Inteligência artificial, ingredientes inovadores e conteúdo estratégico marcaram uma jornada on-line tão intensa e produtiva quanto o evento físico

A primeira edição da in-cosmetics Virtual, versão digital do evento que é referência mundial em matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais, cumpriu com grande sucesso o objetivo de fomentar negócios ainda em 2020. Em três dias, a plataforma guiada por um avançado sistema de inteligência artificial para a recomendação de contatos, produtos e sessões, conectou mais de 140 fornecedores de todo o mundo aos fabricantes de cosméticos, terceiristas, marcas próprias, casas de fragrância, farmácias de manipulação e indie brands de diferentes continentes.

Foram 3.062 usuários ativos e engajados de 86 países, sendo que o Brasil respondeu por 17% dos participantes, os Estados Unidos 12%, França e Reino Unido 7%. Entre os profissionais em busca de ingredientes inovadores ou relações comerciais estavam representantes de empresas como Antonio PuigAvonBelcorp ColombiaClarinsColgate PalmoliveCotyEstee LauderGrupo BoticárioGlossier, HenkelL´OréalJohnson & JohnsonLa PrairieNaturaOriflameProcter & GambleShiseido e Unilever. Já do lado dos expositores, grandes fornecedores mundiais marcaram presença, como CargillEvonikDowKoboSolvayGreentech e Lipotrue. Essa vitrine de negócios gerou mais de 25 horas de palestras técnicas, tendências de mercado e painéis de discussão, além de 2.331 reuniões, que receberam uma avaliação de 4.53 em uma escala de 5 pontos.

Katryn Atkins, Cofundadora da Kathryn Tilly, da Espanha, confirma a experiência. “Tive 38 reuniões e conheci fornecedores que eu nem sabia que existiam na minha área de cuidados naturais da pele. Foi fantástico e inspirador”, disse. Celine Erkey, Técnica de Laboratório da Tata Harper, nos Estados Unidos, lembra as facilidades do formato digital. “Gostei muito da simplicidade do processo de agendamento de reuniões e do fato dos fornecedores poderem entrar em contato diretamente para apresentar seus novos ativos. Estava muito ocupada, mas também reservei tempo para seminários e apresentações sobre sustentabilidade”, explicou.

Para os expositores, a jornada digital otimizada foi igualmente produtiva. George Rosson, Diretor Executivo da Natura-Tec, ressalta que “o evento proporcionou uma grande oportunidade de conhecer clientes on-line e os encontros diretos para negócios com fabricantes permitiram à empresa compartilhar sua visão, filosofia, tecnologia e rastreabilidade dos produtos, dando maior visibilidade. No geral, eu daria nota 10. Foi brilhante”, comemorou.

NOVOS INGREDIENTES

Foram centenas de matérias-primas inovadoras apresentadas, incluindo uma área especial para as lançadas recentemente, facilitando a busca dos profissionais pelos ativos que devem potencializar as próximas criações da indústria, cada vez mais atenta às questões individuais e de sustentabilidade.

Lipotrue, por exemplo, apresentou o iPeptide™, um peptídeo ocular de última geração que busca biohackear o sono ruim crônico para combater as características de cansaço, como pálpebras caídas e olhos inchados. A Greentech apostou em um ingrediente que pode ajudar no combate de um outro problema ligado à queda crônica dos cabelos. O HAIRILINE® – Anti-Hair Loss & Microbiota Modulator é um ingrediente ativo natural modulador da microbiota do couro cabeludo baseado em terpenos.

Para o formulador que busca alternativas ligadas à sustentabilidade, a Aprinnova destacou o SimplySolid™, um ingrediente de formato sólido para a elaboração de produtos para a pele, corpo, desodorantes e outras aplicações sem a necessidade de embalagens de plástico. Já a Cargill usou a longa experiência em ciência dos alimentos para identificar tecnologias extraídas do milho. A empresa chegou com o StarDesign™Power, um emulsificante para alto teor de óleo que traz um sensorial único.

CONTEÚDO ESTRATÉGICO

Como não poderia deixar de ser, a in-cosmetics Virtual ofereceu uma grade intensa de apresentações e palestras técnicas, com foco em novos ingredientes e seus benefícios para formulações, de tendências de mercado regionais e globais, abordando temas como: “Como a COVID-19 está mudando o cenário de varejo de produtos de beleza e cuidados pessoais”, apresentado pela Euromonitor, “Inovação e tendências de ingredientes – impacto da COVID, com a Factor-Kline, e “Beleza sustentável: construindo confiança depois da pandemia”, com a Mintel, e os painéis com a presença de indie brands brasileiras e inglesas.

“O grande sucesso do evento mostra como é extremamente relevante e necessário manter a cadeia conectada e engajada. Estar por dentro dos últimos passos da indústria é algo ainda mais fundamental em um período tão desafiador. Novos comportamentos resultarão em novas necessidades e é por isso que o Grupo in-cosmetics está sempre pensando em soluções que geram valor para a indústria”, finaliza Cathy Laporte, Diretora de Portfólio da Reed Exhibitions.

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