Dentro do tema “5 Senses”, Ana Cristina Ávila, Sérgio Valliatti e Luciana Patrão prometem provocar os
sentidos dos visitantes
Com ambientes completamente diferentes, mas igualmente sensoriais, as novas vitrines da Artefacto Curitiba
prometem mexer com os olhos e as percepções do público. A inauguração, marcada para essa quinta, dia 21,
deve reunir clientes, imprensa e profissionais para celebrar os sentidos. Sob o olhar de Ana Cristina Ávila,
Sérgio Valliatti e Luciana Patrão, os espaços contam com mobiliário Artefacto Beach & Country. A expectativa,
mais uma vez, é surpreender os visitantes, com propostas contemporâneas compostas, produzidas e
arranjadas exclusivamente a partir do acervo da grife.
Ana Cristina Ávila
Um mergulho nas cores. Essa é a temática da Ana Cristina Ávila para o espaço que vai abrigar o showroom de
peças da Artefacto Home. “Minha inspiração veio de uma caminhada nas Montanhas coloridas do Peru. Mais
de 5mil metros de altitude, onde todos os sentidos ficam extremamente aguçados. A baixa temperatura e a
elevada altitude nos faz sentir e perceber a paisagem de forma única.
O colorido é inigualável”, conta Ana Cristina, que usou as cores terracota – no balanço e nas poltronas – azul, verde e neutros. Destaque para o rose usado nas soletas de couro da escrivaninha, na poltrona Mayu e na cômoda Kelor. “O Rose é uma mistura do rosa com laranja. Lindíssima alquimia de amor incondicional, felicidade e sabedoria. Excelente cor para o verão, traz leveza e muita elegância”, completa Ana Cristina.
No que diz respeito aos outros sentidos, a arquiteta usou um tapete com relevos e cordas náuticas para
estimular o tato. Músicas suaves estão presentes, assim como o aroma do café e as deliciosas nozes. A biofilia,
uma tendência na arquitetura da felicidade, aparece no ambiente de forma destacada. “Acredito que esse
projeto mostra a verdadeira forma como trabalhamos. Sempre com o objetivo do cliente na direção,
compondo cores com harmonia para levar a felicidade daqueles que moram ou trabalham ali”, finaliza Ana.
Destaques no mobiliário : balanço Angatu, assinado pelo designer mato-grossense Sérgio Matos, e a mesa de
centro Milpa II.
Sérgio Valliatti e Luciana Patrão
Para mostrar a versatilidade do mobiliário Beach & Country, Sérgio Valliatti e Luciana Patrão projetaram um espaço super contemporâneo composto de living com apoio para bar, office e quarto. A ambientação mescla tons
monocromáticos de preto em contraste com verdes e terrosos. Almofadas desenhadas pela bicentenária marca de
tecidos Sahco dão sofisticação ao imponente sofá que une o living à mesa bar para confortável degustação e
exploração dos 5 sentidos.
A base sóbria, porém descontraída, destaca o mobiliário da marca, “Eles servem como base para o mobiliário solto, valorizando o mix de produtos, suas formas e texturas”, conta Sérgio Valliatti. O resultado é um espaço atual, que transmite a sensação de equilíbrio e casualidade na medida certa.
Todos os produtos usados no espaço são lançamentos da nova coleção e tiveram sua leitura sob o olhar afinado dos profissionais que participam em mais uma edição da Mostra Artefacto em Curitiba. Além das peças inéditas B&C, Sérgio aponta a tela Diptilo, de Carlos Muniz, e as fotos de Cahique Lahgiz, série Costa Esmeralda, como pontos altos da produção.
Destaques no mobiliário: o buffet Kep, utilizado como bar e que possui gaveta refrigerada, e os criados Mapat, com design super moderno.
Mesas festivas
Outro destaque da noite serão as mesas dos ambientes da Mostra 2019, que recebem uma decoração especial para
os eventos de final de ano. Em parceria com a Bergerson Presentes, cada mesa terá uma composição única, sob o
olhar dos profissionais. Uma oportunidade imperdível para se inspirar.
Sobre a Artefacto
Quando a Artefacto instituiu o formato “ambientes assinados” em seu showroom, mais de 20 anos atrás, o
panorama, tanto do ponto de vista do consumo, quanto da percepção do mercado, era bem diferente da
forma como se apresenta hoje – ou seja: o feito ajudou a reconfigurar o setor mobiliário no País. Pioneira em
sua seara e sempre enxergando a concorrência pelo espelho retrovisor, a marca evoluiu a passos largos ao
longo de suas mais de quatro décadas de história. Sem desapegar do DNA handmade que carrega no nome e
que sempre diferenciou seus produtos, atingiu a liderança em móveis outdoor no sul dos Estados Unidos,
defendendo qualidade à toda prova embalada pela integridade do desenho. Com relacionamento único com
os arquitetos mais expressivos do trade, não à toa, a Mostra Artefacto transbordou das fronteiras
corporativas para garantir um lugar de prestígio no calendário oficial das grandes exposições do setor. Com 20
lojas pelo Brasil e 3 nos EUA, a marca segue apresentando propostas contemporâneas e atemporais
crédito fotos: Eduardo Macarios