Arquiteta aponta como os tons de 2025 podem elevar os espaços residenciais e profissionais
Todos os anos, as principais marcas de tinta do mercado escolhem suas cores destaque para o próximo ano, enquanto aguardam a definição da Pantone. Essas tonalidades são selecionadas com base em estudos de tendências e refletem o “clima” da época, levando em conta fatores culturais, sociais, tecnológicos, econômicos e políticos. Em 2025, as cores indicadas buscam transformar ambientes residenciais e de trabalho e ressaltar a necessidade de inovação, equilíbrio e expressão pessoal.
A Coral apostou no Curry Dourado, um tom de amarelo vibrante e cheio de vida. Segundo a arquiteta Rose Chaves, especialista em decoração e revestimentos, esse amarelo “pode ser utilizado para aquecer ambientes de convivência, como salas de estar e varandas. Ele traz uma energia solar que estimula a criatividade, sendo também uma ótima opção para escritórios, pois desperta a mente e torna o espaço mais acolhedor”. Rose sugere aplicar o Curry Dourado em uma parede de destaque ou em detalhes decorativos, como almofadas e obras de arte.
Já a Suvinil escolheu um trio de tons que conversa entre si: Despertar, Marrom Luxo e Sossego Noturno. O Despertar, um amarelo vibrante, evoca esperança e renovação, “funcionando bem em ambientes onde se deseja estimular a inovação, como home offices e espaços de estudo”, comenta Rose. Já o Marrom Luxo, um tom terroso, é ideal para criar uma atmosfera de sofisticação e aconchego. “Ele pode ser usado em salas de jantar e quartos, trazendo um toque natural que se conecta ao essencial”, explica a arquiteta. O Sossego Noturno, um híbrido de azul e violeta, é um tom que traz serenidade e se adapta bem a espaços de relaxamento, como quartos e salas de leitura. “Essa cor cria um ambiente que equilibra o moderno e o natural, sendo uma ótima escolha para quem busca harmonia”, afirma.
Para a Tintas Renner, a aposta do ano é o Manjericão Roxo, um roxo quente e cheio de energia. Segundo Rose Chaves, essa cor é ideal para quem quer ousar e trazer um toque de personalidade ao ambiente. “O Manjericão Roxo funciona muito bem em detalhes, como uma parede de fundo em estantes, ou em móveis que contrastem com tons neutros. Em ambientes corporativos, ele pode ser usado para reforçar uma identidade moderna e criativa, enquanto em casa, pode dar vida a um espaço de leitura ou um canto especial”, diz.
Com essas apostas, existe uma gama de opções para adaptar as cores ao estilo e à função de cada ambiente. “Costumo dizer que a escolha da cor é uma forma de cada um encontrar sua própria forma de se expressar, seja através de um amarelo cheio de esperança ou de um roxo que valoriza a criatividade e a autenticidade”, finaliza.
Sobre a especialista – Rose Chaves atua há mais de 30 anos no segmento de arquitetura e design de interiores. Especialista em decoração, pisos e revestimentos, sua grande paixão é transformar ambientes em verdadeiras obras de arte, sempre alinhada às principais tendências, mas com um toque de exclusividade para cada cliente.
Ao longo de sua carreira, já realizou mais de 600 projetos, incluindo a idealização das clínicas Aba Villi, na região do ABC Paulista, onde aplicou conceitos de neuroarquitetura para atender pacientes atípicos. Atualmente, Rose lidera a Prime Revest, loja de revestimentos em Santo André, São Paulo. @rose_chaves
foto: divulgação