Especialista aponta maneira correta de limpeza para cada tipo de material

Seja no chão, paredes ou bancadas, os revestimentos dão um destaque especial para qualquer ambiente. De diferentes tipos e formatos, são responsáveis por auxiliar na decoração. Com tanta beleza, os pisos precisam de uma atenção especial na hora da limpeza, já que cada material exige uma atenção diferente.

João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, separou algumas dicas para a limpeza de diferentes tipos de revestimentos.

Porcelanato

Queridinho da atualidade, o porcelanato é um revestimento nobre, que pode ser instalado em pisos, paredes e até bancadas. “A limpeza desse material é uma de suas principais vantagens. Isso se deve à sua estrutura impermeável, que impede que sujeiras sejam absorvidas e causem manchas. Por isso a misturinha de detergente neutro com água já é suficiente para um resultado impecável de brilho e higienização”, explica.

Cerâmica

Bem-parecido com o porcelanato, esse material requer um pouco mais de atenção. “Para limpar pisos desse tipo, evite materiais abrasivos ou produtos que possam manchá-los, como os famosos multiusos. A higienização pode ser feita com água e detergente neutro e um pano de chão para secar depois”, destaca.

Laminados

Muito utilizados por aqueles que desejam ter uma decoração que lembre o uso da madeira, mas sem realmente usar esse material, o revestimento possui durabilidade superior aos outros e facilidade de limpeza. “Nos laminados, após varrer ou aspirar, basta usar a mistura de água e detergente neutro. Vale ressaltar que o pano deve estar sempre úmido, nunca encharcado. Também é importante evitar o uso de cera ou polidores, já que com o tempo criam uma camada que pode deixar manchas e oleosidade no piso”, afirma o técnico.

Mármore e granito

Mármore é o sonho de consumo de todos que desejam dar mais elegância para qualquer ambiente. Além de luxuosos, ambos oferecem extrema facilidade na hora de limpar. Basta a tradicional mistura de água e detergente neutro. Após essa aplicação, passe um pano úmido com água e seque com um de microfibra”, completa João Pedro, destacando que nesses materiais nunca se deve usar produtos ácidos, alcalinos ou solventes, pois acabam com o brilho e beleza natural do piso.

Sobre a Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 80 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 470 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização. Saiba mais aqui

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.