Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios, ressalta que o valor não pode ser inferior ao do salário mínimo hora

No Brasil, 68% dos jovens que participam de um Programa de Aprendizagem conseguem empregos no mercado formal, de acordo com dados do estudo da consultoria H&P. Para Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de jovens aprendizes, estagiários e trainees, o desenvolvimento de talentos em início de carreira é uma aposta das empresas na formação das pessoas para suas próprias demandas futuras e cumpre um papel social importante no Brasil: ajuda no orçamento das famílias, proporciona independência financeira ao jovem e diminui os acessos aos programas sociais do governo. Para isso acontecer de forma fluída , as empresas precisam conhecer bem a lei para calcular corretamente a remuneração mensal ou por hora, cumprir a cota de contratação e efetuar o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

“O cálculo da remuneração de um jovem aprendiz parte de uma referência entre salário por hora, multiplicado pelas horas trabalhadas semanalmente e também pelo número de semanas do mês. Com isso, se a empresa optar pela remuneração calculada por hora e não remuneração fixa, a fórmula deve ser aplicada a cada mês pois ocorrem variações de quantidade de dias trabalhados, somente assim é possível saber o valor que será pago mensalmente”, explica o especialista, com base no cálculo a seguir:

Salário mensal = salário-hora x horas trabalhadas semanais x número de semanas do mês x 7/6.

Mavichian também salienta que, quando o salário é fixo, o valor não pode ser inferior ao do salário mínimo por hora. “Vale observar que há uma ressalva importante para o salário fixo, que deve levar em consideração os dias trabalhados em meses com 31 dias, para ficar mais vantajoso para o jovem. Em linhas práticas, por exemplo, se o jovem aprendiz trabalha por 6 horas diárias, 31 dias (que em semanas, é o equivalente a 4,42), com o salário mínimo nacional como base (R$1.320,00), deverá receber o salário no valor de R$930,00”, pontua o CEO.

Além do salário calculado mensalmente, os jovens aprendizes devem receber todos os direitos trabalhistas previstos em lei, como férias, décimo terceiro salário e FGTS que, especificamente para aprendizes, tem a alíquota reduzida para 2% ao invés de 8%.

Sobre os benefícios, a empresa é livre para estender e oferecer os mesmos benefícios que oferta para seus demais colaboradores, como assistência médica, odontológica, descontos em produtos, incentivo de educação, enfim, vai depender da sua política interna. Em outras palavras, é possível só oferecer o que a lei determina, disponibilizar o que os demais colaboradores tem ou ainda criar um cenário específico com alguns benefícios só para os aprendizes.

Já o percentual de aprendizes que devem ser contratados, depende do porte de cada empresa. As de médio e grande porte são obrigadas a contratar de 5% a 15% de jovens aprendizes em relação ao total de trabalhadores, enquanto as microempresas e as empresas de pequeno porte são dispensadas de cumprir o percentual de aprendizes, conforme o estatuto da micro e pequena empresa.

Para mais informações sobre o tema, acesse o e-book “Lei do Jovem Aprendiz – Manual definitivo com tudo que as empresas precisam saber” em: https://materiais.ciadeestagios.com.br/lei-jovem-aprendiz

SOBRE A COMPANHIA DE ESTÁGIOS

A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos e programa Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país. Seguindo sua essência de fomentar a entrada de estudantes no mercado e guiar cada vez mais talentos e empresas para o amanhã, tem mais de 1.8 milhões de candidatos cadastrados em sua base. A Companhia de Estágios usa inteligência artificial, gamificação e processos no metaverso para proporcionar a melhor experiência aos candidatos das mais de 4 mil vagas que gerencia anualmente. A empresa é responsável pela construção de programas de atração de talentos para mais de 300 clientes, no Brasil e América Latina, entre eles Amazon, Twitter, Volvo, Clariant, Nissan, Bunge, Livelo, Klabin e Alcoa. Atualmente, a Companhia de Estágios é a consultoria de recrutamento e seleção melhor avaliada pelos candidatos no Google e Facebook (4,8/5) e pioneira na certificação do GPTW 2020, 2021, 2022 e 2023. Recebeu, em 2021 e 2022, o prêmio Fornecedor de Confiança (Melhor RH). Mais informações em www.ciadeestagios.com.br.

Foto de Brooke Cagle na Unsplash

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.