Uma das mais celebradas séries de composições clássicas da música ganha uma interpretação emocionante, em apresentação única em Curitiba
A premiada pianista italiana Gloria Campaner apresenta os 24 Prelúdios de Chopin no dia 20 de outubro, no Auditório Regina Casillo, com entrada gratuita.
A sequência completa é considerada de difícil execução, por uma variedade de pequenos detalhes e dificuldade no controle da sonoridade, exigindo muito dos músicos que a tocam. Gloria tem mais de 20 prêmios internacionais no currículo e já tocou com orquestras como a Filarmônica de Berlin e a Metropolitan Opera de Nova York.
O evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália no Paraná, Consultado Honorário do Reino da Bélgica no Paraná, Instituto de Cultura Italiana de São Paulo e Solar do Rosário.
Os Vinte e Quatro Prelúdios Opus 28 foram elaborados por Frédéric Chopin entre 1835 e 1839, e exploram sistematicamente os 24 tons maiores e menores pelo ciclo de quintas, uma sequência de notas distanciadas por intervalos simétricos. Cada prelúdio tem sua particularidade, alguns sendo muito fáceis de tocar, comumente ensinados a alunos iniciantes de piano, enquanto outros são virtuosíssimos. A alternância de velocidades, tons e até de cadências que surpreendem, torna a obra toda especial e difícil de apresentar por completo. Os prelúdios de Chopin inspiraram grandes nomes da música, de Debussy e Rachmaninoff até Tom Jobim e Jimmy Page, do Led Zeppelin.
Gloria Campaner foi uma dessas alunas que aprendeu os prelúdios simples ainda na infância, dando seus primeiros passos no piano por volta dos cinco anos. O icônico compositor continuou sendo referência em sua extensa carreira, até que decidiu interpretar os 24 Prelúdios por completo há seis anos, o que resultou na gravação de um disco, no ano passado.
Conquistando mais de vinte prêmios internacionais e em sua terra natal, a italiana Gloria Campaner é uma celebrada pianista camarista. Como solista ou integrante de orquestras, fez turnês pela China, EUA, Índia, Europa, Ilha de Páscoa e muitas outras localidades. Colaborou com destaques de diferentes países, do Borusan Quartet na Turquia aos espanhóis do Azahar Ensemble. Atuou ainda como solista de prestigiadas orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Orquestra Sinfônica de Seattle, o Metropolitan Opera de Nova York e a Orquestra Nacional de Santa Cecília em Roma. Comanda ainda ações educacionais e beneficentes em diversos países, incluindo o Brasil.
Gloria Campaner apresenta os 24 Prelúdios Op. 28 de Chopin
Data: 20 de outubro, quinta-feira
Horário: 20h
Entrada: gratuita – ingressos distribuídos por ordem de chegada
Endereço: Auditório Regina Casillo – R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba
Estacionamento: gratuito no local
crédito foto: Balazs Borocz