Inspirada nas ‘steakhouses’ dos EUA e de São Paulo, a OX vai além da carne assada com cerveja, caipirinha e maionese

Um misto de churrascaria com restaurante de alta culinária, lounge bar e drinks autorais. Essa é a proposta da OX Steakhouse, aberta no final de 2018 no bairro do Batel com uma proposta diferente de servir carne assada. A ideia é servir cortes especiais com acompanhamentos e bebidas pouco usuais em uma churrascaria comum, que geralmente giram em torno apenas da cerveja, caipirinha e maionese.

A inspiração veio das steakhouses dos Estados Unidos, onde o churrasco é servido em um ambiente diferenciado e mais aconchegante. Não há rodízio e nem pressa para servir. O objetivo é fazer com que o cliente se sinta à vontade.

“Eu passei 18 anos nos Estados Unidos trabalhando em diversas frentes, entre elas auxiliando na abertura de filiais da cadeia de restaurantes Texas de Brazil, e queria trazer para cá este conceito de churrascaria diferente do que temos aqui. A ideia é as pessoas tomarem seu drink, apreciarem uma boa carne, conversarem e se divertirem sem pressa”, explica Andrei Nazario, idealizador da OX Steakhouse, junto do sócio Rodrigo Formighieri.

Para colocar o plano em frente, ele montou um time formado por alguns dos mais conceituados profissionais curitibanos. A começar pela própria churrasqueira, comandada pelo chef e mestre churrasqueiro Vinícius Felizardo. Já o bar de drinks teve a consultoria do bartender curitibano Diego Bastos (ex-Officina, premiado pelo Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, e pela Veja Comer & Beber).

E a ambientação ficou à cargo do arquiteto Guilherme Bez. Este último tomou como inspiração grandes casas paulistas para formatar a decoração da OX, como o Baby Beef Rubayat e NB Steakhouse.

Com capacidade para até 250 pessoas, a OX Steakhouse é dividida em três ambientes com diversos tamanhos de mesas. Há o deck externo com um dos lados do bar de frente para a Alameda Dom Pedro II, a parte interna a meia luz com sofás e uma picape de dj, e a área dos fundos com uma imensa araucária e um telão de 14 metros – onde são exibidos eventos esportivos e espetáculos musicais. Há ainda uma ‘pitsmoke’, uma churrasqueira de método texano de cocção.

Já o cardápio conta com 18 pratos criados pelo próprio mestre churrasqueiro, 21 opções de drinks autorais e releituras, e uma carta de vinhos com rótulos de 15 países, entre eles do Líbano, Nova Zelândia, Austrália e, como não poderia deixar de faltar, dos Estados Unidos.

Da terra ao mar

O cardápio da OX Steakhouse é dividido em opções para o happy hour, entradas, saladas, principais de carnes e frutos do mar, surf’n’turf (do mar à terra) e sobremesas. Todas as carnes são de bois da raça Angus e Wagyu trazidos diretamente do Rio Grande do Sul para serem selecionadas na própria casa.

O carro-chefe é o Tomahawk, um suculento filé da costela com manteiga de ervas e vegetais da época (R$ 183) que serve até duas pessoas. Outro muito pedido é o Flank Steak, um corte semelhante à fraldinha servido com molho de mostarda Dijon e trio de batatas gratinadas (R$ 91 também para duas pessoas).

Há ainda a tradicional costelinha suína ao molho barbecue artesanal com fritas e cinnamon apple na porção para compartilhar (R$ 89). Do porco também vem algumas das opções de happy hour e de entrada, como a porção de dadinhos de panceta em baixa temperatura com compota de abacaxi (R$ 37), e o carpaccio de pastrami com molho cítrico e mostarda, poivre ver, lascas de queijo grana padano e brotos da horta (R$ 45).

“A gente quer mostrar que churrascaria também pode ser um lugar de frutos do mar, e não apenas carnes”, explica Vinícius Felizardo sobre as opções como o salmão em crosta de castanhas, toque de frutas vermelhas e risoto de limão siciliano (R$ 95), e o bacalhau envolto com jamon confitado no azeite e legumes rústicos (R$ 139).

Já a opção surf’n’turf é uma panceta assada lentamente com polvo grelhado e pururuca com cenoura em duas texturas no aroma de laranja (R$ 119).

Nos fins de semana, a OX Steakhouse tem uma programação culinária especial. Aos domingos, Vinícius prepara uma costela de dar água na boca, a R$ 141 para duas pessoas.

A porção de pouco mais de 1 kg de costela é servida com arroz branco, farofa de bacon com cebola e maionese tradicional. O corte é assado durante seis horas e mantido na brasa para manter o sabor do churrasco. Das 12h às 16h apenas no domingo.

‘High drinkability’

Assinada pelo premiado bartender curitibano, a carta de drinks é dividida em quatro categorias de coquetéis pensados exatamente na harmonização com o churrasco. Diego Bastos, que fez a consultoria do bar, explica que foi um desafio, já que as pessoas normalmente lembram da carne assada acompanhada apenas de cerveja e caipirinha.

“Todos os drinks foram pensados de acordo com as carnes servidas, um trabalho a quatro mãos meu e do Vinícius, Nós levamos em consideração os cortes, o preparo, o nível de gordura, o molho, os temperos, tudo o que há no prato”, conta mostrando as opções coringas à base de gin, que harmonizam com praticamente tudo.

O Gin Ox Tonic leva gin, água aromatizada de flor de laranjeira, tintura de pêssego, cumaru e laranja, mas pode ser servido na opção de Elderflower Gin & Tonic, com o destilado acompanhado de licor de flor de sabugueiro, hortelã e limão siciliano. Ambos custam R$ 29.

Há ainda o curioso Charcoal Purity #2 (R$ 31), com whisky, infusão de trufas, carvão vegetal ativado e creme de maracujá. E também a releitura do Negroni, o Certo Sbagliato (R$ 27), com Campari, vermute, infusão de cascas de cítricos e espumante brut.

Hoje o bar é tocado pelos bartenders Daniel Augusto Krause e Karoline Oliveira, que junto de Vinícius Felizardo preparam para muito em breve uma nova carta de drinks. Estão previstos preparos como o Queen Tea — que faz uma homenagem à rainha Elizabeth II –, com um equilíbrio entre chá de laranja com canela e gin; o 1948, ano em que o primeiro português pisou em solo brasileiro, com cachaça umburana e vinho madeira, entre outros.

Por outro lado, a adega de vinhos da OX Steakhouse possui rótulos de 27 regiões do mundo, entre brancos, rosés, tintos e espumantes. São opções a partir de R$ 60.

Olha a selfie!

Além de todas as opções do cardápio, no fundo da OX Steakhouse há uma araucária imensa no meio do salão, em um ambiente de paredes coloridas coberto por vidro e um telão de 14 metros de comprimento. A área possui mesas com sofás, mesas coletivas e poltronas debaixo das folhagens, perfeitas para uma selfie e postagens nas redes sociais.

Serviço:
OX Steakhouse

Al. Dom Pedro II, 390, Batel.
Horários de atendimento: terça a quinta, das 18h à 0h. Sexta e sábado, das 18h à 1h. Domingo, das 12h às 16h.
Informações e reservas pelo (41) 3039-4577.

crédito foto: Munir Bucair Filho

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