Sem vínculo religioso, data proporciona reflexões para mudanças interiores
O Dia da Renovação Espiritual é comemorado em 28 de junho, mas a data ainda é desconhecida pela maioria da população brasileira. Criada para inserir um hábito positivo em nosso cotidiano, a celebração é especialmente bem-vinda em tempos de amplas mudanças sociais.
Seja em virtude da pandemia de Covid-19, nas diversas relações humanas ou na expectativa misturada à incerteza com relação ao futuro, a necessidade de estar bem consigo mesmo, com os outros e saber lidar com as boas e más emoções contribui para a situação emocional de cada um.
Sem conexão com qualquer religião, o Dia da Renovação Espiritual tem a finalidade de estimular o exercício de um pensamento mais introspectivo para refletir sobre o que é preciso mudar na própria vida e no relacionamento com aqueles que estão ao nosso redor.
“A meditação e a reflexão são caminhos práticos para se renovar espiritualmente no dia a dia. Com essa autocrítica, podemos ter relações mais saudáveis, aliviar o estresse, respeitar uns aos outros e diminuir nossos sofrimentos físicos e emocionais”, explica o escritor paranaense Odil Campos.
Para ajudar nessa constante busca de evolução, o autor – que mantém o vigor da escrita aos 70 anos, já publicou dez livros e vendeu mais de 20 mil exemplares – recomenda cinco práticas diárias.
Abra-se ao novo
O primeiro passo para fazer uma renovação é se abrir a diferentes possibilidades, fazer uma limpeza na mente, no coração e arrumar espaço para a entrada de novas ideias. Por isso, é fundamental sair da zona de conforto, buscar mudanças em determinados conceitos que causam medo, geram limitações e estagnações.
Elimine o que faz mal
Nada de se envolver em discussões acaloradas pelas redes sociais. Em tempos de fácil acesso à tecnologia, qualquer pessoa escreve o que deseja e isso costuma gerar agitações.
Pensamentos arcaicos, separatistas, individualistas, energias negativas, conflitos, ódio e violência também devem ser deixados de lado, pois geram ainda mais perturbações e não levam ao bem comum.
Respeite
O médium também reforça o conceito de que o mundo só irá se regenerar e mudar as más vibrações quando o ser humano retirar as barreiras das diferenças, houver o respeito mútuo e o sentimento de amor verdadeiro.
“Temos o hábito de culpar os outros quando vivenciamos situações que não são do nosso agrado. Não aceitamos o erro e muito menos a culpa. Contudo, mudar esses pensamentos e admitir falhas são passos fundamentais para que haja menos críticas e evolução em nossas atitudes positivas diárias”, observa Campos.
Pratique
Em determinados casos, a ação é mais importante do que a palavra. Segundo o autor, de nada adianta ficar alheio em relação ao comportamento do vizinho, sabendo que é preciso estreitar laços e tomar atitudes.
“Um bom exercício interior é ouvir as pessoas, especialmente aquelas que pensam diferente de nós. Normalmente queremos impor nossas ideias e não damos chances para que o outro se expresse. Ouça mais, ainda que discorde. Comece você mesmo a fazer isso e não espere que o outro tome a iniciativa”, explica.
Cuide de si próprio
Compreender o cenário em que se vive e saber administrar conflitos também ajuda na renovação espiritual. Como exemplo, o autor cita o descuido.
“Se uma parte da nossa vida é negligenciada, ela aparece ou reaparece de forma distorcida. Se a gente não cuidar bem da saúde, em algum momento, um desconforto físico vai aparecer. O tamanho do desconforto vai depender da dimensão da negligência”, pondera.
Por fim, o escritor sugere que o Dia da Renovação Espiritual não aconteça apenas na data de 28 de junho. “Leve para seu cotidiano. Transforme a busca pela renovação num hábito diário. Exija de você o melhor sentimento fraterno que seu espírito tem a oferecer ao mundo”.
Perfil
Odil Campos já publicou dez livros que englobam romances, psicografias, mensagens e estudos mediúnicos. Até o fim deste ano, mais duas novas obras devem ser lançadas.
Seus livros vêm recheados de ensinamentos, apresentam leitura leve e de fácil compreensão até mesmo para os leigos no assunto. Os enredos proporcionam fascinantes descobertas que ajudam os leitores a entender a si mesmos, as pessoas ao seu redor e as situações vivenciadas desde o nascimento no planeta Terra.
“Todos esses conhecimentos vieram depois de 40 anos de estudos. Viajei diversas vezes para Europa e Oriente em busca de aprendizados e fiz muitas pesquisas relacionadas ao para-psiquismo e à espiritualidade. Com essas práticas, espero ajudar as pessoas”, argumenta o autor.
Para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre o Dia da Renovação Espiritual, o título “O Renascimento” (ed. Flor de Lis, 248 págs., R$ 45) aborda sobre conflitos de relacionamento familiar e temas correlatos.
Todos os dez livros do autor estão à venda no site www.editoraflordelis.com.br, em diversas redes de livrarias do Brasil e nos principais marketplaces do país.
Crédito das fotos
Foto 1: Crédito de Sasin Tipchai-Pixabay
Foto 2: Livro “O Renascimento” – Divulgação