Método estimula criatividade e independência nas crianças

Protagonista de Divertida Mente 2, ansiedade agrava problemas como tontura e zumbido
4 de julho de 2024
Futuro do empreendedorismo no Brasil pode ser feminino, jovem e negro
4 de julho de 2024

Caminho Suave lança manual com mais de 200 atividades para que pais promovam autonomia dos filhos nos primeiros anos de vida

Como tornar bebês e crianças pessoas independentes e autoconfiantes? Um método educacional criado há mais de cem anos por Maria Montessori tem sido reconhecido como facilitador para o desenvolvimento autônomo das crianças. Ela defende a ideia de formar indivíduos independentes, capazes de assumirem responsabilidades tanto por si mesmos quanto pelos outros.

Para auxiliar na promoção do progresso dos pequenos, a entusiasta em pedagogia Maria Stampfer, baseada na educação Montessori, reuniu em livro uma jornada lúdica com a finalidade dos pequenos alcançarem plenamente o vasto potencial que possuem. Em O guia Montessori para bebês e crianças, lançamento da Caminho Suave, a autora compartilha mais de 200 atividades que podem ser aplicadas em crianças de até três anos. Tais brincadeiras têm o intuito de aprimorar habilidades motoras, dominar a coordenação, expandir o vocabulário e construir a autoconfiança.

Com páginas ilustradas e descrições detalhadas, as atividades recomendadas aos poucos introduzem cores, objetos, palavras e formas na vida da criança. Pescar bolinhas de madeira, cortar cabelos do rolo de papel higiênico, passa fio, bambolê com materiais sensoriais e desenhos com iogurte são algumas das ações propostas.

A obra começa logo no nascimento e sugere que desde bebê o indivíduo seja introduzido às atividades criativas. Desta forma, as ações indicadas potencializam o crescimento de maneira direcionada e treinam todos os sentidos da criança desde o início da vida.

Este guia também fornece dicas de como utilizar itens e brinquedos. Os móbiles, por exemplo, indicados para bebês de zero a três meses, no método Montessori, não servem como distração, nem auxiliam no sono, mas sim permitem que os recém-nascidos se envolvam pela primeira vez com o ambiente ao seu redor. Portanto, a autora recomenda que os móbiles fiquem em uma área de brincar, como na sala de estar.

“As crianças são naturalmente curiosas e adoram aprender. Essas características maravilhosas podem ser incentivadas e acompanhadas com materiais cuidadosamente selecionados. Em um processo de aprendizado bem-sucedido, as crianças preservam o gosto pelo conhecimento”, comenta a autora.

Livro indispensável para todos que desejam promover o desenvolvimento integral das crianças, a autora, além de sugerir práticas como as citadas acima, salienta que o Montessori fará com que o estresse pelo excesso de estímulos e sobrecarga seja reduzido ao longo da vida. Assim, os pequenos conseguirão aproveitar melhor o tempo com os pais e juntos construirão memórias duradouras.

Ficha Técnica:
Título: O guia Montessori para bebês e crianças
Subtítulo: Estimule criatividade e independência para filhos mais felizes
Autor: Maria Stampfer
Número de páginas: 144
ISBN: 978-6586742367
Dimensões: 20.5 x 1 x 27.5 cm
Preço: R$ 69,90
Onde encontrarAmazon

Sobre a autora: Maria Stampfer se interessou pelo campo da educação desde a juventude. Durante sua formação tomou contato com a pedagogia Montessori e, desde então, tem explorado seus fundamentos teóricos. Após se tornar mãe, pode incorporar seu sólido conhecimento e seus estudos no dia a dia. Agora pode combinar sua paixão pela escrita e o entusiasmo pela pedagogia Montessori com milhares de pais ao redor do mundo.

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.Instagram@editoracaminhosuave e @editoraedipro

fotos: Divulgação | Freepik