Turistas, amantes de plantas, paisagistas e orquidófilos de diversas partes do Brasil e do mundo consolidam o evento entre os principais da agenda cultural da cidade
De 12 a 17 de novembro, o Complexo Expoville volta a ser palco de uma das maiores e mais tradicionais exposições de orquídeas do Brasil quando recebe a 84ª edição da Festa das Flores. O evento, que anualmente leva milhares de visitantes a Joinville, é um verdadeiro encontro entre natureza, cultura e preservação ambiental, consolidando o município catarinense como um polo para entusiastas da botânica e amantes do paisagismo.
Para a edição deste ano, a festa promete encantar os visitantes com uma programação diversificada que vai além da exposição de flores e plantas ornamentais, incluindo concursos de jardins, feiras, oficinas de cultivo, praça gastronômica e apresentações culturais.
As orquídeas, que inspiraram os imigrantes europeus que se instalaram na região a idealizarem a festa em 1936, são as protagonistas e vão dominar a exposição principal com centenas de espécies raras e híbridas, apresentadas por colecionadores e floricultores de várias partes do Brasil. A cada ano, as edições da Festa das Flores refletem o compromisso da cidade em fomentar a consciência ambiental e a preservação das flores e da biodiversidade local, destacando a importância da sustentabilidade em meio à celebração cultural.
Não sem razão, Joinville é conhecida como a “Cidade das Flores” e em novembro se transforma em um verdadeiro jardim a céu aberto. A exemplo das edições anteriores, a 84ª Festa das Flores será realizada pela AJAO (Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas) com apoio da Prefeitura de Joinville e parceiros locais, com o objetivo não apenas de promover o turismo, mas também fortalecer a identidade cultural da cidade e estimular o desenvolvimento econômico regional.
A localização estratégica da cidade, com fácil acesso rodoviário e aéreo, viabiliza o fluxo de turistas vindos de várias regiões do país, que além de participarem do evento ainda podem explorar atrativos de Joinville como o Museu Nacional de Imigração e Colonização e o Parque Zoobotânico, que reforçam sua posição como um destino completo para quem busca o turismo ecológico e cultural.
Destaques da edição:
Exposição de orquídeas: Admire a beleza das espécies raras e híbridas em uma das maiores exposições de orquídeas do Brasil
Jardins temáticos: Paisagistas renomados criam cenários que misturam arte e natureza
Gastronomia: Saboreie pratos típicos regionais e internacionais, além de participar de oficinas culinárias
Feiras e artesanato: Descubra peças únicas feitas por artesãos locais, perfeitas para quem busca lembranças especiais.
Serviço
Evento: 84ª Festa das Flores
Data: 12 a 17 de novembro de 2024
Local: Complexo Expoville – Joinville, SC
Ingressos custam R$ 15 e estão à venda no site oficial e nas bilheterias do evento.
Maiores de 60 anos e estudantes têm direito à meia entrada: R$7,50. Crianças até 5 anos não pagam.
Para saber mais sobre este e outros grandes eventos do calendário de Joinville acesse https://www.visitejoinville.com.br/agenda-de-eventos.
Sobre Joinville (SC)
Em 172 anos Joinville passou de uma vila colonizada por imigrantes suíços, alemães e noruegueses à maior cidade de Santa Catarina. Localizada entre a serra e o mar, preserva suas tradições e oferece atrativos turísticos para diferentes perfis de viajantes. As opções incluem roteiros de lazer e entretenimento, ecoturismo e turismo de aventura, cicloturismo, turismo histórico e cultural, rural e náutico. Em termos de estrutura, Joinville conta com um aeroporto bem conectado à malha doméstica, uma rodoviária, e 6,4 mil leitos hoteleiros, além de 893 bares e restaurantes. Com 1,3 mil indústrias, 11 mil estabelecimentos comerciais e um ecossistema de fomento à inovação, o parque fabril é motor para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos. Dá para perceber que Joinville não é só uma cidade. Joinville é muitas cidades em uma só.
foto: divulgação