Resultado foi 9% maior do que o registrado nos primeiros seis meses do ano passado

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu 9,31 milhões de visitantes internacionaisentre janeiro e junho de 2024, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 8,55 milhões de chegadas. Os dados são do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET).

Após um forte 2023, quando a cidade recebeu 17,15 milhões de visitantes internacionais, o setor de turismo manteve uma excelente performance e se encaminha para um desempenho recorde este ano. Impulsionado pelo trabalho do DET, ao lado de parceiros do setor, o crescimento está alinhado ao objetivo de tornar Dubai a melhor cidade do mundo para se visitar, viver e trabalhar.

As estratégias implementadas em parceria entre os setores público e privado resultaram também em reconhecimento internacional. No início de 2024, Dubai foi eleita, pela terceira vez consecutiva, o destino global número 1 no Tripadvisor Travellers’ Choice Awards, sendo a primeira cidade a alcançar essa distinção tantas vezes seguidas. Também no primeiro semestre, Dubai foi nomeada o principal destino do Oriente Médio pelo World Travel Awards, enquanto o Aeroporto Internacional de Dubai e o porto Mina Rashid foram nomeados, respectivamente, o principal aeroporto e o principal porto de cruzeiros do Oriente Médio.

A oferta diversa do destino é um dos principais atrativos para a expansão do turismo. Gastronomia, cultura, compras e muito mais tornam Dubai o destino ideal para diversos perfis de visitantes. Em relação à culinária, a posição de Dubai como uma capital gastronômica mundial foi reforçada com a terceira edição do Guia MICHELIN Dubai, lançado em julho, que reconheceu 106 restaurantes. Além disso, Dubai sedia 18 dos 50 melhores restaurantes do Oriente Médio e Norte da África, de acordo com o ranking 50 Best. O setor de cruzeiros também gera resultados expressivos, na última temporada de inverno, entre outubro e abril, foram 132 escalas de navios nos portos Mina Rashid e Dubai Harbour.

Eventos de negócios também desempenham um papel fundamental, tanto através das grandes feiras que a cidade hospeda anualmente, como por meio de conferências e reuniões trazidas pelo Dubai Business Events, parte do DET, e pelo bureau oficial de convenções. Este ano, Dubai sediou uma série de grandes exposições e shows da indústria que atraíram milhares de pessoas, incluindo o Gulfood (150.000 participantes) e o Arabian Travel Market (46.000 participantes).

“Dubai continua a se manter à frente, elevando ainda mais os padrões com infraestrutura inovadora de classe mundial, experiências e atrações. Uma qualidade de vida excepcional, segurança e acessibilidade que têm sido consistentemente reconhecidas em vários índices globais. Estamos comprometidos em aproveitar as parcerias entre os setores público e privado para posicionar Dubai como um destino imperdível. O apoio inabalável de nossos parceiros e stakeholders será crucial para impulsionar nossas fortes campanhas globais e específicas de mercado neste verão, enquanto buscamos construir esse crescimento positivo ao longo do restante de 2024.” disse Issam Kazim, CEO da Corporação de Marketing para Turismo e Comércio de Dubai (DCTCM).

Mercados emissores

Com a atuação do DET em 80 mercados, Dubai se manteve como escolha tanto nos mais tradicionais quanto em mercados emergentes. Os principais mercados emissores foram os países do Golfo Pérsico, com 26% do total, a Europa Ocidental com 20% e o Sul da Ásia, que enviou 17% dos turistas. As Américas foram responsáveis por 7% do total, ou 617 mil visitantes.

Hotelaria

A hospitalidade continua a ser um dos principais pilares da oferta turística em Dubai. No primeiro semestre, uma série de inaugurações chamou ainda mais atenção para o setor hoteleiro, com as chegadas do The Lana, primeira propriedade da Dorchester Collection no Oriente Médio e do SIRO One Za’abeel, o primeiro hotel fitness de Dubai. Uma série de inaugurações ainda está prevista para a segunda metade do ano.

Os índices de desempenho do setor também demonstraram resultados positivos no primeiro semestre. Entre as mais altas do mundo, a taxa de ocupação média foi de 78,7%, 1,0 ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano passado. A tarifa média também subiu para 558 Dirhams, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Enquanto a Receita por Quarto Disponível (RevPAR), medida de eficiência econômica bastante utilizada pelo setor hoteleiro, cresceu 6%, de 415 para 439 Dirhams. Atualmente, a cidade possui 823 estabelecimentos hoteleiros e atingiu 150.879 quartos, crescimento expressivo em relação aos 148.689 no primeiro semestre de 2023.

Iniciativas e desenvolvimento

O setor de turismo está comprometido com os esforços de Dubai em prol da sustentabilidade. Em maio, o DET lançou o relatório ‘Dubai Sustainability Report’ destacando os planos de desenvolvimento sustentável alinhados à objetivos globais, como o Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas, e nacionais, como a iniciativa Net Zero 2050 dos Emirados Árabes Unidos. Já o Selo de Turismo Sustentável de Dubai foi concedido a 70 hotéis em janeiro, reconhecendo propriedades com alto nível de conformidade com os 19 requisitos avaliados pelo DET. Outra importante iniciativa, o Dubai Can reduziu o uso equivalente a mais de 20,4 milhões de garrafas plásticas descartáveis de 500ml através da campanha ‘Reffil for Life’. Outro importante pilar do Dubai Can é o Dubai Reef, o maior projeto de desenvolvimento de recifes marinhos do mundo, que contará com 20.000 módulos previstos para serem implantados em 600 quilômetros quadrados das águas de Dubai até 2027, sendo que os primeiros módulos piloto foram inaugurados esse ano. Em relação à acessibilidade, Dubai tem direcionado esforços para se tornar uma Certified Autism Destination™, diversas atracões da cidade já obtiveram esse certificado, concedido pelo IBCCES, líder global em treinamento e certificação para profissionais que trabalham com pessoas autistas.

Por fim, o destino investe em campanhas e parcerias globais para se fortalecer como destino turístico mundialmente. Alguns exemplos são a inauguração do Real Madrid World, o primeiro parque temático de futebol do mundo, inaugurado em 2024 no complexo Dubai Parks and Resorts, a abertura do parque está relacionada à parceria firmada entre Dubai e o clube espanhol Real Madrid em outubro de 2023. A campanha “Where will Dubai take you now?” e um episódio da série da Netflix Somebody Feed Phil também refletem os esforços de promoção do destino.

Sobre o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET)

O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) atua para posicionar Dubai como um importante centro comercial, polo de investimentos e destino turístico no mundo. Sob esse mandato, o órgão atua em parceria com o Governo em consonância com os objetivos da Agenda Econômica D33, que visa dobrar o tamanho da economia do emirado e consolidar sua posição global na próxima década. O DET lidera esforços para aprimorar a economia diversificada e inovadora baseada em serviços de Dubai e atrair os melhores talentos, oferecer um ambiente de negócios de padrão global e acelerar o crescimento da produtividade. Além disso, o DET está apoiando a visão de Dubai de se tornar a melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo sua proposta de destino diversificada, estilo de vida único e excelente qualidade de vida em geral.

DET é a principal autoridade para o planejamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores de negócios e turismo de Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de negócios, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portfólio do DET inclui Dubai Economic Development Corporation (DEDC), Dubai Business Licence Corporation (DBLC), Dubai Corporation for Consumer Protection and Fair Trade (DCCPFT), Dubai SME, Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), Dubai Festivals e Retail Establishment (DFRE) and Dubai College of Tourism (DCT).

foto: Divulgação

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