Especialista da Bio Ritmo explica os efeitos do álcool no corpo e traz dicas de drinks refrescantes sem o componente
O número de pessoas que consomem bebidas alcoólicas tem diminuído a cada ano, segundo uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pedido do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). Em 2023, mais da metade dos brasileiros, cerca de 55% da população adulta, já não bebia álcool. Com a busca cada vez maior em cuidar bem do corpo, o uso de substâncias, como o álcool, pode atrapalhar quem está atrás da sua melhor versão. Dessa forma, com mais e mais pessoas adeptas a esse lifestyle, surge uma nova ideia de drinques: os mocktails.
Essa nova tendência, que vem do inglês “mock” de “imitação”, é uma ótima opção para aproveitar momentos de lazer com bons drinks sem comprometer a saúde. Pois, como coloca melhor abaixo Fúlvia G. Hazarabedian, do programa Bionutri, da rede de academias high end Bio Ritmo, a ingestão de álcool não traz benefícios.
O álcool não combina com a vida saudável, principalmente para aqueles que buscam ganhar músculos. “As bebidas alcoólicas afetam negativamente o desempenho muscular, devido a uma série de interferências, entre elas, um tempo maior para recuperação muscular pós treino e uma possível diminuição dos níveis de testosterona, que é essencial para a musculatura”, explica a nutricionista.
Além disso, Fúlvia comenta sobre como o fígado fica sobrecarregado com a substância:
“O fígado é responsável por destruir as substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão, e no caso de ingestão de bebidas alcóolicas, por metabolizá-la. Dentre outras funções, ele também auxilia no controle de açúcar no sangue, e nesse caso, pode impactar no desempenho o treino, por não dispor dessa energia para contração muscular, podendo assim, utilizar a massa massa para esse fim.”
A longo prazo, o consumo contínuo e excessivo de bebidas alcoólicas pode trazer danos irreversíveis para o corpo, como a cirrose, em que há a necessidade de um transplante de fígado. Para aqueles que não desejam abrir mão da bebida, o segredo para ter uma vida saudável é a moderação. Fúlvia indica, além do consumo responsável, aliar com uma boa dieta – e não esquecer-se dos exercícios físicos.
A seguir, a head do BioNutri sugere dois mocktails refrescantes para tentar nesse calor:
Receitas
Limonada de Lavanda
Ingredientes:
Suco de 2 limões
2 copos de água
1 colher de sopa de mel ou agave
1 colher de sopa de lavanda comestível e desidratada
Lavanda para decorar (Opcional)
Rodelas de limão para decorar (Opcional)
Modo de preparo:
Ferva a água, desligue o fogo e adicione a lavanda desidratada;
Deixe em infusão por 30 minutos, adicione o suco de limão e coe;
Adicione o mel ou agave e misture;
Coloque em um copo com cubos de gelo;
Decore com limão e lavanda.
Morango e Hortelã
Ingredientes:
6 morangos congelados
5 folhas de hortelã
Suco de 1 limão
1 Lata de água com gás
1 colher de chá de mel ou agave
Modo de preparo:
Em um liquidificador ou mixer, bata os morangos, a hortelã, o suco de limão, o mel ou agave e metade da lata de água com gás até ficar homogêneo;
Coloque em um copo com o restante da água com gás;
Decore com morango e hortelã.
Sobre a Bio Ritmo
Com quase 30 anos de história, a Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com mais de 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.
foto: Unsplash