Entenda os direitos do comprador e como as empresas de gestão de garantia facilitam a vida dos lojistas

Quando se vai a uma loja adquirir um carro seminovo é comum encontrar no anúncio que o carro tem 90 dias de garantia para motor e câmbio. O tempo estipulado está correto, mas segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, por se tratar de um bem durável, a garantia se estende a todo o carro independente da natureza do problema ser no motor, no câmbio, problema elétrico ou de suspensão, salvo em questões de mau uso ou de uso indevido do veículo.

A responsabilidade por sanar o problema é da concessionária ou revendedora que têm que resolver em até 30 dias a contar da reclamação do cliente. Caso isso não ocorra, o consumidor pode exigir a troca por outro do mesmo padrão, cancelar a compra e receber a devolução integral do dinheiro com correção monetária, ou que o valor gasto no conserto seja abatido no preço. Esse prazo pode ser estendido em casos específicos em que haja problema em adquirir alguma peça de reposição, principalmente para carros importados. Porém, a loja tem que apresentar a solução ao cliente no prazo previsto na lei.

Dentro dessa realidade as concessionárias e lojas multimarcas encontraram em empresas de gestão de garantia um aliado para diminuir custos e manter seus clientes satisfeitos.

“Nós fazemos gestão da garantia pelo período de um ano desde a hora da compra, atendendo os consumidores dessas lojas quando precisam de reparos mecânicos. Se os itens com problema estiverem dentro dos itens cobertos por umas das três garantias que oferecemos, nós pagamos pela peça e serviço”, explica Felipe Muraski, diretor da Gestauto Brasil, pioneira em garantia mecânica no país.

Porém, mesmo que o problema apresentado no carro esteja fora da garantia coberta pelo contrato da Gestauto, a empresa se responsabiliza por encaminhar o veículo para sua rede de atendimento mecânico em todo o país e intervém junto às lojas e concessionários que fazem a opção por atender ou não aquele procedimento. Segundo Muraski, 58% dos carros atendimentos pela garantia da Gestauto apresentaram problemas nos 90 primeiros dias após a compra.

Os três tipos de garantia oferecidos pela Gestauto são, “Motor e Câmbio”, que cobre mais de 30 itens; “Garantia Futura”, com cobertura de mais de 70 itens e “Garantia Prime” com mais de 100 itens cobertos.

Bom para os compradores, melhor ainda para os vendedores. Com o serviço de gestão de garantia terceirizado, as lojas economizam tempo de seus funcionários que podem se dedicar exclusivamente à venda.

“Antes perdíamos muito tempo dos nossos funcionários resolvendo os problemas do pós-venda no atendimento e encaminhamento para as oficinas mecânicas. Agora a Gestauto faz esse trabalho e nossos vendedores ficam totalmente focados na venda dos veículos”, conta o proprietário da loja multimarca Bello’s Car em Curitiba, o empresário Rodrigo Dal Bello.

A Gestauto já passou a marca de 50 mil atendimentos e atualmente gerencia 16 mil pós-vendas de 600 clientes atendidos em todo o país.

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