Para celebrar os 10 anos do Mahali Mzuri, acampamento de luxo de Sir Richard Branson no Quênia, Virgin Limited Edition lança série de filmes sobre o trabalho social e de preservação que realiza nas comunidades Maasai Mara

A Virgin Limited Edition está comemorando uma década do Mahali Mzuri, um acampamento de apenas 12 tendas no Olare Motorogi Conservancy, uma área de preservação de 35.000 acres no Quênia, parte do ecossistema Maasai Mara-Serengeti.

Mahali é uma das propriedades dessa coleção exclusiva do empresário britânico Richard Branson, que inclui ainda outros destinos, como Necker Island, nas Ilhas Virgens Britânicas, e Son Bunyola, em Maiorca. Mahali Mzuri recebe no máximo 28 hóspedes e já foi escolhido como o Melhor Hotel e Melhor Safári do Mundo pela Travel + Leisure World’s Best Awards, em 2021.

Desta vez, a iniciativa dedica-se em mostrar as conquistas do acampamento de safári do empresário Richard Branson na Olare Motorogi Conservancy, no Quênia.

Os novos vídeos estão divididos em cinco partes e permite uma visão do constante trabalho para apoiar o emprego local, melhorar a qualidade de vida nas comunidades Maasai vizinhas e preservar o meio-ambiente para as gerações futuras.

A série apresenta membros da equipe Mahali Mzuri que são fundamentais na liderança de projetos e nas iniciativas de melhorias para enriquecer e proteger as comunidades Maasai, além de destacar algumas das histórias pessoais e realizações de seus colaboradores, que estão abrindo caminho para as gerações mais jovens.

Comprometido em manter o apoio à comunidade no futuro, Mahali Mzuri também está inaugurando uma instituição de caridade, Inua Jamii, que significa “elevar a comunidade” na língua suaíli. O apoio financeiro para iniciativas que estão em curso e as futuras serão canalizados pela Inua Jamii, com 100% das doações voltadas para projetos específicos e para o povo Maasai.

O gerente geral, Wilson Odhiambo, dá início à série refletindo sobre as origens de Mahali Mzuri, que significa “lugar lindo” em suaíli. Em um depoimento emocionante, ele vislumbra um futuro ainda mais sustentável para o acampamento dez anos depois de abrir suas portas aos hóspedes https://youtu.be/2ZLre8Id4aA. Desde sua inauguração, o Mahali Mzuri está profundamente envolvido em ações de preservação, e um dos objetivos centrais é defender e cuidar da rota da Grande Migração de Gnus, que está ameaçada.

Além disso, Odhiambo fala sobre a importância de continuar estreitando laços com os proprietários de terras Maasai – hoje, 80% dos colaboradores do Mahali Mzuri nasceram nas comunidades, muitos dos quais estão lá há uma década.

E para criar iniciativas ainda mais verdes, Mahali está concluindo a construção de um parque solar que fornecerá 100% da energia do acampamento, finalizando uma horta maior para abastecer a cozinha com vegetais e ervas, e construindo um sistema de captação de água da chuva.

Elevando a Comunidade – 24 de outubro
Nos últimos 10 anos, Mahali Mzuri trabalhou com generosos doadores individuais para melhorar o padrão de vida nas comunidades locais, seguindo três pilares: Educação, Água e Saneamento e Saúde. Uma das maiores histórias de sucesso é o apoio, ao longo de uma década, à escola local que hoje recebe 300 alunos, com idades entre 3 e 15 anos.

A escola ganhou refeitório, laboratório de informática, alojamento e instalações sanitárias e agora pode proporcionar refeições diárias aos estudantes. Um sistema de captação de água da chuva destinado a combater a desnutrição também foi inaugurado. Os hóspedes do Mahali Mzuri podem contribuir para a expansão da escola e para essas iniciativas, visitando as aldeias locais e, por sua vez, aprendendo sobre a cultura Maasai e suas tradições.

Preservação – 7 de novembro
O guia Mahali Mzuri, John, conta sobre como é ensinar não apenas os hóspedes, mas também a geração mais velha de proprietários de terras e os membros mais jovens de sua comunidade, sobre preservação. Desde oferecer sua opinião sobre como controlar o pastoreio dentro da área de conservação, até visitar a escola financiada por Mahali e ajudar a nutrir a próxima geração de ambientalistas, os guias são apaixonados em proteger o futuro de Olare Motorogi.

Empoderamento Feminino – 21 de Novembro
Uma das poucas guias femininas no Maasai Mara, Betty, descreve seu imenso orgulho por ser mulher em um trabalho tradicionalmente dominado por homens e sua esperança em inspirar seus filhos a seguirem seus passos, bem como as meninas em sua tribo – muitas se casam ainda muito jovens. Paralelamente às iniciativas governamentais, o acampamento Mahali Mzuri trabalha arduamente para combater a pobreza menstrual na zona rural local, um grande obstáculo para a manutenção das meninas na escola.

Crescimento Pessoal – 5 de dezembro
Desde estabelecer fisicamente as bases para a construção do acampamento até se tornar o chefe dos garçons, Bob reflete sobre a ascensão de sua carreira no Mahali Mzuri ao longo de seus 10 anos de operação e as oportunidades que ele aproveitou para crescer ao assumir diferentes funções.

Veja a série completa sobre Mahali Mzuri Creating A Better Future, junto com a primeira parte dedicada à ilha paradisíaca particular de Sir Richard Branson, Necker Island, aqui. Para obter mais informações, visite www.mahalimzuri.virgin.com.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.