Sistema de elástico interno proporciona flexibilidade ao cós da calça, permitindo que ela siga os movimentos do corpo sem alterar estética do produto

As calças apertadas demais, e principalmente quando são feitas de tecido que não estica, podem prejudicar o funcionamento dos órgãos que ficam na região abdominal e inclusive reduzir a circulação sanguínea no local. Os médicos chamam a condição de síndrome da ampulheta, que é quando os músculos superiores da barriga ficam tensionados, enquanto os da parte inferior tornam-se fracos por serem subutilizados. O quadro, se a ação ocorrer durante dias ou meses, pode levar a dores nas costas, problemas na respiração e até mesmo incontinências urinárias. Os pulmões também são afetados, porque, com a pressão dos órgãos e músculos do centro do corpo, torna-se mais difícil respirar profundamente, o que pode diminuir os níveis de oxigênio no sangue.

Pensando em solucionar esse cenário, mas principalmente em oferecer um produto que unisse estilo e conforto, a empresária Renata Iwamizu, fundadora e CEO da fashiontech brasileira moovexx, desenvolveu uma tecnologia que possui um sistema de elásticos invisíveis que proporciona flexibilidade ao cós da calça e aumenta em pelo menos 30% a chance de o produto vestir os mais diversos biotipos corporais.

A tecnologia – com patente já concedida no Brasil, Estados Unidos, México, Índia, Japão, Canadá, além da União Europeia – pode expandir, em média, 6,5cm (2,5 polegadas) no cós (medida cintura) sem comprometer o seu estilo – variação equivalente a quase dois tamanhos, ajustando automaticamente aos movimentos do corpo, equilibrando estética e conforto na mesma peça. A tecnologia é 100% nacional, desenvolvida no Brasil, por brasileiros.

moovexx é uma empresa de inovação em tecnologia têxtil que chegou com uma proposta de repensar o jeito de criar roupas. Nosso objetivo é levar soluções que ampliem o bem-estar das pessoas, respeitando a cadeia produtiva e alcançando o consumidor final. Trazemos um novo conceito de roupa confortável ao mercado de vestuário, harmonizando dois dos mais significativos, e quase antagônicos, desejos do consumidor: conforto e estilo”, explica Renata Iwamizu.

Além da preocupação com a saúde dos usuários e de unir estilo e conforto na mesma peça, a executiva destaca os importantes pilares de sustentabilidade da marca e reforça que a tecnologia inovadora para aplicar o elástico no cós é realizada de uma forma diferente, trazendo flexibilidade, sem tecido em excesso e sem perder a harmonia do caimento da roupa. Com o propósito de colaborar com o bem-estar das pessoas, a empresa busca o equilíbrio dos confortos físico, de beleza e saúde, bem como o sustentável.

No ponto de vista social trazemos a inclusão com roupas adaptáveis aos mais diferentes biótipos, integrando diferentes culturas. Respeitamos o ser humano em seus movimentos e momentos que pedem novas medidas; harmonizamos as suas necessidades físicas. No lado econômico possibilitamos o efeito sob medida, com o ajuste democrático ao permitir que a mudança de peso e medidas dos usuários não leve à necessidade de troca da calça. Também oferecemos uma oportunidade para reduzir SKUs dos varejistas, menos trocas e maior fidelidade do consumidor. Já no aspecto ambiental geramos um menor consumo de roupas causado por flutuações de peso, menor risco de devoluções e consequente redução de emissões de CO2 e menor consumo de tecido para oferecer peças flexíveis ao mercado com colaborações diretas para o meio ambiente”, completa.

A tecnologia da Moovexx proporciona, ainda, um estoque mais eficiente aos lojistas já que o mesmo tamanho de calça se encaixa em diferentes biotipos, aumentando a conversão de vendas e reduzindo a grade de tamanhos do estoque no varejo em até 50%. Já no e-commerce e marketplaces, as chances de um produto comprado se encaixar ao corpo aumentam consideravelmente. A redução do risco de devolução promove um aumento da confiança do consumidor. “Ao diminuir o risco da peça que tem Moovexx ser devolvida pelo cliente porque ‘não serviu’ evitamos que a peça seja transportada muitas vezes, colaborando com o pilar ambiental. Além disso, processos burocráticos para realizar trocas ou devoluções podem levar o consumidor a desistir da prática de compra online, reduzindo a fidelidade do cliente”, pontua Renata.

A busca do ser humano pelo bem-estar

Com foco no B2B, a empresa busca criar soluções tecnológicas que agregam valor aos parceiros dos mais diversos segmentos têxteis, levando maior equilíbrio entre saúde, conforto e beleza aos seus produtos e consequente bem-estar aos seus clientes. A tecnologia da moovexx se adapta ao vestuário de trabalho (workwear e uniformes), moda masculina e feminina, gestantes, infantil, sportswear, plus size e athleisure.

Oferecemos soluções para colaborar com todas as marcas de roupas que visam ampliar o bem-estar humano, trazendo harmonia entre os diferentes tipos de conforto que todos nós tentamos equilibrar todo o tempo. Desejamos liberdade de movimento (conforto físico), desejamos beleza (conforto estético), desejamos saúde (conforto de saúde) e desejo de proteger a natureza (conforto consciente). Todos nós buscamos por bem-estar“, reforça Renata Iwamizu.

Dentre tantas vantagens, nos períodos de maior inchaço da mulher, devido à alteração hormonal e retenção de líquidos (ciclo menstrual e menopausa), o moovexx se adapta, promovendo maior compressão e alívio na região abdominal.

Segundo pesquisa de ‘usos, hábitos e consumos’ realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), 97,2% dos homens consideram o conforto físico um atributo importante ou muito importante. Após a pandemia, a importância do conforto físico ganhou ainda mais peso.

Para empresas que compram uniformes para vestirem seus colaboradores com biotipos diferentes, a tecnologia também aparece como uma alternativa econômica, com conforto para o desempenho das funções e visual que respeita o bem-estar e autoestima do profissional.

Infantil

Atualmente os reguladores comuns atendem somente 50% das crianças em cada idade. Com flexibilidade de 7,5cm no cós, a tecnologia moovexx eleva para 90% as crianças atendidas em cada idade (entre 6 e 12 anos).

Plus size

De acordo com a nova edição do Atlas da Obesidade no Mundo, de 2023, divulgada no início de março pela Federação Mundial de Obesidade, uma aliança de grupos de saúde, científicos, de pesquisa e campanha, atualmente, cerca de 2,6 bilhões de pessoas, o que corresponde a 38% da população mundial, já estão com sobrepeso ou obesidade. No Brasil, a estimativa é que 41% da população adulta tenha obesidade até 2035. Entre as crianças, o crescimento será mais acelerado, de 4,4% a cada 12 meses, até chegar a cerca de 27% dos mais novos. A tendência é a mesma no resto do mundo.

Graças à tecnologia invisível do cós da moovexx a flexibilidade das calças é de até dois tamanhos e feitos sob medida para os diferentes biotipos, potencializados nos tamanhos plus size.

“Entender a complexidade das escolhas do ser humano, a relação entre bem-estar e conforto, permite-nos oferecer à sociedade soluções que respeite e harmonize a beleza, a liberdade de movimento, a saúde e a sustentabilidade, tratando as diferentes prioridades com igual importância”, detalha Renata.

Benefícios para o mercado textil

moovexx atua como uma marca ingrediente, associando-se aos produtos das marcas, respeitando suas criações e adicionando inovação, sem a necessidade de grande adaptação de processos ou quebra de produção. Além disso, as marcas parceiras são homologadas e recebem licenciamento para utilização da tecnologia que melhor valoriza seu produto.

Além de levar tecnologias para marcas parceiras, a moovexx também faz consultorias para desenvolver soluções de inovação que atendam questões específicas das marcas e fabricantes.

Através do Business Lab, um modo de unir empresas parceiras e investimentos, gerando avanços tecnológicos para a indústria têxtil, a fashiontech viabiliza aplicações inovadoras no mercado através do auxílio aos parceiros para aplicar novas tecnologias em seus produtos, realizando o trabalho de associação e nacionalização de inovações.

Mais de 1 milhão de peças já foram produzidas com a tecnologia moovexx. Grandes marcas nacionais, como Aramis e Basico.com (grupo Malwee) já se beneficiam da tecnologia. Na área de uniformes, policiais e bombeiros de vários estados, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também já conhecem e aprovam os diferenciais que a tecnologia é capaz de oferecer.

Premiações e reconhecimentos

moovexx foi vencedora na categoria têxtil do prêmio “Destaque Inovação” Idea Brasil 2013, considerada a mais importante premiação do país na área de design que reconhece os vencedores como referência de criatividade no cenário nacional.

A empresa brasileira também foi finalista na categoria “Best Innovation – Textiles for Clothing”, no ITMA Future Materials Awards 2015, considerada a maior e mais respeitada feira do setor têxtil no mundo, realizada de quatro em quatro anos. A edição de 2015 aconteceu em Milão e abrigou o prêmio “Future Material Awards”, com o objetivo de reconhecer as inovações de maior potencial no setor.

Selecionada para o Horizon 2020, maior projeto europeu de pesquisa e inovação da história, com ênfase na excelência científica, na liderança industrial e na solução de desafios sociais e para a ApexBrasil, em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), para o Programa Design Export, um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação.

A Mooveex também foi convidada para expor no Brasil Design Week, dentro do evento HSM Expo Management, o maior evento de gestão e inovação da América Latina.

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