A vc_tb, em Curitiba, visa aliar ensino e desenvolvimento social com preço popular
O projeto vc_tb, que tem como objetivo principal ensinar inglês com preços acessíveis a estudantes de baixa renda, possui uma franquia em Curitiba, no bairro de Santa Felicidade, comandada por Zizi Zanardini, que desenvolve também ali um espaço de atividades socioculturais, com a mesma proposta de acessibilidade e impacto social – a cocriação no Santa Coworking.
“A nossa unidade é além da franquia, ela tem a proposta de ser um Coworking Cultural e Educacional, o Santa Coworking, com atividades para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, com o ensino de inglês da startup e parceiros para outros idiomas, como francês, espanhol, alemão e libras, além de aulas de teatro, música, técnica vocal, entre outras”, explica a diretora.
A proposta engloba ainda a capacitação e desenvolvimento humano dos estudantes. “Temos o propósito de desenvolvimento humano e capacitação para jovens, desde teste vocacional, oratória, soft skills, libras, pacote office, metodologias ágeis, entre outros”, ressalta Zizi.
O Santa Coworking oferece para alunos da rede pública, pagantes e bolsistas, e alguns deles já são tutores de turmas iniciantes. “Além de ser para alunos, o espaço está aberto para profissionais que queiram oferecer atividades relacionadas no espaço”, complementa.
A metodologia da vc_tb com professores estrangeiros, proporciona o intercâmbio cultural e diversidade de experiências sem precisar sair do Brasil. Com foco em conversação e as três habilidades de escuta, leitura e escrita, somados ao material de apoio e o próprio aplicativo para atividades, permitem um aprendizado na prática e com custo baixo. As aulas são personalizadas nas modalidades presencial ou online ao vivo.
Sobre a vc_tb
A 4YOU2 Idiomas foi fundada por Gustavo Fuga, em 2012, que criou um sistema de ensino voltado a estudantes de baixa renda, pensado para quem enfrenta dificuldades em ter acesso ao ensino, principalmente a um curso de idioma – assim como foi em sua história de vida.
Atualmente, a escola passou por uma reformulação e agora é vc_tb, com franquias em regiões periféricas de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, contando com mais de 400 professores estrangeiros e 10 mil alunos.
O projeto obteve algumas premiações e certificados, como a chancela de estar entre as empresas com maior responsabilidade social, organizada pelo sistema b (2014), o prêmio Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), em terceiro lugar na etapa paulista (2019), além do certificado que a coloca entre as maiores empresas do mundo que atendem aos mais altos padrões de desenvolvimento social (2021).
Sobre a diretora
Zizi Zanardini é empreendedora e passou por muitas experiências profissionais. Já trabalhava com foco na infância na conhecida Vila Zanardini e a pergunta sobre Educação crescia, foi quando decidiu vender o negócio e buscar mais ação nessa área.
Aos 21 anos, foi diretora de uma franquia de Inglês internacional chamada Wall Street Institute. Nessa busca pelo tema Educação, fez formações e especializações na área e começou a trabalhar como Coordenadora num Instituto em 2022 com foco em saúde mental para jovens da rede pública e centros de aprendizagem.
“Trabalhando com os jovens da rede pública, nos programas de aprendizagem como Jovem Aprendiz e em outras ongs, percebi que faltava o adiante, as oportunidades. Na busca por parceiros conheci a vc_tb e descobri que estavam abrindo um programa de aceleração de franquias e um processo seletivo para franqueados subsidiados pelo Instituto Gaia, o qual participei e fui selecionada. Cá estamos!”, conta Zizi.
Agora seu foco é desenvolver esses jovens com atividades de aprendizagem além do que já é oferecido, e sim, de modo mais amplo, com a oferta de diversas atividades em que os estudantes possam ter acesso à inteligência emocional, por exemplo, além de iniciarem a trajetória profissional como bilíngues. “É mais que um baixo custo, mas o acesso a uma formação integral como cidadãos; e para os adultos, ainda é uma oportunidade para se capacitarem também!”, pontua Zizi.
Estatísticas do país
De acordo com o Índice de Proficiência em Inglês (EPI), de 2021, o Brasil caiu em comparação a 2020, passou da 53ª colocação para o 60º lugar. Além disso, há mais um dado que chama a atenção: segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 2022, o Brasil está em 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador usado para medir, avaliar e comparar o grau de desenvolvimento social e econômico das nações do mundo todo, nos campos da Educação, Saúde e Renda.
A solução, com base da Agenda 2030, contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Serviço:
vc_tb
Av. Manoel Ribas, 7118 – Santa Felicidade Curitiba – PR, 82400-000
Responsável: Zizi Zanardini
WhatsApp 41 99713-2026
Instagram – @vc_tb_santafelicidade
https://vctb.org/franquia-santa-felicidade
Crédito Fotos: Daniel Snege