Especialista em Gestão Empresarial, Sônia Sacramento, dá dicas para PMEs em 2018
Os pequenos e médios empresários estão mais confiantes em relação aos negócios brasileiros, em 2018. Ao contrário do que se esperava no ano passado, essa confiança aumentou 3,7% na comparação ao último trimestre de 2017, segundo dados divulgados recentemente pelo Insper. Além disso, de acordo com o Sebrae, 43% dos empreendedores acreditam na melhora da economia este ano.
A pesquisa do Insper também apontou que os pequenos e médios empresários desejam fazer investimentos distintos conforme a necessidade de cada setor, que varia desde a contratação de novos funcionários a investimentos em divulgação e em infraestrutura. No entanto, para a consultora de negócios da S2R, Sônia Sacramento, mesmo com esse otimismo nos negócios é preciso ter cautela. “As empresas devem se planejar, pois mesmo que a economia sinalize melhoras, alguns acontecimentos como a Copa do Mundo podem influenciar esse cenário, já que esse evento afeta positivamente alguns setores, mas também prejudica outros”, comenta.
Já para quem deseja entrar no mercado empreendedor neste ano, a especialista orienta que é necessário se preparar e elaborar um plano de negócios cuidadoso e realista, pois essa é uma forma de minimizar os riscos a que estão sujeitas as atividades empreendedoras, além de definir a sobrevivência de uma empresa. “As ferramentas de gerenciamento estratégico também são uma solução que pode ser adotada pelo empreendedor, já que possibilitam um melhor entendimento do negócio”, sinaliza a especialista em Gestão Empresarial.
Sônia Sacramento explica ainda que existem algumas estratégias que as empresas podem adotar para manter o seu ciclo de crescimento, entre elas se diferenciar dos concorrentes por meio da inovação de seus produtos e serviços. “Para manter o crescimento, uma empresa também pode diversificar o seu modelo de negócio, ampliando a área de atuação da organização, ”, comenta a especialista.
Sônia Sacramento – é fundadora da S2R Consultoria Empresarial, mestre em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Empresarial, pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), graduada em Administração, com mais de 30 anos de atuação em empresas de pequeno e médio porte e startups.