Um estudo inédito demonstrou que a semaglutida reduz significativamente o risco de eventos graves de doença renal, desfechos cardiovasculares e mortalidade por todas as causas em pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica.1 O estudo, apresentado hoje no 61º Congresso da ERA, abrirá caminho para novas estratégias de tratamento e oferecerá esperança a milhões de pacientes em todo o mundo

 O estudo FLOW (Avaliação da Função Renal com Semaglutida uma vez por semana) é um ensaio internacional, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, composto por 3.533 pacientes, com um período de acompanhamento mediano de 3.4 anos. O ensaio foi projetado para avaliar a eficácia e segurança da semaglutida, um agonista do receptor de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) administrado por via subcutânea uma vez por semana, na prevenção de desfechos renais graves, especificamente insuficiência renal, perda substancial da função renal e morte por causas renais ou cardiovasculares, em indivíduos com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. Os pacientes receberam semaglutida 1,0 mg uma vez por semana ou placebo.

Os participantes que receberam semaglutida tiveram uma redução de 24% no risco do desfecho primário composto, incluindo desfechos renais e morte por causas cardiovasculares e renais, em comparação com aqueles que receberam placebo. Essa redução de risco foi consistente tanto para desfechos renais quanto para morte cardiovascular.

Os desfechos secundários também demonstraram melhorias significativas com a semaglutida. Especificamente, a inclinação total da eGFR foi 1,16 ml/min/1,73m²/ano mais lenta, o risco de eventos cardiovasculares graves diminuiu em 18% e o risco de mortalidade por todas as causas foi reduzido em 20%.

Esta evidência de eficácia, combinada com menos eventos adversos graves no grupo da semaglutida, oferece esperança a milhões de pacientes em todo o mundo que enfrentam a perspectiva assustadora de doença renal crônica e diabetes tipo 2, e suas complicações relacionadas.

O Professor Vlado Perkovic, que apresentou os resultados pela primeira vez hoje no 61º Congresso da ERA, enfatizou a importância desses resultados: “O uso de semaglutida em pessoas com diabetes tipo 2 e doença renal crônica pode reduzir o risco de desfechos renais graves e reduzir o risco de eventos cardiovasculares, morte cardiovascular e morte por todas as causas. Esses benefícios significam um impacto clínico profundo, salvando rins, corações e vidas de pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. Além disso, os encorajadores achados de segurança reforçam ainda mais o forte potencial valor da semaglutida nesta população.”

A doença renal crônica afeta mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo e é particularmente prevalente entre indivíduos com diabetes tipo 2.2 A doença renal crônica apresenta um risco significativo de insuficiência renal, eventos cardiovasculares e morte,3 destacando a necessidade crítica de pesquisa em sua prevenção e tratamento. Embora as terapias atuais tenham demonstrado proteção renal e redução dos riscos cardiovasculares, muitos indivíduos ainda enfrentam o declínio da função renal e desfechos adversos. Isso gerou um crescente interesse em explorar novos tratamentos, incluindo agonistas do receptor GLP-1.1

O Professor Vlado Perkovic afirma ainda: “Esses achados oferecem importante alternativa para reformular estratégias de tratamento para indivíduos em alto risco de complicações relacionadas ao diabetes, oferecendo uma nova via para proteção renal e cardiovascular.”

O estudo FLOW foi supervisionado por um Comitê de Direção liderado academicamente, em parceria com o patrocinador do estudo, Novo Nordisk, que também gerenciou as operações do ensaio. O estudo será publicado hoje no New England Journal of Medicine e apresentado no 61º Congresso da ERA em Estocolmo, Suécia.

Sobre o autor do estudo:

O Professor Vlado Perkovic é Reitor de Medicina e Saúde e Professor Scientia na UNSW Sydney, Fellow Professor no The George Institute, Austrália, e Especialista em Nefrologia no Royal North Shore Hospital. Seu foco de pesquisa está em ensaios clínicos e epidemiologia, em particular na prevenção da progressão da doença renal e suas complicações. Ele liderou vários grandes ensaios clínicos internacionais que identificaram novos tratamentos para prevenir a insuficiência renal.

Sobre a Associação Renal Europeia (ERA):

Com mais de 25.000 membros ativos, a ERA é uma das maiores associações de nefrologia do mundo, liderando a nefrologia europeia, e uma das mais importantes Associações Médicas Europeias. A Associação organiza congressos anuais e outras atividades educativas e científicas. A ERA também coleta dados e realiza estudos epidemiológicos através de seu Registro. A Sociedade apoia bolsas de estudo e projetos educativos/de pesquisa através de seus comitês e grupos de trabalho. Suas publicações são NDT, CKJ (revista de acesso aberto) e o portal educacional online NEP.

O 61º Congresso da ERA ocorre entre 23 e 26 de maio de 2024, tanto virtualmente quanto presencialmente em Estocolmo, Suécia.
Website: www.era-online.org

Referências:

  1. Effects of Semaglutide on Chronic Kidney Disease in Type 2 Diabetes, Perkovic V. et al. (2024). Presented at the ERA Congress 2024.
  2. Kovesdy C. P. (2022). Epidemiology of chronic kidney disease: an update 2022. Kidney international supplements, 12(1), 7–11. https://doi.org/10.1016/j.kisu.2021.11.003
  3. Mann, J. F. E., Buse, J. B., Idorn, T., Leiter, L. A., Pratley, R. E., Rasmussen, S., Vilsbøll, T., Wolthers, B., & Perkovic, V. (2021). Potential kidney protection with liraglutide and semaglutide: Exploratory mediation analysis. Diabetes, obesity & metabolism, 23(9), 2058–2066. https://doi.org/10.1111/dom.14443
  4. Rossing P et al. The rationale, design and baseline data of FLOW, a kidney outcomes trial with once-weekly semaglutide in people with type 2 diabetes and chronic kidney disease. Nephrol Dial Transplant. 2023 Aug 31;38(9):2041-2051. doi: 10.1093/ndt/gfad009. Erratum in: Nephrol Dial Transplant. 2024 Mar 27;39(4):724. PMID: 36651820; PMCID: PMC10469096

Website: www.era-online.org

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.