Saiba como deixar o ambiente em ordem para as atividades do dia a dia
A cozinha, além de um ambiente funcional para execução das atividades gastronômicas, é também um cômodo social, onde os moradores se reúnem para refeições ou para tomar aquele cafezinho. Dessa forma, por ser um espaço bastante utilizado, a probabilidade de ficar desorganizado é grande. Para auxiliar os consumidores a manterem a cozinha organizada, Luciano Hoffmann, gerente de mercado da categoria de decoração e organização da casa, dá oito dicas para deixar o espaço sempre arrumado.
- Descarte os objetos que não são mais utilizados. Para um ambiente limpo e organizado, é necessário descartar o que não é mais utilizado, o que está quebrado ou até mesmo objetos em excesso, como panelas, espátulas, potes, entre outros.
- Separe os produtos por categorias. Uma boa alternativa é separar os utensílios domésticos – como copos, pratos, panelas, travessas e potes –, colocando-os em um espaço determinado para cada item. “Isso facilita na hora de procurar um produto e torna sua rotina na cozinha mais ágil”, conta Luciano.
- Mantenha os objetos mais utilizados à vista. Os produtos mais usados no dia a dia devem estar em um local acessível para facilitar o manuseio. “Dentro dos armários, a dica é colocar os itens maiores atrás e os menores na frente, para melhorar a visualização de tudo o que tem lá dentro”, comenta o gerente.
- Utilize potes de vidro e plástico para armazenar mantimentos. Separe todos os itens por categorias: grãos e farinhas em potes de mantimentos dentro do armário. Já para manter a organização dos potes, a dica é colocá-los em prateleiras e quando forem do mesmo tamanho, é possível empilhar uns nos outros.
- Aproveite espaço das gavetas. As cozinhas tradicionais possuem entre 4 e 5 gavetas e, para uma boa organização, as divisórias são bem-vindas. Na primeira gaveta, recomenda-se guardar talheres. Busque utilizar o divisor para separar facas, garfos, colheres etc. Deixe na segunda os acessórios como espátulas, pegadores etc. A terceira gaveta pode ser utilizada para guardar panos de prato. Por fim, a última gaveta pode organizar toalhas de mesa e guardanapos.
- Aposte em prateleiras, nichos ou cestos. Para conseguir visualizar melhor todos os itens que têm sua cozinha, as prateleiras e nichos são ótimas opções. Escolha aquelas com materiais resistentes, desta forma é possível guardar panelas e eletrodomésticos. Já os cestos são funcionais para guardar itens pequenos, liberando mais espaço nos armários.
- Opte por ganchos na parede para deixar os utensílios à mão. Os ganchos na parede são ótimas opções para colocar frigideiras, espátulas, entre outros objetos de uso contínuo. Além de decorar a sua cozinha, esse truque é funcional para agilizar a rotina na hora de preparar as refeições, por exemplo.
- Como preservar a organização. Agora que tudo está no seu lugar, como fazer para manter arrumado? “Sempre deixe a bancada o mais livre possível, deixando sobre ela somente os eletrodomésticos mais utilizados. Quando pegar algo das gavetas ou armários, devolva no mesmo lugar. O desenvolvimento de um hábito de organização é o que vai ajudar a preservar tudo arrumadinho”, finaliza Luciano.
– Potes e organizadores são peças chaves para organização dos armários de cozinha.