Recém-aberto para o público, o Arvorar, novo parque temático do Beach Park, voltado à educação e conservação ambiental, já havia iniciado suas atividades, ainda no ano passado, com o projeto Refaunar Arvorar
A iniciativa, realizada em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), tem por objetivo o repovoamento de aves nativas do Ceará ameaçadas de extinção, começando com as espécies Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya) e Periquito Cara Suja (Pyrrhura griseipectus), sendo esta o objeto de uma ação que acontece hoje (12) e marca uma conquista histórica para o Ceará.
Na ocasião, o projeto Refaunar Arvorar promoverá a reintrodução do periquito-cara-suja na Reserva Natural Serra das Almas, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará. Reconhecida pela UNESCO como o primeiro Posto Avançado da Biosfera no estado desde 2005, a reserva está localizada no Planalto da Ibiapaba, entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Com uma área protegida de 6.285,38 hectares, a Serra das Almas abriga quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos. O Periquito Cara Suja, que teve seus últimos espécimes confirmados na região há 114 anos, voltará ao seu habitat natural, simbolizando um momento de reparação histórica e ecológica. O esforço também faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga, do Ministério do Meio Ambiente. O Refaunar Arvorar também abre caminhos para a reintrodução de outras espécies que já desapareceram do território cearense, como emas e araras. Ambientes preservados como a Reserva Natural Serra das Almas são fundamentais para a efetivação desse trabalho.
Ao todo, 18 pássaros devem ser reintroduzidas na Reserva. Além deles, outros três da mesma espécie, que foram apreendidos pelo IBAMA e enviados para o Arvorar como fiel depositário, onde foram acolhidos e passaram por atendimento e avaliações de biólogos, veterinários, zootecnistas e demais especialistas, serão translocados para a RNSA onde passarão pelo processo de aclimatação para posterior soltura no ambiente natural.
O Parque Arvorar, por meio de suas ações, reafirma seu compromisso com a proteção da fauna e flora locais, aliando ciência, engajamento comunitário e educação ambiental para construir um futuro sustentável.
O Arvorar iniciou sua operação neste fim de semana, em soft opening, com ingressos limitados e a preços promocionais. Para maiores informações basta acessar o parquearvorar.com.br.
Serviço:
Parque Arvorar
Endereço: Av. José Jorge Vieira, 100 – João de Castro (Vila Terra Brasilis – Aquiraz)
Funcionamento: de sexta a domingo, das 9h às 17h
Venda de ingressos: parquearvorar.com.br
Valor ingresso promocional soft opening: de R$189,00 por R$89,00
Redes sociais: @parquearvorar
foto: Roni Vasconcelos