Iniciativas focadas nas áreas social e ambiental do Paraná podem se inscrever para a aceleração até o dia 17 de maio

Estão abertas as inscrições para o 11º Projeto Legado, um programa que já acelerou mais de 280 iniciativas de todo o Brasil. Neste ano, o projeto volta para seu formato presencial, após três anos ocorrendo de forma virtual. São 20 vagas destinadas a projetos sociais, negócios sociais e Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Paraná que consigam se locomover durante os dias de encontros, que serão realizados em Curitiba. Durante cinco meses, os empreendedores sociais passarão por capacitações para lapidar o que suas iniciativas já construíram e expandir seu impacto. Ao final, os projetos concorrem ao prêmio de R$ 10 mil, anunciado no Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que acontece em uma cerimônia de comemoração após uma série de bancas de avaliação.

“Curitiba é uma das cidades mais inovadoras do mundo, por isso é o ambiente ideal para promovermos a inovação social, a inovação ecológica, a inovação cívica, enfim: a inovação transformadora aplicada na filantropia e nos negócios para causar impacto positivo na sociedade”, destaca James Marins, presidente do Instituto Legado.

Os três anos de projeto na modalidade on-line foram de muitos aprendizados e abrangência, considerando que iniciativas do Brasil inteiro puderam participar, principalmente em 2022, quando houve vagas destinadas exclusivamente para projetos da Amazônia e Mata Atlântica.

“Depois de tanto tempo longe do presencial, estamos ansiosos para nos reconectar com outras organizações e criar novas conexões significativas. Esperamos que o Projeto Legado seja um catalisador para a expansão de impacto das iniciativas envolvidas e estamos prontos para contribuir de todas as formas possíveis. Com uma rede mais forte e colaborativa, estamos confiantes de que podemos fazer uma grande diferença na comunidade e além”, afirma Ágatha Rocha, coordenadora do Projeto Legado.

O que é o Projeto Legado?

O Projeto Legado é um programa de aceleração gratuito, promovido pelo Instituto Legado, que oferece a empreendedores sociais do Paraná cinco meses de capacitação e mentorias, em áreas como modelagem de negócios sociais, aspectos jurídicos, gestão e planejamento, sustentabilidade financeira, comunicação e marketing, elaboração de pitch, inteligência emocional, entre outros.

Com metodologia exclusiva do Instituto Legado, o conteúdo programático é estruturado a partir do DNA do Empreendedor Social – conceito desenvolvido pelo presidente da instituição, James Marins, em seu último livro: A Era do Impacto. O método tem como pilares as dimensões propósito, inovação e atitude. O objetivo é oferecer a negócios e instituições que atuam em causas sociais e ambientais ferramentas de gestão e uma rede colaborativa para impulsionar as ideias, consolidar a sustentabilidade financeira e expandir o impacto positivo que geram na sociedade.

Ao final das acelerações, as iniciativas selecionadas participarão de um processo de desenvolvimento de um projeto de expansão de impacto social e/ou ambiental. Esse projeto será apresentado entre outubro e novembro de 2023 para uma banca de avaliadores, concorrendo a um investimento no valor de R$ 10 mil.

Já passaram pelo Projeto Legado organizações e negócios sociais como ASID Brasil, Instituto Unidos pela Vida, Elo Apoio Social e Ambiental, Olha o Peixe, Vida Priori, APAE Curitiba, Barco Sorriso, Badu Design, LINEAP, TETO Brasil, e muitos outros. As iniciativas socioambientais aceleradas são de todas as regiões do país, como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, entre outros.

Como se inscrever?

Para se inscrever é preciso que os interessados estejam atuantes em suas comunidades há pelo menos um ano, mas não há exigência de formalização jurídica dos projetos. O pré-requisito mais importante do edital é o propósito de geração de impacto social ou ambiental positivo, além de ser atuante no Paraná. Serão vetadas inscrições vinculadas ao poder público ou partidos políticos.

As inscrições serão feitas pela plataforma Panic Lobster, uma startup que ajuda pessoas a desenvolverem habilidades empreendedoras, por meio da realidade virtual. O formulário pode ser preenchido de 28 de abril até às 23h59 do dia 17 de maio de 2023, pelo link https://projetolegado2023.paniclobster.com/. No site, é possível baixar o edital completo e acessar os critérios de seleção.

O resultado será divulgado no início do mês de junho de 2023 no site https://institutolegado.org/aceleracao/projeto-legado-2023/, nos canais de comunicação e nas mídias sociais do Instituto Legado.

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social foi criado para impulsionar o Movimento Transformador Massivo por meio do Empreendedorismo Social. Por Movimento Transformador Massivo, entende-se o movimento de transformação da Liberdade, das Novas Economias, dos Empreendedores Sociais e da Consciência da Humanidade. Oferece educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Saiba mais em www.institutolegado.org.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.