turistas, com Inglaterra e França no top 10 dos destinos de viagem, as famílias têm buscado se aventurar no mundo todo. Destinos de clima quente, como México, Havaí e República Dominicana, atraem viajantes que buscam relaxar; Orlando, com seus parques temáticos e clima favorável, continua popular, subindo um lugar na lista em relação a 2017. Já as famílias aventureiras estão viajando para destinos como a Costa Rica e a África do Sul, enquanto o Canadá, com sua diversidade de experiências urbanas e naturais, atende a todos os gostos – além de ótimos valores, considerando o valor inferior do dólar canadense em relação ao dólar americano e ao euro.
Os 10 principais destinos “incomuns” para viagens em família
- Islândia
- Ilhas Galápagos
- Cuba
- Antártida
- Botsuana/Mongólia (empatados)
- Japão
- Emirados Árabes Unidos
- Egito
- Ruanda
- Croácia
Análise Virtuoso: movidas pela busca da Geração Z por experiências em novos destinos, as famílias estão indo além dos locais já conhecidos. O desejo por experiências autênticas está presente em diversos destinos fora do circuito convencional – seja o apelo das belezas intocadas da Islândia (destino mais procurado na lista do ano passado) e da Antártida, a vida silvestre das Ilhas Galápagos ou a cultura de Cuba. Uma vez que já exploraram a América do Norte e a Europa, atualmente as famílias mais experientes em viagens têm focado suas buscas em destinos da Ásia e da África. Este ano, Botsuana, Mongólia, Emirados Árabes Unidos e Egito entram para a lista de destinos “incomuns” mais procurados para viagens em família.
Para compor o Luxe Report 2018, foram ouvidos Consultores de agências de viagens Virtuoso na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Caribe, Europa, África e Oriente Médio, que forneceram informações sobre as principais tendências para o ano. No site da Virtuoso (virtuoso.com.br) é possível acessar uma lista com todos os Consultores especialistas em planejar viagens em família.
Sobre o Virtuoso
O Virtuoso® é a principal rede internacional de agências de viagens especializada em viagens e experiências de luxo. A organização conta com mais de 1.000 agências de viagens parcerias e 17.500 consultores de viagens de elite, em mais de 45 países na América do Norte, América Latina, Caribe, Europa, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio, e usa uma rede de relacionamento com 1.700 dos melhores hotéis, resorts, cruzeiros, companhias aéreas, empresas de turismo e destinos de primeira linha, para oferecer comodidades exclusivas, experiências raras e acesso privilegiado a seus clientes de alto padrão. Mais de US $ 23,7 bilhões em vendas anuais de viagens fazem do Virtuoso uma potência na indústria de viagens de luxo. Para mais informações, acesse www.virtuoso.com.