Projeto educacional orientado pela professora e pesquisadora Adriana Karam reforça apoio aos seis mil alunos do Centro Universitário UniOpet 

Um novo jeito de ensinar e de aprender emerge do primeiro ano da pandemia da Covid-19, que obrigou ao isolamento social, ao ensino remoto e ao ganho de autonomia por parte dos estudantes. Para a professora Adriana Karam, pesquisadora e implementadora de inovação em educação, as duas principais transformações vieram para ficar e orientaram o novo projeto educacional do Centro Universitário UniOpet, do qual é presidente: o uso estratégico das tecnologias de ensino e o contato pessoal entre professor e aluno para atividades que não podem ser realizadas a distância.

Com essa visão, os seis mil alunos do UniOpet iniciam o primeiro semestre letivo de 2021 com novidades destinadas a aumentar sua interação e também sua capacidade autoformativa. À sua escolha, todos poderão ter contato presencial com os professores de suas disciplinas, ou acesso remoto por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (o AVA), no primeiro semestre letivo de 2021. Outra dinâmica é a possibilidade de escolher como cursar as matérias: de forma cem por cento a distância ou em aulas presenciais agendadas no campus da instituição, no bairro Rebouças, em Curitiba.

Destaque no mercado de trabalho

A volta às aulas ocorre entre os dias 22 e 24 de fevereiro, conforme o curso. O planejamento da jornada de aprendizagem para os 21 cursos de graduação e os 10 de pós-graduação atendeu às novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para a retomada do ensino presencial. E também levou em conta a tradição do ensino alinhado ao mercado de trabalho, que caracteriza o UniOpet. O grupo Opet chega ao cinquentenário neste ano como um dos maiores formadores de profissionais da capital e um dos únicos a manter-se sob o controle dos fundadores, em um mercado que viveu várias consolidações nos últimos anos.

“Nosso projeto educacional contempla o novo momento, com total atenção para que os alunos obtenham a melhor formação, capaz de garantir colocação e destaque no mercado de trabalho. Para isso, estudamos as competências que os profissionais do século 21 precisam ter e pesquisamos constantemente junto às empresas empregadoras as habilidades que elas buscam nos profissionais, em seus processos de recrutamento”, explica a presidente do grupo.

Tecnologia e aprendizado

A pandemia transformou a vida universitária para sempre, observa Adriana Karam, pontuando que a transformação mais evidente foi o uso de tecnologias para a aprendizagem. “Hoje, estão todos mais competentes no seu uso para aprender, para realizar experimentos, para se relacionar com colegas, realizar projetos e colaborar com colegas e professores de modo virtual. Não consigo imaginar que haja um retorno ao modo de organizar o processo educacional anterior à Covid-19.”

Além das mudanças no processo de aprendizagem, a experiência do ano 2020 trouxe uma mudança na percepção do valor da interação. Como os momentos presenciais são raros, a expectativa é que sejam relevantes. Por isso, as aulas presenciais se destinam a atividades que não poderiam ser realizadas virtualmente. “É desse modo que estou orientando o planejamento dos momentos presenciais no UniOpet: que sejam momentos de atividades práticas, de troca de experiências, de construção conjunta de solução de problemas reais e de muita interação entre alunos, professores e profissionais de mercado.”

Novo formato das disciplinas

Com essa orientação, os cursos foram reorganizados para enriquecer a formação, aproveitando os recursos da tecnologia e a capacidade autoformativa dos alunos. As novidades incluem a oferta de dois tipos de disciplinas: as Disciplinas MIX e as Disciplinas 4.0.

As disciplinas MIX, antigamente realizadas totalmente à distância, ganham interações remotas em tempo real entre professores e estudantes. Já as disciplinas 4.0, antes realizadas essencialmente de modo presencial, foram enriquecidas com atividades pré aula em ambiente virtual, receberam o aporte de vídeos e recursos instrucionais para serem estudados pelos estudantes, preparando-os para um aproveitamento superior das aulas presenciais.

Investimento em interação

Todas as disciplinas ganham material de apoio e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Implementado logo após o início do lockdown, o AVA UniOpet foi rapidamente disponibilizado aos estudantes dos cursos presenciais em função da experiência da instituição no uso de recursos tecnológicos para a aprendizagem, o que possibilitou o cumprimento do cronograma letivo. Ao longo do ano, o sistema foi aperfeiçoado com investimento em kits multimídia para professores, velocidade de streaming e produção de conteúdos para apoio pedagógico.

Com a escolha das Disciplinas MIX, os alunos estudam a teoria e realizam as atividades remotamente, escolhendo quando e onde estudar. A cada quatro semanas, haverá interações remotas ao vivo com o professor. Se quiser ir ao campus, poderá usar os espaços de estudo e convivência, que estão completamente adaptados, com oferta de álcool gel e garantia de distanciamento.

Já as Disciplinas 4.0 serão ofertadas em aulas presenciais semanais no campus, para atividades práticas, em horários pré-determinados. O aluno deve se comprometer com o estudo prévio do conteúdo teórico. O cronograma semanal incluirá disciplinas destinadas ao desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho.

Os encontros presenciais abordarão três dimensões: aplicação do conhecimento na prática, uso de tecnologia que apoia o exercício da profissão e vínculo com o mercado de trabalho.

“Com um programa alinhado às competências buscadas pelo mercado e pela sociedade 4.0 e com uma formação digital enriquecida pelo design cuidadoso das experiências presenciais, o UniOpet inicia o ano 2021 renovado a partir das experiências vividas até aqui e inspiradas por sua busca constante por inovação”, acrescenta Adriana Karam.

Sobre o UniOpet

O Centro Universitário UniOpet tem a sua formação apoiada na experiência de mais de 45 anos de ensino do Grupo Opet. O pioneirismo e o espírito empreendedor são características marcantes que fazem parte do DNA da instituição. O trabalho do UniOpet é focado na formação de profissionais para o mercado de trabalho. O UniOpet atua nas três principais modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.