Levantamento exclusivo da Flora, indústria nacional de bens de consumo, indica que conteúdo online influencia valores de 55% dos consumidores, enquanto apenas 25% se deixam influenciar por anúncios
Uma pesquisa* realizada pela Flora, indústria nacional de bens de consumo, revela que o ambiente on-line desempenha um papel fundamental na mudança de valores e comportamentos de consumo. Mais de 55% dos respondentes afirmaram que já aprenderam algo nas redes sociais que alterou suas percepções e posturas pré-estabelecidas. No entanto, o impacto na decisão de compra varia entre as gerações, uma vez que 42% dos consumidores com 43 ou mais anos acabam sendo menos influenciados diretamente por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.
Ainda que apenas 25% dos respondentes admitam ser diretamente influenciados por anúncios nas redes sociais, os resultados sugerem que o conteúdo orgânico tem maior relevância na jornada de compra, reforçando a preferência dos consumidores por recomendações genuínas e conteúdos que reflitam uma relação autêntica com as marcas.
O estudo também mostrou que o impacto dos influenciadores e celebridades na decisão de compra pode variar de acordo com a geração. A Geração Z, por exemplo, é mais sensível ao comportamento dos perfis que seguem. Cerca de 66% dos jovens dessa geração declararam que já deixaram de seguir influenciadores ao discordar do posicionamento pessoal ou das marcas associadas a esses perfis. Esse comportamento reflete um maior comprometimento com os valores e princípios promovidos pelos influenciadores, demonstrando a relevância da autenticidade na construção de uma relação entre marca e consumidor.
Outro dado relevante é que 70% da Geração Z, e 60% dos millennials, já deixaram de comprar de uma marca por não concordarem com o posicionamento de influenciadores ou celebridades associadas a ela. Isso demonstra que, embora as gerações tenham comportamentos de compra distintos, há uma preocupação comum com o alinhamento de valores entre marcas e os perfis que as promovem.
*Opinion Box, exclusivos para Flora
Sobre a Flora
Indústria nacional de bens de consumo, a Flora atua há mais de quatro décadas nos segmentos de cosméticos, higiene pessoal e limpeza com marcas relevantes e muito queridas pelos consumidores, como Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos e Phytoderm. Possui unidades industriais em Goiás, Santa Catarina e Alagoas e Centros de Distribuição em Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina e São Paulo. Seus mais de 300 produtos estão presentes em pontos de venda de todo o país e têm em comum o propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor.
Foto de Panos Sakalakis na Unsplash