Inspirado no estilo Art Déco nos anos 20, o azul-marinho sofisticado e calmante combina com acabamentos luxuosos
Sherwin-Williams, maior fabricante de tintas do mundo, elegeu a Naval SW 6244, como cor do mês. Além de ser destaque de janeiro, o azul-marinho foi escolhido pela equipe global de cores e design da empresa para representar 2020, como a Cor do Ano. O tom azul é rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia, ajudando a começar o ano com mais tranquilidade e sobriedade para conquistar planos e metas. Naval é o ponto de encontro do glamour existente no Art Déco e da serenidade que encontramos em um estúdio de ioga, combinando o desejo contemporâneo de cuidar de nós mesmos.
“O uso da cor no design de interiores está mudando. Não se trata mais apenas da estética de um espaço, mas de como você se sente nele,” disse Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams. “As pessoas querem se sentir seguras e inspiradas na buscar do seu bem-estar mental, físico e emocional. Naval é uma reminiscência do céu noturno, onde há séculos as pessoas se guiavam para obter orientação, admiravam e contemplavam como uma poesia e como um lembrete para viver de maneira mais consciente,” complementa Fecci.
Com inspiração no apogeu do estilo Art Déco nos anos 20, Naval combina bem com acabamentos luxuosos, como mármore e metais diversos, e ajuda a destacar itens de design requintado. As pessoas estão adotando uma decoração de personalidade, e Naval é o novo neutro acessível que permite a conexão de todos os nossos desejos.
Olhando para o futuro, porém com uma presença já estabelecida na natureza há muito tempo, a cor Naval tem uma intensidade que lembra o azul do céu noturno e do mar profundo. Essa influência náutica a torna adequada para uso com tecidos naturais e decoração de inspiração costeira, que está cada vez mais popular. “A próxima década aponta para cores mais ousadas. Este ano, vimos o retorno dos anos 70 e, no próximo ano, acreditamos que a energia vibrante e o design luxuoso dos speakeasies retornará. Naval une o desejo de cores elegantes e inspiradoras com nossa vontade de relaxar e desconectar. Nos próximos 10 anos, continuaremos a nos afastar dos neutros onipresentes e o design parecerá mais pessoal novamente” explica Patrícia Fecci, especialista em cor e tintas, Vice-presidente da Procor e membro Color Marketing Group.
Criando um oásis em casa
Um neutro versátil, Naval não se rotula apenas com um estilo de design. Do Boho ao tradicional, do litoral ao contemporâneo, o Naval pode ficar em segundo plano ou desempenhar um papel de protagonista. Um quarto pintado com Naval cria um espaço confortante que incorpora repouso e tranquilidade na casa.
“Utilize o Naval com materiais naturais, como couro, vegetação e tapetes de fibras orgânicas, para criar um oásis de tranquilidade em sua casa. Os móveis e a decoração podem ser misturados em camadas para brincar com volumes e sombras, ou mesmo produzir uma aparência minimalista. O tom de ouro polido como Palha de Babaçu SW 9026 e verdes biofílicos como Azeitona Madura SW 6209 complementam a riqueza do Naval, enquanto neutros claros como Bola de Neve SW 7004 e Toque de Areia SW 9085 compõem uma paleta de cores mais tradicional e permitem que Naval se destaque,” recomenda Fecci.
Propriedade atemporal em ambientes comerciais
Para arquitetos, designers e outros profissionais, a criação de um espaço no qual as pessoas se sintam bem em viver e trabalhar é uma prioridade, e Naval se enquadra perfeitamente para essas situações. Por si só, Naval cria uma sensação de profundidade, que traz atenção e calma para espaços de convivência como escritórios, quartos de hotel e restaurantes.
“Naval pode facilmente entrar no clima que você deseja criar, seja trazendo energia para um restaurante ou serenidade em um quarto de hotel. É uma cor extremamente versátil que estará nos holofotes e atrairá nossa atenção nos próximos anos, ” explica Patrícia Fecci, especialista em cor e tintas, Vice-presidente da Procor e membro Color Marketing Group.
Sobre a Cor do Ano Sherwin-Williams
Liderada pela diretora de marketing de cores, Sue Wadden, a equipe global de cores e design da Sherwin-Williams viaja pelo mundo para pesquisar e identificar as principais tendências que influenciam a maneira como interagimos com as cores. A partir dessas descobertas, a equipe transforma temas emergentes na previsão anual do Colormix e na Cor do ano. A cor de 2020, Naval SW 6244, marca o 10º ano consecutivo em que Sherwin-Williams nomeou uma cor oficial do ano.
“Nos últimos 10 anos, vimos a cor caminhar de tons frios em direção a tons de neutros mais calorosos, passando pelos terrosos e agora estamos de volta ao popular azul. Na próxima década, as combinações chave incluirão cada vez mais as cores presentes na natureza, inspirações em pedras e recursos naturais, materiais sustentáveis, além do preto, branco e azul marinho para um visual atemporal” finaliza Fecci.