Verticalização na produção de automóveis, incluindo as baterias é um dos pontos fortes da greentech em relação aos competidores
O relatório “A Guerra das Correntes”, publicado por uma das maiores gestoras independentes do Brasil, a Kinea, conclui que a concorrência de carros elétricos vai ficar cada vez mais acirrada no país. Neste contexto, a greentech BYD aparece como destaque em termos de eletrificação na mobilidade, em análise que compreende desde os nomes mais tradicionais no segmento automotivo até as novas marcas.
Um dos fatores importantes na avaliação envolve o modelo verticalizado da companhia para a produção de automóveis. “Em primeiro lugar é uma empresa integrada na produção dos automóveis e baterias, com sinergias e ganhos de escala durante todo o processo, o que permite que a empresa traga produtos de qualidade a preços competitivos nesse mercado”, destaca o relatório.
O documento ainda ressalta que dois países estão se destacando e competindo pela supremacia de fontes de energia sustentáveis: os Estados Unidos, que através da Tesla teve papel fundamental na massificação dessa nova tecnologia, e a China, sede da BYD, a maior empresa do mundo na produção e venda de carros híbridos e elétricos.
Ainda segundo a Kinea, “a empresa (BYD) tem fortes planos de expansão, tanto de sua capacidade de produção de veículos quanto de baterias. Com esse movimento, a BYD vem ganhando participação de mercado não apenas na China, mas também no mercado global”.
Apenas no mês de junho deste ano, a BYD vendeu 253.046 veículos eletrificados, um crescimento de 88,2% em relação ao ano anterior. No total, a venda de veículos eletrificados da BYD já ultrapassou a marca 4,6 milhões de unidades comercializadas.
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa passou a vender máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo.