Segundo especialista, a cirurgia é feita com anestesia local e o procedimento é considerado simples 

A gengivoplastia é indicada quando o paciente precisa aumentar a coroa clínica, ou seja, aumentar a área visível do dente, que está encoberta pela gengiva. Porém, o procedimento tem sido muito procurado também por questões estéticas, já que que cirurgia realça o contorno dos dentes, contribuindo assim para um sorriso mais belo e atraente.

Contudo, segundo o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, é importante sempre procurar um profissional experiente para a realização desse procedimento. “Se o dentista não fizer a sondagem e não souber de forma correta a profundidade entre a margem gengival e a base óssea do dente, ele pode fazer com que a gengiva retraia se cortar ela além dessa área, que é de 2,11 milímetros”, orienta.

De acordo com Rafael Puglisi, que também é especialista em estética dental, pacientes que já têm retração gengival não podem fazer essa cirurgia. “Assim como aqueles que possuem gengivite e periodontite, e também pacientes com lesões cervicais não cariosas”, explica.

Puglisi diz que a cirurgia é feita com anestesia local e o procedimento é considerado simples. “Com o laser é possível desenhar a gengiva. O tempo médio para realização é de 15 minutos e o procedimento pode custar de 2 a 4 mil reais”, afirma.

Segundo o especialista, após a realização da cirurgia, é muito raro a chance de a gengiva voltar. “Isso nunca aconteceu com pacientes meus, mas eu já vi pacientes de outros profissionais relatarem a volta do excesso gengival”, diz.

Sobre o Dr. Rafael Puglisi

Dr. Rafael Puglisi é cirurgião-dentista e atua como coordenador clínico e de planejamento digital oral. Ele também é diretor do departamento de pesquisas do Instituto Odontológico Guy Puglisi, o IGP. Apaixonado por sorrisos, buscou a especialização em odontologia estética, adquirindo o domínio de inovadoras técnicas de próteses em cursos no exterior.

Participa constantemente de congressos internacionais, sempre trazendo as últimas tendências da área para o Instituto Guy Puglisi, onde também ministra o Curso Lentes de Contato V.I.P, para dentistas voltados à imersão em estética oral (arte e conceito). Além disso, o especialista possui o seu próprio curso de especialização em odontologia estética, reconhecido pelo MEC, tendo formado mais de 2.000 alunos nos últimos anos.

Atualmente, por ser reconhecido pelo seu ótimo trabalho prestado, o Dr. Rafael Puglisi possuí mais de 1,8 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram.

Shutterstock

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.