Hospital INC promove evento para esclarecer dúvidas sobre a tontura, frequente em pessoas acima de 65 anos; evento gratuito será realizado no dia 24, na filial do Pátio Batel, com a participação de especialistas 

A tontura é um sintoma muito prevalente no idoso. Nas pessoas acima dos 65 anos, esse é o segundo sintoma mais frequente, e para quem tem mais 75 anos a tontura é o sintoma mais prevalente. As quedas são as consequências mais comuns da tontura no idoso: um a cada três idosos sofrem quedas, que ocorrem, principalmente, dentro do ambiente domiciliar. Sabe-se ainda que um a cada 20 pacientes que caíram em função da tontura sofrem fraturas em decorrência das quedas.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a importância do equilíbrio no idoso para evitar quedas, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) promove, na próxima quarta-feira (24), a Semana da Tontura, na filial INC no Shopping Pátio Batel. O evento é gratuito e aberto à comunidade. “Tontura é um sintoma de algum problema que deve ser investigado pelo médico. Pode ter causas labirínticas, tais como a doença dos ‘cristais do labirinto’ (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), que não é tratada com medicação, mas com manobras de reposicionamento realizadas no consultório médico”, explica a otorrinolaringologista do Hospital INC, Dra Patricia Maria Sens, organizadora do evento, que ainda contará com a participação das fisioterapeutas Soraya Zacharias e Priscila Fernandes.

Outras doenças que podem estar relacionadas às tonturas são as cardiológicas e neurológicas. “O uso de muitos medicamentos, comum nos idosos, também podem ser associados à geração de tontura como efeito colateral. A própria inatividade e sedentarismo também são fatores de risco muito comuns que podem favorecer os quadros de tontura crônica”, informa.

A otorrinolaringologista reforça que a tontura é um sintoma que deve ser investigado pelo médico. “Jamais se deve tomar um remédio prescrito por um parente ou um amigo, ou até mesmo um farmacêutico ‘de confiança’, como às vezes escuto no consultório. O tratamento adequado vai depender do diagnóstico da causa da tontura”, alerta.

SERVIÇO:

Semana da Tontura

Data: quarta-feira, 24 de abril de 2024

Hora: às 11h

Local: INC Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)

Participação: gratuita

Inscrições: www.eventosinc.com.br

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.

O Serviço de Cardiologia conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e bem equipados do Brasil, sendo referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT). É também referência no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.

O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.

foto: Banco de imagem

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.