17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão
A hipertensão arterial é fator de risco para as doenças cardiovasculares, responsáveis pelas principais causas de morte em nosso país e no mundo, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. A agravante, hoje, é que indivíduos hipertensos, com a pressão arterial descontrolada, figuram entre aqueles que apresentam mais possibilidades de complicações decorrentes da infecção pelo novo coronavirus, ao lado de outros distúrbios, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares pré-existentes.
O controle da pressão arterial pela adoção de hábitos saudáveis e o uso correto da medicação, quando necessária; e eficaz como prevenção.
Recentes estudos confirmam que, no isolamento, muitas vezes, a alimentação inadequada e o sedentarismo viram válvula de escape, aumentando as chances de descontrole da pressão arterial. Então, fique ligado e não cede às tentações. Opte por refeições frugais e nos horários regulares.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) assevera que, neste momento de grave crise da saúde mundial mantém atenção integral aos pacientes, para assisti-los adequadamente em todas as demandas.
Aliás, destacando que 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão, a SBH aproveita para conclamar você a adotar cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para a boa saúde.
O QUE FAZER PARA A BOA SAÚDE
O tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é apontado como fator negativo no controle de hipertensos.
Prefira sempre os alimentos frescos e limite as refeições congeladas, embutidas e enlatadas.
O excesso de peso pode aumentar a pressão em 30%, além de dificultar o controle nos hipertensos.
Limitar o consumo diário de álcool a 1 dose (mulheres) e 2 doses (homens).
Faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, que pode ser dividido em 2 períodos de 15 min ou 3 de 10 min. Seu corpo foi feito para se movimentar.
Procure uma melhor qualidade de vida.
Photo by Hush Naidoo on Unsplash