Produtos convencionais comprometem o equilíbrio do microbioma doméstico, e aumentam os riscos de problemas respiratórios, de pele e doenças autoimunes

O impacto dos produtos de limpeza convencionais vai muito além da sujeira visível que eles removem. Utilizados em lares no mundo todo, esses itens carregam substâncias químicas que podem comprometer a saúde humana e o meio ambiente. Uma das consequências são os efeitos no microbioma doméstico – a comunidade de microrganismos que vive em nossas casas e desempenha um papel vital na saúde, e são frequentemente prejudicados pelo uso de ingredientes nocivos.

Em resposta a esses desafios, a positiv.a, marca dedicada ao desenvolvimento de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos, tem registrado crescimento do interesse em produtos ecológicos. Marcella Zambardino, cofundadora da empresa, explica que os produtos são projetados para proteger a saúde dos usuários e a integridade do microbioma doméstico. “A conscientização sobre os riscos dos produtos de limpeza convencionais está em ascensão, e os consumidores estão cada vez mais buscando opções que não prejudiquem sua saúde e o meio ambiente”, destaca.

Estudos conduzidos por Wang et al. (2018) mostram que os detergentes e lava roupas comuns, ao entrarem em contato com as roupas, superfícies e o ambiente doméstico, deixam resíduos que afetam o microbioma. O estudo também revelou que mesmo após 16 minutos de lavagem e 21 litros de água, os resíduos permanecem nas louças, comprometendo a integridade dos microorganismos ao serem ingeridos ou inalados.

Os resíduos de detergente, contendo agentes surfactantes como Lauril sulfato de sódio, são adicionados para criar espuma e uma falsa sensação de limpeza. Ao serem ingeridos, esses resíduos podem causar a Síndrome do Intestino Permeável, permitindo que toxinas vazem para a corrente sanguínea e provoquem inflamações no corpo. Além disso, o microbioma doméstico, crucial para a defesa contra patógenos, é prejudicado por esses surfactantes e fragrâncias sintéticas, que danificam as barreiras celulares dos brônquios e da pele, aumentando o risco de doenças respiratórias, como a asma, além de dermatites, alergias e outras irritações.

Ciente desses impactos, a positiv.a desenvolveu uma linha completa de produtos de limpeza formulados com ingredientes naturais e biodegradáveis, livres de químicos agressivos e fragrâncias perigosas. O Lava-louças é um exemplo de inovação sustentável. Com uma fórmula 100% natural, o produto não apenas limpa, mas também hidrata as mãos e perfuma com óleos essenciais.

Outra inovação é o Lava-roupas, concentrado e multifuncional, ele remove manchas, amacia e facilita o processo de passar, sem endurecer ou ressecar as fibras dos tecidos. O uso de tensoativos não-iônicos e o componente limoneno minimizam o impacto ambiental, ao mesmo tempo que perfumam as roupas. Além disso, a positiv.a oferece um Limpador Multiuso que repele insetos naturalmente e deixa um agradável aroma de laranja nos ambientes. Livre de sulfonato alquilbenzeno linear, o produto utiliza tensoativos de origem sustentável, como o óleo de palma certificado.

“Nossos produtos são formulados para limpar de forma eficaz, sem comprometer a saúde dos usuários. Utilizamos ingredientes de alta performance que asseguram a limpeza das superfícies, roupas e ambientes, preservando o bem-estar de quem os utiliza”, afirma Marcella.

Complementando a linha, a marca disponibiliza o Sabão de Coco, uma opção mais suave e menos agressiva ao ambiente, e a Bucha Vegetal para louça, que substitui a esponja sintética de forma mais sustentável e higiênica.

Além de proteger a saúde humana, o uso de produtos de limpeza ecológicos desempenham um papel importante na preservação do meio ambiente. Ingredientes químicos podem acumular nos recursos hídricos, causando danos graves à fauna e à flora aquáticas. Reconhecer os riscos que os produtos representam e optar por alternativas ecológicas é fundamental para a proteção do microbioma doméstico e para a saúde.

Sobre a positiv.a:
A positiv.a é a maior marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado do Brasil. Criada em 2016, a empresa possui linha completa de lavanderia, cozinha, higiene pessoal e autocuidado, com embalagens circulares de plásticos e papéis 100% reciclados. Certificada pelo Sistema B desde 2017, a empresa que oficialmente resíduo neutro, já evitou a poluição de 2,7 bilhões de litros de água; para produtos líquidos adotou plástico 100% reciclado pós consumo; reinseriu mais de 66,9 toneladas de plástico virgem e 44 toneladas de papel reciclado; além de evitar 158 toneladas de descarte em aterros e meio ambiente e reutilizar mais de 1,6 toneladas de rede de pesca. Comprando de produtores locais, a produção da positiv.a também gerou mais de R$2,7 milhões de renda para pequenos produtores. A empresa é comprometida em tornar os produtos sustentáveis mais acessíveis, motivo pelo qual, em 2021, verticalizou a produção e tornou 62% do portfólio com preços equivalentes aos convencionais, preservando a circularidade nas embalagens e promovendo fórmulas ecológicas. Todo esse impacto rendeu à positiv.a o reconhecimento como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil. Em dezembro de 2023, a marca realizou a maior rodada de equity crowdfunding do país, no valor de R$ 8,3 milhões.

fotos: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.