Atrações para o público infanto-juvenil apostam na diversidade e acessibilidade do teatro para crianças de baixa renda, no ano em que o evento ganha sua primeira curadoria dentro do Festival de Curitiba
Guritiba, o recorte do Festival de Curitiba com atrações destinadas ao público infanto-juvenil, completa sua primeira década ofertando cinco espetáculos, dois shows e brincadeiras, com apresentações no Museu Oscar Niemeyer (MON), Pátio Batel e no ParkShoppingBarigui. Peças abertas ao público e outras voltadas à ação social, que serão levadas a escolas gratuitamente, com a finalidade de democratizar o acesso para crianças de baixa renda, completam a programação de aniversário. Este ano também, o Guritiba passa a ser um evento que acontecerá ao longo do ano, sempre com atrações infantis e formativas gratuitas para crianças de baixa renda.
Em seu primeiro ano de curadoria, as produtoras Fabíula Passini e Caroll Teixeira, responsáveis pelos convites às companhias, fazem um breve balanço das nove edições realizadas. “Ao longo de sua história, o Guritiba vem se destacando por uma programação que busca a qualidade. Já tivemos grandes shows, como Pequeno Cidadão com Edgar Scandurra, Música de Brinquedo, com Pato Fu, e exposições interativas de grande porte para crianças, além de espetáculos teatrais com dramaturgia clássica voltada aos pequenos, como na seleção de obras de Shakespeare para Crianças”, lembra a dupla. Nos últimos três anos, seguem, o Guritiba estendeu sua programação por perceber a necessidade de levar o teatro para locais com difícil acesso. “Nasceu assim, o braço social do projeto que vem crescendo a cada ano”, completa Fabíula.
De olho na ampliação do acesso e da inclusão social em suas atrações, o Guritiba traz “Oliver Twist”, adaptação da obra homônima de Charles Dickens, com intérprete de libras e “Eufonia”, da Cia dos Pés, com áudio-descrição. Já o “Gente Que Brinca”, com brincadeiras múltiplas que não “plugam nas tomadas” e que podem ser realizadas por pais e filhos, serão oferecidas gratuitamente no MON, além do show “Rockinho”, com um repertório de clássicos do rock, como David Bowie, Beatles, Nirvana, também de graça. E, ainda, “Coisinha”, a banda infantil idealizada pelo ex-VJ da MTV Brasil, China, com vocal de Lula Lira, filha do cantor Chico Science, em um show com composições próprias e também do cancioneiro infantil, com obras de Vinicius de Moraes, Balão Mágico e Trio esperança. As apresentações de Coisinha também serão gratuitas.
Na Ação Social, o Guritiba levará os espetáculos “Bandaleão”, “O Velho Lobo do Mar” e “Cabaré do Frederico” a espaços e instituições que atendam o público de baixa renda.
Apresentadores, patrocinadores e apoiadores
O Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pela Cielo, com patrocínio da Vivo, Denso do Brasil, Uninter, Copel Telecom, Sanepar, Governo do Estado, Ebanx, Tradener Comercialização de Energia e GRASP. O aplicativo de mobilidade oficial do Festival de Curitiba é Uber.
Os eventos simultâneos – Guritiba, MishMash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.
O Guritiba é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.
O Grupo Boticário, este ano, apresenta o MishMash, evento que tem também o patrocínio da Schattdecor.
O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo, Havan, Sistema Fiep e Madero. E este ano, o segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio da Aveo Vision, da Ford Centere da FH.
O Gastronomix, quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba, por sua vez, tem o patrocínio da Melitta e da Compagás, com apoio da Lowçucar, Da Magrinha, Booking.com e conta ainda com a Oxford Porcelanas como fornecedora da louça oficial do evento.
As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.
Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2018” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta; no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.
O valor dos ingressos para os espetáculos da Mostra vai de gratuito a R$ 70,00 (inteira) mais taxa administrativa.
Os preços para os espetáculos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa.
Clientes Ebanx têm desconto de 50% em espetáculos da Mostra e do Fringe.
O ingresso do MishMash custa R$ 40 (inteira) mais taxa administrativa.
O preço da entrada do Risorama é R$ 70 (inteira) mais taxa administrativa.
O Gastronomix, este ano, custa R$ 12 (não consumível) mais taxa administrativa.
O Guritiba custa R$40 (inteira) mais taxa administrativa.
Serviço:
Guritiba, apresentações ParkShoppingBarigui e Museu Oscar Niemeyer (MON) de 28 de março a 08 de abril.
www.festivaldecuritiba.com.br/
Programação:
GENTE QUE BRINCA
31 de março e 01 de abril, das 14 horas às 16 horas
07 e 08 de abril, das 14 horas às 16 horas
Museu Oscar Niemeyer
Gratuito
OLIVER TWIST
07 e 08 de abril às 16 horas
Museu Oscar Niemeyer
R$ 40 e R$ 20
Indicação: a partir de 6 anos
EUFONIA
31 de março e 01 de abril, às 16 horas
Museu Oscar Niemeyer
R$ 40 e R$ 20 (meia entrada)
Indicação: a partir de 2 anos
ROCKINHO
29 de março, às 20 horas
Shopping Pátio Batel
Gratuito
COISINHA
05 de abril, às 20h
ParkShoppingBarigüi
Gratuito
Espetáculos Ação Social
BANDALEÃO
05, 06 e 07 de abril
O VELHO LOBO DO MAR
02, 03 e 04 de abril
CABARÉ DO FREDERICO
28, 29 e 30 de março
crédito fotos: Tuca Fanchin