A Vida Rural surgiu há 28 anos por uma iniciativa do Santa Mônica Clube de Campo para proporcionar aos associados o contato direto com a natureza ou mesmo para motivar o hábito e o consumo de alimentos mais saudáveis
Atualmente 476 famílias fazem parte do projeto que incentiva a produção de orgânicos e proíbe a utilização de agrotóxicos. Além disso, resgata as raízes de quem veio do interior e satisfaz a vontade de quem gosta de mexer com a terra. O ambiente é tranquilo e propício para grandes amizades e boas conversas. Hoje ela conta com centenas de canteiros individuais, que juntos formam uma grande horta.
O horticultor que tem um lote na horta do Clube pode praticar uma atividade de lazer similar à agricultura, com finalidade educacional, do qual fazem parte crianças, adolescentes, adultos e idosos. Lá se prepara o canteiro, escolhe entre a variedade de mudas na estufa, planta e colhe a produção. Na Vida Rural se planta e se cultiva flores, frutos, verduras e legumes orgânicos.
Quando o associado entra no projeto, seu desempenho tem acompanhamento semanal, sob responsabilidade do Gerente de Meio Ambiente, o Engenheiro Agrônomo Perci Jorge, tanto em relação à assiduidade, quanto à manutenção do lote e a produção. O associado recebe todas as orientações técnicas e suporte necessários para o andamento de seu “pedacinho de terra”.
Durante o ano, o Projeto Vida Rural promove diversos eventos, festas, palestras e workshops para que os participantes e convidados possam confraternizar, aprender e ainda comemorar o grande caso de sucesso, que é ter um “cantinho da roça” dentro do Santa Mônica, possibilitando quem mora na cidade, de conviver próximo à natureza.
No próximo dia 24 de março será realizado o Café Colonial Rural em comemoração aos 28 anos da horta moniquense. Será um grande evento no Clube, com música ao vivo, a partir das 15h, no Salão Social. Ingressos à venda na Secretaria do Santa Mônica.
Mais informações: 41-3675-4274
Crédito fotos – Denis Ferreira Netto.