Arquiteto modifica espaço, antes sem identidade, e entrega projeto com a cara do morador

Reformado para abrigar um jovem universitário, o studio de 40m², localizado no bairro do Paraíso, em São Paulo, recebeu o projeto assinado pelo arquiteto Glaucio Gonçalves. O pedido dos clientes, pais do morador, foi de que o studio ganhasse funcionalidade, tivesse a cara do estudante e conseguisse receber o casal em visitas esporádicas.

No começo do projeto, algumas cores foram escolhidas como base para dar continuidade e coerência para os espaços. Os móveis brincam com a mistura de azul e a madeira em tom claro, distribuídas de formas diferentes na cozinha, sala, quarto e sacada.

Por se tratar de um imóvel novo, o piso e acabamentos feitos pela construtora foram mantidos e a porta de vidro da sacada permaneceu intacta. “Foi um pedido dos clientes que se mantivesse a separação da sacada, mas conseguimos dar a amplitude necessária, já que o chão possui a mesma tonalidade”, explica Glaucio Gonçalves, arquiteto responsável pelo projeto.

O toque jovem veio em detalhes pontuais, como uma parede de cimento queimado e uma estante conceitual que entrega privacidade ao quarto e permite que a TV, presa em uma placa rotativa, possa ser utilizada tanto no espaço de descanso como na sala e cozinha. “É muito importante saber combinar soluções inteligentes em espaços pequenos, sempre pensando na funcionalidade do móvel e na utilização real dos moradores”, relata Glaucio.

A cozinha manteve a bancada original, adicionando um cooktop de duas bocas e um forno/micro-ondas que atende às necessidades da cozinha. Já a sala de estar, possui um sofá-cama para atender às visitas, como os pais do estudante, e uma mesa de estudos ao lado da estante, para dar apoio aos dispositivos tecnológicos, como impressora e modem.

No quarto, o arquiteto optou por um armário em L e portas com espelho para dar amplitude ao local. A cama de casal possui uma cabeceira que relembra as cores utilizadas em todo o apartamento e um nicho embutido no guarda-roupa que dá praticidade ao morador.

Já no terraço, a porta de correr se manteve e na área, fizeram um espaço com a lava e seca e um tanque esculpido que acompanham a linha do armário da cozinha e cria linearidade. No canto, é possível observar uma bancada alta com rodinhas, que pode ser utilizada do jeito que preferirem. “Nós também colocamos uma mesa redonda com quatro lugares e um banco baú que, além de fazer a função de espaço para guardar coisas, agrega mais um local que acomoda pessoas”, explica o arquiteto.

E, para finalizar, como a estrutura não permitia a mudança de interruptores e tomadas, os eletrodutos fazem duas funções no apartamento, o de decoração e de extensão da rede elétrica. “Os dutos à mostra são o toque final e moderno do studio. Quando não conseguimos fazer uma mudança escondida, precisamos agregar a estrutura no projeto e ficou superbacana”, completa.

Sobre Glaucio Gonçalves – Atuando há mais de 20 anos no mercado é arquiteto, pós-graduado em Administração de Empresas para engenheiros e arquitetos pela FAAP. Especialista em projetos de Studios e micro apartamentos e idealizador do curso online Cai pra Dentro. Com espírito empreendedor, em 2007 fundou o EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura, que deu origem, em 2014, ao escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design (www.glauciogoncalves.com). Em 2015, foi premiado como personalidade do ano – destaque arquitetura e design – pela Associação Brasileira de Liderança.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.