O requintado espaço Ses Salines, inspirado nas belas praias de Ibiza, foi o lugar escolhido por Eloisa Sielski Schwabe para lançar a grife “IELO”, que nomeia a sua linha de Joias em Cerâmica
A recepção, hoje, dia 2 de outubro, é a realização de um sonho que será ainda mais importante por comemorar o dia do seu aniversário. “Gosto muito de celebrar. É uma bênção poder conciliar esta data com o lançamento da “IELO” e mais um ano de vida”, diz Eloisa.
O evento será coroado com a participação de sua filha, a chef Júlia Schwabe, à frente da área gastronômica. Formada pela “Le Cordon Bleu”, em Melbourne, na Austrália, a chef premiada pelo Golden Whisk Award, trabalhou em um dos cinco maiores restaurantes daquele país, o Cutler & Co. Atualmente, integra a equipe do restaurante Ponto Gin, em Curitiba.
Desde criança, Eloisa foi motivada por atividades manuais, investindo grande parte do tempo livre produzindo pequenas artes, como esculpir sabonetes e pintar biscuits de bolinha de gude moldados com durepoxi. Uma das razões para escolher a carreira de cirurgiã-dentista, foi a possibilidade de usar estas habilidades manuais para reabilitar dentes, trabalhando literalmente com espátulas e pincéis e, assim, criando lindos sorrisos. Na atividade bem sucedida como dentista por quase quatro décadas, sempre sonhou em empreender através da criação de uma nova ocupação.
Um convite da nora para um curso de cerâmica deu um novo norte na sua vida. “Me apaixonei pela atividade, que se transformou num hobby”, diz ela. “Sou uma pessoa ansiosa… assim descobri uma maneira de relaxar e expressar minha vertente artística”.
Rápida evolução
Sempre dinâmica nos seus processos criativos, Eloisa começou as aulas de cerâmica há dois anos e meio; há um, iniciou a criação das joias e há seis meses está planejando o empreendimento paralelo à sua profissão, que não pretende abandonar. Neste último semestre criou a marca “IELO” e vem se preparando para o seu lançamento, divulgação e comercialização.
A vontade de compartilhar sua expressão artística com o público foi resultado do amadurecimento de sua criatividade e qualidade da confecção das obras. “Todo artista quer que os outros conheçam o seu trabalho. Quero adornar as pessoas e que minhas joias em cerâmica façam com que elas se sintam bem”. Deseja que as peças “IELO” realcem a sua beleza.
Suas criações são únicas e exclusivas, passando pelo design, pela modelagem com as mãos e pelas altas temperaturas do forno, que transformam a matéria-prima em arte. Ainda com os variados acabamentos em metais. “Tudo que vejo pode gerar inspiração, uma forma, uma cor… Principalmente a natureza, nas flores, nos tons de azul do mar, nas folhas da vegetação…”. Sua sensibilidade é despertada pela beleza do meio ambiente.
Gosta de criações mais geométricas, de preferência com linhas mais retas, mas também das linhas mais orgânicas que sugerem movimento. “Gosto de tudo um pouco”, conta sorrindo. “De brincar com as cores e texturas”. Uma peça muito interessante leva como componente a areia da Ilha de Caraíva, do litoral baiano, que tem acesso por Trancoso. Lá, por ocasião do casamento do filho, ela encontrou uma areia mais grossa e logo foi inspirada a utilizá-la nas suas peças. O resultado é belíssimo.
Eloisa está atenta ao que se faz pelo Brasil e o Mundo. Também aposta no seu aperfeiçoamento. O próximo passo será um curso na Espanha, onde pretende trocar muitas informações com os designers europeus. “Desejo aprender novas técnicas em termos de formas e decoração para aplicar nas minhas criações”, finaliza.
crédito fotos: Thamy Poli