Em parceria com o Sindirepa-PR, Senai e IEL, o Projeto Jovem Aprendiz oferece formação teórica e prática para jovens entre 18 e 24 anos que desejam trabalhar nas oficinas mecânicas de Curitiba e Região

Os soldados que estão finalizando o serviço obrigatório no Quartel do 5.º GAC AP – o “Quartel do Boqueirão” –, em Curitiba, receberam um convite para participar de cursos de formação profissional promovidos pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A iniciativa faz parte do Projeto Jovem Aprendiz, do Governo Federal, e oferece oportunidades de formação profissional e de trabalho para atuar no setor automotivo. Estão sendo oferecidos os cursos de Mecânica de Manutenção e Reparação de Carrocerias (Funilaria e Pintura). Com duração média de 12 meses, os jovens terão uma carga horária semanal de 26 horas, divididos entre aulas teóricas ministradas na unidade do Senai no Boqueirão e aulas práticas nas empresas participantes.

De acordo com Reinaldo Crestani Jr., diretor do Sindirepa-PR, uma das grandes vantagens do projeto é o fato de os participantes terem a oportunidade de conciliar a teoria e a prática no processo de aprendizagem, ser remunerados desde o primeiro mês de curso e, após a conclusão, seguir carreira nas empresas participantes do projeto.

Crestani Jr. fala que o objetivo é preparar uma nova geração de profissionais qualificados para atender às demandas do setor automotivo. “Esse programa não é apenas uma oportunidade para os jovens, mas também uma estratégia essencial para fortalecer a indústria”, destacou.

Nos últimos anos, o Senai Paraná investiu cerca de R$ 40 milhões apenas na área automotiva para oferecer infraestrutura e capacitação de excelência. “Nosso foco é formar mão de obra qualificada e atender às necessidades da indústria”, afirmou Crestani Jr.

A analista de Talentos do IEL, Raimiely Luchtenberg, disse que apesar desse primeiro convite ter sido direcionado aos jovens militares que estão prestes a dar baixa no serviço obrigatório, o programa está aberto para toda a população com idades entre 18 e 24 anos. O convite feito aos futuros reservistas aconteceu por intermédio do Instituto Bateria dos Veteranos do 5.º GAC AP e foi coordenada pelo diretor do Instituto, Célio Roberto. Segundo o diretor do Sindirepa, a intenção é ampliar essa iniciativa para outras instituições interessadas, tanto militares quanto civis.

Pedro Lazarotto, coordenador de Educação Profissional do Senai-PR, afirmou que o programa reflete uma necessidade urgente de qualificação no setor automotivo. Somente em 2024, a unidade do Senai no Boqueirão – que é direcionada para os cursos do setor automotivo – formou 4.677 jovens aprendizes. No entanto, a demanda por mão de obra ainda supera a oferta, especialmente nas áreas técnicas.

Serviço:

Detalhes do Programa:

SOBRE O SINDIREPA-PR

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-PR) é uma entidade representativa que reúne empresas e profissionais do setor de reparação automotiva no Brasil. O Sindirepa-PR representa cerca de 10 mil empresas que atuam nesse segmento, abrangendo oficinas mecânicas, funilaria, pintura e outros serviços de reparação e manutenção de veículos com atuação em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Além de atuar na defesa dos interesses econômicos e jurídicos do setor, o Sindirepa promove capacitação técnica, organiza eventos e oferece apoio às associadas em questões como legislação, inovação tecnológica e desenvolvimento de boas práticas de gestão e atendimento.

fotos: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.