Segunda edição da iniciativa tem inscrições abertas até 27 de outubro
As inscrições para a segunda edição da Maratona UNICEF Samsung seguem abertas até o dia 27 de outubro. A proposta é unir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores, com o objetivo de desenvolver protótipos de aplicativos para dispositivos moveis para sala de aula de Ensino Médio (nas áreas de Língua Portuguesa e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).
“A primeira edição da maratona mostrou que a parceria entre Samsung e UNICEF inspirou professores e alunos a desenvolverem projetos voltados para a educação por meio da tecnologia. O objetivo neste segundo ano do projeto é proporcionar o protagonismo de estudantes no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para a qualidade da educação e, assim, continuar a contar novas histórias de sucesso”, afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
A equipe participante deverá registrar, no formulário de inscrição, uma proposta sucinta de projeto de desenvolvimento de protótipo de app, indicando habilidades descritas em, no mínimo, duas áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (“ODS”), para serem utilizados por estudantes e professores nas salas de aulas do Ensino Médio.
“A primeira edição da Maratona nos mostrou que o envolvimento de adolescentes na busca por soluções para a sala de aula traz ótimos resultados. As equipes chegaram a soluções inovadoras e eficazes que nos inspiraram a realizar esta segunda edição, agora voltada aos desafios do Ensino Médio”, diz Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
Informações e como fazer a inscrição:
– Nesta primeira fase da maratona, é preciso fazer um cadastro, formar a equipe e enviar um vídeo de um minuto sobre o projeto do aplicativo. O prazo de inscrição vai até 27 de outubro e pode ser feito no: https://maratonaunicefsamsung.org.br/.
– Cada time deverá ser formado obrigatoriamente por cinco pessoas, com os seguintes perfis:
um professor de escola pública, um estudante cursando o Ensino Médio em escola pública e
três estudantes (cursando Ensino Médio, técnico ou graduação) podendo ser de escolas públicas, escolas técnicas, universidades públicas ou privadas, ou de institutos federais.
Veja o regulamento completo em: https://maratonaunicefsamsung.org.br/docs/RegulamentoMaratona.pdf
Sobre a Maratona
A Maratona é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI. O objetivo é desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis (apps), de acordo com áreas, competências e habilidades definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio.
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.