Jornalista entrevistou mais de 300 empreendedores para criar a metodologia de desenvolvimento de soft skills

Em um mundo em constante transformação, impulsionado pela automação tecnológica e inteligência artificial, habilidades como pensamento crítico, aprendizagem ativa, resolução de problemas, criatividade e inteligência emocional têm sido cada vez mais necessárias para os profissionais. Conhecidas como soft skills, elas são exigidas no mercado de trabalho, mas poucos sabem explicar como desenvolver essas competências.

Com esse desafio, a jornalista Alice Salvo Sosnowski se aprofundou numa extensa pesquisa para escrever o livro Soft Skills para a vida, a carreira e os negócios: o pulo do gato para desenvolver habilidades empreendedoras(192 págs, Editora Alta Life; R$60.90). Ao longo de 10 anos, ela ouviu mais de 300 empreendedores, especialistas e inovadores como Ozires Silva (Embraer), Ana Fontes (RME), Rony Meisler (Reserva), Silvio Meira (Porto Digital), Martha Gabriel (futurista), Edu Lyra (Gerando Falcões), Marcelo Pimenta (Liga dos Inovadores), Carla Sarni (Sorridents), Facundo Guerra (grupo Vegas), Gil Giardelli (5 ERA), Flávio Augusto da Silva (Wiser), Caito Maia (Chilli Beans), Geraldo Rufino (JR Diesel), Lúcia Helena Galvão (Nova Acrópole) e o filósofo Mário Sérgio Cortella, entre muitos outros, para aprender como desenvolver as famosas habilidades comportamentais.

O livro, lançado em São Paulo, em novembro, oferece uma abordagem prática para desenvolver as soft skills. “Sistematizei todos os depoimentos em uma metodologia simples e inovadora que apresenta os seis princípios para alcançar novos patamares nos negócios e na vida”, conta a jornalista que também concluiu recentemente um mestrado na USP sobre as competências empreendedoras da nova economia.

Um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial mostra que quase um quarto dos empregos (23%) deverá se transformar nos próximos cinco anos, o que significa uma mudança significativa das competências atuais. Segundo a autora, os profissionais precisarão desenvolver habilidades humanas que nos diferenciam dos robôs para crescer na carreira, seja numa empresa ou no próprio negócio. “Para isso, será preciso exercitar o autoconhecimento, a capacidade de vislumbrar o futuro, colocar a mão na massa, se adaptar e reinventar constantemente”, conclui.

Serviço:

Soft Skills Para a Vida, a Carreira e os Negócios: o Pulo do Gato Para Desenvolver Habilidades Empreendedoras

Editora Alta Life
Capa comum ‏ : ‎ 192 páginas

Link para venda: Soft Skills Para a Vida, a Carreira e os Negócios: o Pulo do Gato Para Desenvolver Habilidades Empreendedoras | Amazon.com.br

Autora: Alice Salvo Sosnowski

Jornalista, empreendedora, escritora e professora. Autora de dois livros pela Editora Alta Books, também é especialista em competências empreendedoras, com mestrado na FEA/USP. Linkedin Top Voice 2019, atua como mentora e consultora de negócios para empreendedores, startups e empresas de diversos setores.

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.