Em 2022, a Portinari participou da CASACOR, mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, onde exibiu produtos da marca nos revestimentos dos mais diversos ambientes
O principal deles foi o Sertão Portinari, ambiente assinado por Nildo José, um dos principais expoentes da nova arquitetura brasileira. O espaço remeteu principalmente à obra ‘Cangaceiro’ de Candido Portinari, maior artista plástico brasileiro e que serviu de inspiração para o nome da marca. O ambiente valorizou os tons terrosos e apresentou rusticidade, elegância e encantamento sob uma iluminação intimista na CASACOR SP.
Coleção Boulevard revestiu piso do espaço Sertão Portinari na CASACOR SP. (Denilson Machado)
O piso de todo o espaço foi revestido com a coleção Boulevard, dando ao chão um aspecto de terra batida. O monocromatismo foi quebrado por meio do porcelanato Acqua, representando o céu e a promessa das chuvas que cristaliza a fé do sertanejo. O ambiente contou ainda com um brise formado pelos bricks Senses Decor, que contornou todo o ambiente e fez referência ao sistema construtivo da taipa.
A versatilidade dos porcelanatos da Portinari também ganhou evidência por meio da bancada da cozinha e mesa do home office, que exploravam a grandeza da lastra Gran Metal.
Ainda no que diz respeito a CASACOR SP, a Portinari foi presença carimbada em outros 32 ambientes, incluindo o espaço Pensar o Tempo, assinado pelo designer e arquiteto Pedro Franco e estrelado pela coleção Tempo, fruto de uma colab entre Portinari e A Lot Of Brasil. O lounge foi elaborado visando estimular o relaxamento, sendo dividido entre dois platôs (pavimento e teto).
A Portinari ainda esteve presente em diversos projetos assinados por nomes consagrados e novos talentos como Ana Weege, Roberto Migotto, Francisco Cálio, Mauricio Arruda, Ricardo Abreu, Alexandre Gedeon, Priscila Cox, Gabriela Mendes, Lidia Maciel, Guto Andrade, Gabriela Vilarrubia Bazotti, Gregory Copello, Tufi Mousse, Patricia Hagobian, Gustavo Martins, Clay Rodrigues, Gustavo Paschoalim, Tide Junqueira, Otto Felix, Joe Filho, Mauro Contesini, João Daniel, Samuel Angelo, Anete Weber, Brunete Fracaroli, Catê Poli, Fernanda Rubatino e Karol Suguikawa, entre outros.
Porcelanato Venezia, da Portinari, no projeto Home Bazaar, da arquiteta Fernanda Medeiros (Divulgação)
A marca ainda ganhou destaque na CASACOR RJ, onde participou de 10 ambientes. Entre os destaques, o projeto Home Bazaar, da arquiteta Fernanda Medeiros, com o porcelanato Venezia – da categoria de produtos Pietra Portinari Prime, inspirada nos terraços venezianos, num pavimento constituído pela mistura do mármore e pedra, com granulados finos de minerais. Já a coleção Tivoli, inspirada em um calcário extraído da Eslovênia de cor cinza claro com numerosos fósseis, foi evidenciada no Pavilhão Modernista, assinado por Mario Santo Neto.
Coleção Apuan, da Portinari, em estúdio elaborado por Sérgio Luiz Novaes na CASACOR RJ (Divulgação)
O estúdio elaborado pelo arquiteto Sérgio Luiz Novaes também contou com elementos da Portinari, com lastras no mega formato 160×320. O ambiente ressaltou a beleza da coleção Apuan, inspirada nos Alpes Apuanos na Itália, onde é possível encontrar os mais belos mármores sob uma vista de tirar o fôlego.
Nesta linha, o destaque ficou no contraste entre as peças. De um lado, a leveza do Calacata Borghini. Do outro, a exuberância e imponência do Nero Marquina. Na CASACOR RJ, a Portinari ainda esteve presente em projetos de nomes como Paola Ribeiro, Jorge Emilio Delmas, Priscilla Dias, Rafael Maduro, Vitor Niskier, Diego Raposo e João Guilherme Chierice Panaggio.
Na edição de 2023, a Portinari, que participa do evento pela quarta vez, será apoiadora local da CASACOR São Paulo com ambiente proprietário e para o evento um dos mais premiados arquitetos paisagistas do país: Alex Hanazaki. O profissional fez sua última participação na mostra em 2017, com o inesquecível Jardim Deca, e após 6 anos assume o desafio ao lado da Portinari. A 36ª edição da CASACOR acontece de 30 de maio a 06 de agosto, no Conjunto Nacional, sob o tema “Corpo&Morada”.