Para o Outono/Inverno 2020, a Salvatore Ferragamo explora a natureza cada vez mais diversificada e flexível da identidade feminina contemporânea
Durante o início do século XX, Carl Jung propôs que o inconsciente coletivo da sociedade reconhecesse sete arquétipos de mulheres. No início do século XXI, uma mulher não é mais definida por tais categorias – ela é quem se define. A identificação feminina é um espaço livre, fluido e autoral, que está pronto para a experiências e brincadeiras não-conformistas.
O diretor criativo Paul Andrew diz: “A noção de encaixar em um conjunto ‘padrão’ parece cada vez mais obsoleta hoje em dia, tanto para mulheres quanto para homens. Eu acho que as identidades que escolhemos usar hoje não são fixadas através de um único filtro – são um caleidoscópio móvel, uma junção de características e qualidades.”
“A chave para esta coleção era considerar algumas das muitas mulheres que idolatramos. Encontramos um livro de Fulvia Ferragamo no qual ela colecionava imagens botânicas para inspiração: usamos isso em toda a coleção em estampas, malhas e também bordados em camisetas. Também consideramos uma gama multifacetada de heroínas femininas desde Virginia Woolf até Nancy Pelosi, passando por Michelle Obama e Nina Simone, e trabalhamos para refletir sua inteligência, bravura e beleza na coleção”.
Paul Andrew
A base da Ferragamo é o calçado: esta coleção é um exercício de vestir dos pés à cabeça. Os sapatos vão desde uma sandália de salto alto (feita com retalhos de napa da Ferragamo), passando por múltiplas versões do novo sapato Viva (das flats até os poderosos saltos blocados), e uma robusta e articulada sola tratorada. As botas de crocodilo são constituídas por peles reaproveitadas. As bolsas incluem uma expressão expandida dos nossos versáteis modelos Trifolio e Studio, tendo ainda uma bolsa minimalista para o dia, em napa tingida de origem vegetal. As alças de couro tecidas à mão decoram bolsas, sapatos e casacos para assinalar tanto o ofício do artesão Ferragamo, como a multiplicidade entrelaçada da identidade da mulher e dos gêneros de roupa feminina.
Mood
Poderoso: saia e vestido com franjas de corrente, capas no comprimento do chão, shearling ousado, um lenço/jogado de detalhe embutido que atravessa o terno e um trench floral, bolsos esculturais de silhueta marcante.
Suaves: topcoats de cashmere, saias e camisas com estampa botânica ao estilo gauzy, saias e camisas de cashmere com fendas na bainha, collants de cashmere.
Estruturado: alfaiataria, terno listrado e saia bustier, camisa formal com bordados, terno de noite preto com lenço/jogado embutido, bota a corpete em couro de boi e shantung preto.
Romântico: um vestido com a assinatura Vara em gorgurão, vestidos de chenille nervurado, vestido de seda azul celeste com bainha amarrada no tornozelo, vestido de malha verde-azulado.
Pragmático: culotes, malhas e camisolas, calças de trabalho em couro, casaco de liner com efeito chevron acolchoado.
Paul Andrew disse: “A roupa às vezes pode te definir. Usadas com liberdade, elas também podem te redefinir como ferramentas para a evolução, autoexpressão e transformação”.
GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS EVENTOS DA SALVATORE FERRAGAMO
Como parte da contribuição positiva de Salvatore Ferragamo para proteger e preservar o meio ambiente e, de acordo com os princípios da certificação ISO 14064 (Organization Carbon Footprint), a empresa irá calcular a emissão de carbono de seus eventos em 2020 e patrocinar iniciativas de compensação de carbono no mesmo ano.