Fazenda Serra dos Tapes, do Rio Grande do Sul, acaba de produzir novo azeite de oliva extravirgem na região da Andaluzia, a convite da tradicional indústria Almazara Cruz de Esteban

Com um investimento de mais de 120 mil euros para o lançamento do azeite “Potenza Olival Jaén”, expectativa da Fazenda Serra dos Tapes é alcançar um faturamento de até R$ 2,5 milhões, a partir da venda da edição limitada de 20 mil garrafas do produto

Integrando a prestigiada linha Potenza, azeite foi produzido com a variedade de oliva Picual e apresenta aromas de folha de oliveira, tomate verde, alcachofra e ervas frescas

Fazenda Serra dos Tapes, premiada produtora de azeite de oliva extravirgem brasileira, localizada no município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, inicia a expansão dos negócios internacionalmente com a produção em solo espanhol de um novo azeite premium.

Com um investimento de mais de 120 mil euros para o lançamento do azeite “Potenza Olival Jaén”, a expectativa da Serra dos Tapes é alcançar um faturamento de até R$ 2,5 milhões. Isso será possível a partir da venda de uma edição limitada de 20 mil garrafas de 250ml.

Convidada pela Almazara Cruz de Esteban, uma das mais tradicionais indústrias de azeites premium de Jaén, província da região de Andaluzia conhecida como “a capital do azeite no mundo”, a fazenda gaúcha implementou e conduziu in loco todo o processo produtivo. O desenvolvimento foi liderado por Cláudia Santos, proprietária, mestra de lagar e sommelier de azeites da Fazenda Serra dos Tapes.

“Termos sido convidados para levar nossa expertise à Espanha e chegar a um produto final com tantas peculiaridades é uma honra para mim e para todo o time da Fazenda Serra dos Tapes. Com toda a dinâmica aplicada nesse processo, certamente estamos falando de uma situação inédita para um produtor brasileiro. Além de representar o primeiro grande movimento na direção de internacionalizar nossos negócios, este é um reconhecimento da capacidade do Brasil em produzir azeites premium de alta qualidade, colocando definitivamente nosso país na rota dos melhores azeites do mundo”, comemora Cláudia.

“Na Almazara Cruz de Esteban valorizamos a qualidade. Considerando todo o reconhecimento alcançado pela Fazenda Serra dos Tapes no mercado global de azeite, desenvolvemos este projeto para aliar conhecimento, técnicas e experiência, com o objetivo de produzir um produto premium. Esse é um motivo de muito orgulho para todos nós”, diz Tomás Soria Herrera, administrador da Almazara Cruz de Esteban.

Por dentro da garrafa do “Potenza Olival Jaén”

Produzido com a variedade Picual, oliva predominantemente cultivada na região da Andaluzia, a mestra de lagar e sommelier de azeites da Fazenda Serra dos Tapes explica que o “Potenza Olival Jaén” tem o perfil sensorial de um azeite jovem, com aromas de folha de oliveira, tomate verde, alcachofra e ervas frescas. O produto passa a integrar a premiada linha Potenza, composta também pelo Potenza Frutado, Potenza Intenso e Potenza Claude Troisgros.

“O novo integrante da linha Potenza possui uma intensidade de frutado média alta. Na boca, apresenta uma entrada doce, porém com amargo e picante muito presentes. É um azeite perfeitamente equilibrado e poderoso ao mesmo tempo, com bastante persistência e frescor no final. Este Picual foi produzido com todos os cuidados necessários para representar os melhores azeites da região de Jaén e, certamente, o que existe de melhor no mundo”, detalha Cláudia Santos.

Para chegar a esse resultado de alta qualidade, a Fazenda Serra dos Tapes adotou no lagar da Almazara Cruz de Esteban os mesmos rigorosos protocolos utilizados em sua produção no Brasil. Dentre as técnicas aplicadas, o trabalho da especialista Claudia Santos envolveu a seleção das árvores com as melhores olivas, a escolha do horário ideal para a colheita e a avaliação do tempo correto de espera antes de processar as frutas.

“Assim que finalizamos a produção, o ‘Potenza Olival Jaén’ foi analisado por María de la Paz Aguilera Herrera e Sebastián Sánchez, especialistas reconhecidos mundialmente pela expertise em análise sensorial de azeites, e professores da Universidade de Jaén. Ambos classificaram o produto como extraordinário”, destaca ela.

“O azeite produzido pela Fazenda Serra dos Tapes na Almazara Cruz de Esteban é um excelente representante do Picual de Jaén. Com muita dedicação e conhecimento, Cláudia conseguiu extrair o melhor que essa variedade pode expressar, quando elaborado no começo da safra: notas de frutado perfeitamente preservadas e presentes, sabor limpo e marcante, como deve ser, com amargor e picância perfeitamente equilibrados. Isso demonstra o cuidado desde a seleção das frutas, colheita, processamento e armazenamento”, destaca María de la Paz Aguilera Herrera, chefe de painel do Conselho Oleícola Internacional (COI).

O azeite será armazenado na Fazenda Serra dos Tapes, em tanques de aço inoxidável, com atmosfera controlada e sem contato com o oxigênio. O envase ocorrerá de acordo com o ritmo de vendas.

Onde encontrar

Além do e-commerce da Fazenda Serra dos Tapes, o lote especial e limitado do “Potenza Olival Jaén” será vendido em empórios e redes de varejo com perfil de produtos premium nas principais capitais do Brasil.

De acordo com Jerônimo Santos, que ao lado de Cláudia Santos lidera os negócios da Fazenda Serra dos Tapes, a empresa também está em negociação com estabelecimentos de países como França, Canadá e Estados Unidos.

Prestígio internacional

O convite da Almazara Cruz de Esteban, propriedade de uma das famílias mais tradicionais na produção de azeite de oliva extravirgem premium na Espanha, surgiu quando Cláudia Santos realizou o curso universitário de Análise Sensorial, criado pelo COI – Conselho Oleícola Internacional e lecionado na UJA – Universidad de Jaén.

A relevância dos prêmios conquistados na Espanha por outras produções da fazenda brasileira, como Potenza Frutado, que levou o Mario Solinas Quality Awards edição Europa 22/23, o Expoliva e o Guía ESAO, contribuiu para que a Fazenda Serra dos Tapes conquistasse o prestígio da Universidade, bem como de profissionais dos melhores lagares da capital mundial do azeite de oliva extravirgem.

Com atuação desde 1930, a Almazara Cruz de Esteban é produtora de uma linha própria de azeites, a Olivo Real, marca premium focada no mercado espanhol. Recentemente, o lagar da indústria foi reformado e equipado com tecnologia alemã de última geração.

Sobre a Fazenda Serra dos Tapes

Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de Azeites de Oliva Extravirgem Potenza e Pecora Nera. Localizada no município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, a fazenda ocupa um local estratégico para o cultivo de oliveiras, entre os paralelos 30°S E 45°S, região que apresenta condições ideais de temperatura e luz solar.

Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece uma experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, com visual privilegiado, instalações projetadas para total conforto e segurança, além de um Lagar com equipamentos de última geração.

Sobre Cláudia Santos

Sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes, Cláudia Santos é formada em Gastronomia, com extensão em Cozinha Francesa pela École Ducasse (instituto dedicado à gastronomia francesa fundado pelo renomado chef francês Alain Ducasse).

Durante sua formação, descobriu sabores, ingredientes e a influência histórica da gastronomia com a cultura de uma sociedade, temas que passou a explorar visitando os mais diferentes lugares do mundo e mergulhando em todos os aspectos das culturas locais.

Em sua jornada, percebeu que o azeite de oliva extravirgem é um ingrediente presente em muitas destas culturas, sempre com uma forte ligação histórica com a tradição e o estilo de vida destes lugares. O próximo passo foi avaliar as regiões brasileiras com clima mais adequado para implementar o seu projeto. Então, descobriu a Serra dos Tapes, na região de Canguçu (RS), local em que as condições climáticas para a produção de azeitonas estão entre as melhores do país.

Cláudia investiu em graduações internacionais, como Master Milling na UC Davis (Califórnia) e Sommelier de Azeites na Escuela Europea de Cata (Madri). Além disso, é formada na UNIA (Universidade Internacional da Andaluzia), um curso que foca na relação da análise sensorial e no controle de qualidade para processamento de olivas. Recentemente, concluiu na UJA (Universidade de Jáen), um curso fundado pelo COI de Experto de Cata. Com isso, vem estudando e desenvolvendo técnicas do cultivo de oliveiras e o processamento das azeitonas para produzir azeites de oliva extravirgem da mais alta qualidade no Brasil.

fotos: Ricardo Oliveira/Duetto Films/Thais Santos/Ar Criativo

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.