“Algumas memórias têm gosto de saudade. Se eu fechar bem os olhos, lembro-me perfeitamente do único vestido que minha mãe tinha para ir à missa aos domingos. Da Dona Maristela que doou o lápis de cor usado para que eu pudesse ir à escola e da Dona Terezinha minha primeira professora que me ensinou a colorir…”.
Tenho um arquivo mental com várias gavetas onde guardo minhas memórias afetivas. As boas ocupam as gavetas da frente, com destaque, com honra. Pretendo tirá-las do arquivo com frequência, acaricia-las, coloca-las para tomar sol para que durem bastante.
A proposta para o Dragão Fashion 2018 é abrir algumas gavetas da minha vida, um pouco de mim e das mulheres que mesmo anonimamente contribuíram para a minha formação.
O perfume de tecidos antigos aliados ao conceito do Slow Fashion no processo de construção artesanal e o reaproveitamento de resíduos têxteis direcionam as linhas e formas das roupas. Sob a óptica do design surge uma coleção atemporal com peças que transcendem o seu tempo.
Tecidos orgânicos, sedas artesanais com identidades próprias unem-se ao jeans e suas nuances, o retecido é feito através de tiras de viés criando texturas, formas e dando uma identidade única a cada peça.
Direção criativa: Ronaldo Silvestre
Materiais: Jeans, seda artesanal e os resíduos de cetins.
Cores: Preto, verde, vermelho, nude e toda gama do azul partindo do azul claro ao intenso.
Tipologia Artesanal:
- Tecidos artesanais produzidos no Tear Mineiro com fios de seda artesanal.
- Bordado Técnica de Renda Irlandesa – utilizando viés em jeans e seda artesanal.
- Cirandinha em Crochê – utilizando fios de seda artesanal e passantes em jeans.
Bordados: Instituto Tecendo Itabira
Patrocínios:
– Capricórnio Têxtil
– Cerradouro Biojoias
– Linhas Círculos
– Fermoplast
– Ramarim Calçados
– O Casulo Feliz
crédito fotos: Nicolas Gondim