Edição terá atrações inéditas e programação completa para quem busca opções de viagens em família neste final de ano
Joinville está pronta para celebrar a magia do Natal em 2024 com uma programação especial e gratuita, que começa em 24 de novembro e se estende até 5 de janeiro de 2025. Este ano, o evento — que deve atrair mais de 450 mil visitantes — será marcado pela inclusão e diversidade de experiências, como a nova roda-gigante “Roda dos Sonhos” e o retorno dos desfiles natalinos reformulados, agora em parceria com a Secretaria de Educação.
Com foco em acessibilidade e o tema “Histórias para contar, emoções para viver”, a quarta edição do Natal de Joinville incorpora recursos como audiodescrição, visitas guiadas com intérpretes de libras e um espaço de descompressão para pessoas com necessidades especiais. O evento conta também com pulseiras de identificação para acesso preferencial e equipe especializada para acolhimento, consolidando Joinville como referência em acessibilidade nos eventos de Natal no Brasil. A “Roda dos Sonhos”, uma roda-gigante com mais de 20 metros de altura, contempla espaço adaptado para cadeirantes.
O resgate de memórias gastronômicas dos antigos colonizadores terá destaque com o lançamento do livro de receitas e histórias “Sabores e Saberes”. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Natal Joinville em parceria com a Univille, traz uma coletânea de histórias e receitas típicas da cidade. Os desfiles na rua do Príncipe, a Casa do Papai Noel, o carrossel e a pista de patinação são algumas das atrações tradicionais que encantam locais e visitantes.
A noite de abertura é outro ponto alto do Natal de Joinville. Marcado para 24 de novembro, a partir das 19h, em frente à Prefeitura Municipal, o espetáculo vem com a direção artística de André Gress, reconhecido pela atuação em produções da Broadway, em colaboração com o Instituto Arte Maior e a Cia MOA. Entre as atrações inclui um espetáculo de luzes, apresentações de teatro e dança com personagens tradicionais na cidade, como Chineque, Fritz e Chimia. Mais de 200 pessoas participam da montagem, entre bailarinos, atores e coral. Logo após o espetáculo, as decorações da cidade se acendem, oficializando o início das atividades.
Ao todo, são mais de 20 atrações para todos os públicos, de todas as idades. A Pista de Patinação continua entre os destaques. Com cerca de 200 metros quadrados, garante bons momentos de diversão em família e com os amigos. Para brincar no gelo é só realizar o agendamento prévio pelo aplicativo Joinville Fácil. Além das famílias e turistas, os pets terão um espaço decorado na Praça Dario Salles, e a praça de alimentação também promete opções variadas na edição deste ano.
Confira alguns dos destaques:
- Carrossel, instalado na Praça do Fritz (Praça Nereu Ramos);
- Bosque da Neve, na Vila do Papai Noel (Praça Dario Salles);
- Túnel de Luzes da rua do Príncipe, com mais de 70 metros de extensão e 73 mil lâmpadas;
- Oficinas criativas de gastronomia e artesanato; na antiga sede do Ipreville, na Praça Nereu Ramos;
- Instagramáveis dos patrocinadores instalados nas praças, para as melhores fotos e brincadeiras;
- Árvore de Natal, na Vila do Papai Noel (Praça Dario Salles);
- Presépio, montado no espaço onde ficava o antigo “Prédio Verde”, no caminho entre as praças e a sede da Prefeitura;
- Teatro de Bonecos, na Praça do Fritz (Praça Nereu Ramos), com sessões às quintas, sextas e domingos, às 19h30, 20h, 20h30, 21h, 21h30 e 22h.
Serviço:
Natal de Joinville 2024
Quando: 24/11/2024 a 5/01/2025
Onde: Praças Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos, Travessa Bachmann e Rua das Palmeiras
Ingressos: Gratuitos
Mais informações: www.nataldejoinville.com.br
Para saber mais sobre esses e outros eventos importantes do calendário cultural de Joinville acesse https://www.visitejoinville.com.br/
Sobre Joinville (SC)
Em 173 anos Joinville passou de uma vila colonizada por imigrantes suíços, alemães e noruegueses à maior cidade de Santa Catarina. Localizada entre a serra e o mar, preserva suas tradições e oferece atrativos turísticos para diferentes perfis de viajantes. As opções incluem roteiros de lazer e entretenimento, ecoturismo e turismo de aventura, cicloturismo, turismo histórico e cultural, rural e náutico. Em termos de estrutura, Joinville conta com um aeroporto bem conectado à malha doméstica, uma rodoviária, e 6,4 mil leitos hoteleiros, além de 893 bares e restaurantes. Com 1,3 mil indústrias, 11 mil estabelecimentos comerciais e um ecossistema de fomento à inovação, o parque fabril é motor para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos. Dá para perceber que Joinville não é só uma cidade. Joinville é muitas cidades em uma só.
foto: divulgação