Especialista em gestão de pessoas fala da importância do uso da tecnologia e personalização do atendimento ao cliente para esse segmento

Visto a modernidade em que nos encontramos, com atualizações e inovações tecnológicas, nossa realidade passa por diárias transformações que tornam alguns hábitos e costumes imediatistas. Por este motivo, muitas profissões estão entrando em extinção ou perdendo sua funcionalidade, como é o caso de estabelecimentos locais e familiares.

Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, com especialização em Harvard – Graduate School of Education, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as profissões que não se adequarem às mudanças e necessidades atuais tendem a ser engolidas. “É preciso reinventar a profissão. Além da personalização, deve-se pensar no público do negócio e como atingi-los. Para isso, é preciso ir até o cliente, fazer um atendimento personalizado, oferecer soluções inovadoras e uma extraordinária experiência”, destaca.

Sebos, locadoras de filme, alfaiates e mais profissões de comércio local costumam funcionar em estabelecimentos pequenos e de bairro, gerando uma característica muito comum entre eles que é fato de costumarem ser negócios entre família que são passados entre as gerações.

Por conta deste formato, muitos não se atualizam frente às inovações disponíveis para os afazeres cotidianos. Pensando nisso, Slivnik ressalta que a relação com o cliente pode ser um ponto para equilibrar essa questão. “Conversar com os clientes pode ser uma estratégia muito barata e impactante, o que proporciona uma maior probabilidade de ótimos resultados. É preciso estar atento às necessidades para gerar novas oportunidades”, informa o especialista.

Dentro desse cenário de trabalhar com a família, o gestor destaca a importância de saber separar relação profissional e pessoal, a fim de que o negócio possa ser produtivo e a relação familiar mantida de forma saudável. “É preciso muita conversa e ter valores familiares sólidos, caso contrário, a tendência é destruir o negócio e, infelizmente, a família”, informa.

Sobre os vínculos emocionais, é preciso saber suas influências, mas ainda assim reinventar e ressignificar a profissão e a forma de se fazer negócio, a fim de entender as necessidades específicas da nova geração de consumo para perpetuar essas profissões consideradas antigas e o estabelecimento possa continuar atendendo seus clientes e gerando bons resultados.

Slivnik salienta que “a mudança de mercado acontece diariamente”, e separou cinco dicas para quem tem um negócio de família para que ele possa se perpetuar entre mais gerações. Confira!

  1. Nunca leve discussões do trabalho para dentro de casa. É preciso saber separar para que as relações sejam sustentáveis.
  2. Defina claramente o papel de cada um e respeite as decisões tomadas.
  3. Defina um líder que tomará a decisão final nas discussões. Quando alguém tem, previamente combinada, essa função, fica mais fácil aceitar as decisões.
  4. Fique atento à mudança de comportamento dos clientes. Escute eles, entenda o que eles verdadeiramente querem e esperam de você.
  5. O melhor marketing é aquele que o seu cliente faz do seu negócio. Não simplesmente atenda as necessidades do seu cliente, exceda e vá além do que ele espera de você. Com isso, com certeza ele voltará e, melhor, trará novos clientes!

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of E ducation – Boston / EUA). www.slivnik.com.br

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